About this board

Babel user information
pt-N Este utilizador tem como língua materna o português.
Users by language

Previous discussion was archived at User talk:Luan/Archive 1 on 2017-10-19.

Clarice Reis (talkcontribs)

Olá, Luan! Você saberia corrigir um erro que aparece na info/caixa do artigo Abraham Hyacinthe Anquetil-Duperron? No item “Nascimento”, o link dia/mês direciona para mês/ano em vermelho, uma vez que o normal seria direcionar para a página dia/mês, como ocorre nos demais artigos biográficos. Observe que nesse mesmo artigo, o item “Morte” faz essa ligação corretamente. Obrigada pela atenção.

Luan (talkcontribs)

Olá, Clarice! Lamento, mas não compreendo muito de módulos e da linguagem Lua. Aí fica difícil para fazer algum conserto. Até tentei alguma coisa, mas sem sucesso. Saudações.

Clarice Reis (talkcontribs)

Obrigada Luan pela atenção. Caçarei alguém que entenda da linguagem. Bom fim de semana.

Reply to "nascimento-data"
André Koehne (talkcontribs)

Meu caro - na esperança de que possa ler em breve - tentei colocar o qualificador do Mapa da Cultura da Lavagem da Esquina do Padre - mas o P4401 gera um link apenas para "espaco", embora na descrição esteja dizendo que também é para eventos, agentes, etc. (o que deveria ser o correto). Tem como editar aquele bicho para que as coisas possam funcionar? Grato.

Luan (talkcontribs)

Olá, André! Por um erro meu, a descrição fala que permite eventos, agentes, etc. Mas isso não é verdade. A propriedade serve apenas para espaços. Alternativamente é possível informar a página com a propriedade "descrito pela fonte (P1343)", como fiz lá no elemento. Caso contrário, é preciso criar novas propriedades ou realizar edições em massa nos elementos que já usam o identificador do Mapa da Cultura para acomodar as "novidades" (eventos, agentes, etc.). Saudações,

André Koehne (talkcontribs)

Pois... nesse caso seria o tal do "lexema" novo? Não irei jamais me aventurar nisso! Uma vez cliquei ali por engano e só me dei conta quando nenhuma edição funcionava! he, he... Abraço.

Luan (talkcontribs)

Resumindo bastante, André, Lexema é o domínio para as coisas de dicionário, ou seja, do Wikcionário. Não tem muito a ver com o problema da propriedade/identificador do Mapa da Cultura. Saudações.

André Koehne (talkcontribs)

Tá vendo? Eu que não me meto mesmo ali! he, he...

Reply to "Problema no Mapa da Cultura"
André Koehne (talkcontribs)

Moss... parece que minhas mensagens aqui são apenas para me queixar das "coisas de doido" da Bahêa véia... Tempos atrás mexi na Praia de Mar Grande, sem entender como não tinha o terminal, era virada para Salvador e não para o outro lado... Então vi que havia um redirect em "Mar Grande" que dava para o Mediterrâneo, então alterei para a praia... Hoje, anos depois, acho uma fonte que falava do "povoado" e já tinha até entrada aqui no data... Revi tudo isso e comecei a mexer para desmanchar o redirect e... de novo lembrando das vezes em que me meti no Ferry, peguei a kombi... Nada batia com as minhas lembranças, até que vi numa ref da UFBa que era mesmo a sede municipal, era terminal do ferry. Mas o atento Luan já me havia revertido aqui! he, he... Vamos lá, destrinchar as doidices baianas!

Luan (talkcontribs)

Eu havia pesquisado tempos atrás sobre Mar Grande para o artigo do transporte hidroviário. Um caso em que o distrito-sede tem um nome e o município, outro. Essa parte da praia de Mar Grande estar na contracosta da Ilha de Itaparica, eu desconheço.

Aproveitando, descobri o artigo na Wikipédia em alemão sobre uma marca de cachaça orgânica: Q1114397. Talvez te interesse ou te ajude com algo sobre a Chapada.

Saudações.

Luan (talkcontribs)

"Aproveitando 2": tem propriedade para fotos da vista que se tem a partir de um lugar: Property:P8517. Adicionei em Pico das Almas, e fiquei na dúvida se a foto presente em Serra da Santana (Q116785146) é da serra ou da vista que se tem do alto da serra.

André Koehne (talkcontribs)

Pois é... Ela tem tudo para ser uma foto a partir de lá (a outra serra - esqueci agora o nome!) não me parece muito acessível... ao contrário de Rio de Contas, que tenho alguns contatos pessoais, o Roberval, amigo de infância e funcionário da prefeitura de Piatã, há muito perdi a comunicação... Fica difícil tentar descobrir com ele, como fiz com a foto da Serra das Almas: o Antônio Augusto, meu colega de faculdade, confirmou com um primo, trilheiro.

Luan (talkcontribs)

"Aproveitando 3": faz sentido ter artigo próprio para o distrito-sede pt:Mar Grande? Geralmente os distritos-sede tem o mesmo nome do município. Ainda mais com o estado de :pt:Vera Cruz (Bahia), faz sentido dispersar as informações? É um pouco diferente, por exemplo, de Salvador (guardando a diferença que Salvador é município de distrito único há um bom tempo), em que o artigo está relativamente desenvolvido e há espaço para falar dedicadamente de sua parte central (:pt:Centro (Salvador), ainda que de forma pobre e desatualizada). Há a categoria :pt:Categoria:Distritos-sede do Brasil, mas se perceber, praticamente a totalidade é de artigos curtos com problemas relevantes na verificabilidade (fontes primárias e/ou que não fazem cobertura significativa do tema do artigo, portanto, elimináveis). Existe o artigo :pt:Naufrágio do Cavalo Marinho I que poderia aproveitar parte daquele conteúdo, ainda mais na ausência de :pt:Terminal Hidroviário de Vera Cruz.

E, um adendo, o :pt:Travessia Marítima Salvador/Itaparica (que é o ferribote) liga o município de Itaparica, enquanto que :pt:Travessia Salvador–Mar Grande liga o município de Vera Cruz (que são as lanchas). No caso, a Ilha de Itaparica é ligada à capital pelos dois sistemas. Falo isso porque escreveu no artigo de Mar Grande: "à qual se liga por sistema de lanchas e ferries-boats".

André Koehne (talkcontribs)

Caramba... Eu já saltei nos dois lugares, só duas vezes fui sozinho e honestamente, não me lembro mesmo (a última o Papa estava vindo para Salvador)... Me lembro que uma vez estava indo para Mutuípe, outra fui visitar minha mãe (o pai dela nascera lá, na "Ilha", hospedara-se em casa de veraneio de um primo, que foi um dos donos da Unifacs). As refs são omissas nos "detalhes". Lembro de ter feito turismo umas duas vezes, de escuna em uma, visitei as ruínas de uma coisa dos Garcia D'Ávila (lembro que a gente bebia água numa fonte)...

Quanto a ter o artigo próprio... Que você acha? Criei o artigo mais por conta da canção "A Jardineira", em que a cultura de lá - Mar Grande - foi crucial...

Travessia Mar Grande-Salvador... é um redirect para artigo que fala de uma competição de natação! Já o da Itaparica-Salvador, tem um link errado para Mar Grande, a praia! (e como tem fotos dessa praia, no Commons!) ...

kkkk Véi... o estado do artigo de Vera Cruz... maiúscula no meio da frase, o povo come "chumbinho"... não pude conter o riso...

Olha, deixa eu tentando resolver as coisas da Chapada, já é tarefa monstruosa! Desvendar os mistérios da terra do "Caboclo Sinique" do Ubaldo (e de meu avô Almiro Gomes)... é demais para o meu caminhãozinho! Mexi naquilo porque no final-de-semana fui criar o artigo da Jardineira, acreditando piamente que seria só falar da música! Sinceramente, nunca me enganei tanto ao começar um artigo na Wiki...

Enfim, como sempre, deixo ao teu crivo, que tem sido melhor que o meu, aqui... André Koehne (talk) 22:12, 15 February 2023 (UTC)

Luan (talkcontribs)

Remanejei os conteúdos. Mar Grande virou redirecionamento e Vera Cruz não é mais um esboço, mais ainda que precisa de fontes. Com o remanejamento, ainda melhorei um pouco os artigos da travessia e do naufrágio (embora este tenha ficado com informações duplas, que não foi buscar a precisão, apenas repeti). Creio que quem for ler, vai poder entender as coisas melhor assim. Abraço.

Reply to "Mar pequeno..."
André Koehne (talkcontribs)

Resolvi mexer na wiki na Bacia do rio de Contas e resolvi criar artigo para o rio Jacaré. Sei lá por quê - já que havia mexido exatamente nisso aqui por conta de outro rio com o mesmo nome - criar uma nova entrada Q116478304, e foi só quando fui editar o "diferente de" que notei que já existia, melhor e mais completa, Q6110504... Tentei ir apagando manualmente, mas simplesmente não dá para remover a ligação com a página da pt-wiki que comecei e... Lá vim eu aqui! Tem como apagar isso que fiz? Grato se puder ajudar...

Luan (talkcontribs)

Oi, André! Quando houver itens certamente duplicados, é possível fazer a fusão deles em Special:MergeItems. No caso em questão, o robô User:DeltaBot já fez a fusão, pois está programado para perceber transferências de interwikis como indicativo para fusão. A única coisa que fiz foi arrumar o rótulo pt-br que estava com teu pedido de eliminação. Saudações.

Luan (talkcontribs)

A propósito, alterei o título do artigo na Wikipédia em português, já que o rio passa por outras cidades.

André Koehne (talkcontribs)

Pois é... Aquela coisa do rio Jacaré, que tem 200 pelo Brasil, me deixou escaldado... Comecei a fazer agora o Rio Una na wiki e já movi a página lá, seguindo o exemplo do que você fez no Jacaré... Tem aqui umas duzentas entradas! Tou olhando uma a uma e já vi que a Q21171224 é a mesmíssima do Q22030706. A maioria não traz descrição (acabei de mexer num do Espírito Santo) e não olhei ainda... Até agora não encontrei nada sobre o artigo que comecei... Obrigado por me ajudar, fiquei meio desesperado... Vou conferir tudo, para ver se não mexo errado de novo! he, he...

Luan (talkcontribs)

André, pelo que pesquisei dentre os elementos já criados no Wikidata temos 4 "Rio Una" na Bahia.

  • Q21171224: esse que tem foz em Valença, no Baixo Sul;
  • Q22030706: esse que tem foz em Una, no Sul;
  • Q7882154: esse que é da bacia do rio Paraguaçu;
  • Q22030703: esse que parece ser da bacia do rio Pojuca;

Há ainda Q22030704, que eu marquei como duplicação do terceiro, mas só poderá ser feita a fusão depois que o pessoal da Wikipédia em cebuano assim decidir.

Luan (talkcontribs)
Reply to "Fiz caquinha..."
André Koehne (talkcontribs)

Luan, meu caro... Quebrei a cabeça para entender como é que a Serra da Tromba (até no Maps do Google) sempre ia esbarrar em Goiás... Depois fui ver o Q112527350 que nas pesquisas em outras coisas me dava como povoado, mas já está aqui como quilombo. Daí, de novo, usaram o Ipatrimônio como ref para as coordenadas e dava sei lá onde (não tão distante, como na Tromba)... Como as coordenadas que inseri já "caem" em cima de Antari, só fiz remover a ref. Ou seja, eles erram muito! he, he...

Luan (talkcontribs)
André Koehne (talkcontribs)

No caso que citei do quilombo Antari, ao colocar as coordenadas reais o Free Maps já situou sobre a localidade (o que dá como não tão "inédita"...) Hee... Acho que foi no Morrão, foi sim, a fonte trazia as coordenadas, mas do jeito que estava escrita lá não acontecia nada... Tentei de todo jeito, e nada... Finalmente achei um conversor que trocava a 00º00'00'' S, 00º00'00''W por aqueles números com -1111 e daí foi uma loucura descobrir por quê só "caía" no meio do Oceano: o conversor "invertia" a posição dos valores! he, he...
Quanto aos qualificadores, não creio que o erro seja motivado (no caso do iPatrimônio) senão por obsolescência das informações: a rua em que moro, por exemplo, chamava-se "General Argolo", até que mudaram (antes de o IPAC tombar minha casa) para Durval Castro - mas a Coelba ainda traz aquele logradouro nas minhas contas... As ruas mudam de nome, as cidades são dinâmicas... No caso seria se tivesse um qualificador como, sei lá, valor ultrapassado? Acho que seria mais pertinente... Obrigado pela resposta.

Luan (talkcontribs)

André, existe. Eu falei e acho que tu não entendeu. Veja Help:Ranking/pt-br. Todo valor pode ser classificado entre "normal", "preferido" ou "obsoleto".


Talvez Help:Data_type/pt#Coordenada_geográfica te ajude em algo. Eu copio tanto do OpenStreetMaps, quanto do Google Maps, os dois números decimais. Por exemplo "-12.3573406,-45.0439727". Não pode ter espaços, nem vírgulas (é ponto mesmo). Eu copio direto do endereço eletrônico desses serviços de mapas.


Tu mencionou Free Maps, mas eu desconheço.

André Koehne (talkcontribs)

Era o open mesmo, eu que errei e chamei de "free"... Porque é free o Open! kkk Um abraço.

André Koehne (talkcontribs)

Mas... voltando à questão de erros em referências fiáveis, tenho volta e meia colocado como "nota de rodapé" as incongruências. Meu "tio" (coisas de afinidade interiorana) Ovídio Teixeira, por exemplo: o site da FGV dizia que ele fora eleito por Pernambuco! O cabra já tinha ido até o Vaticano ver o Papa, mas nunca, nunca mesmo, teve algum voto além do sertão da Bahia... Imagino o editor que, acreditando ser verdade tudo que está lá na FGV comprando uma guerra de edições? Vixe! Cheguei a me arrepiar aqui... he, he... Obrigado, mestre Luan, por perder esse teu tempo comigo. Um abraço.

André Koehne (talkcontribs)

E obrigado por me corrigir lá na APA Marimbus-Iraquara. (Q115865052) Eu realmente me perco quando vou editando essas coisas, tentando descobrir o que é o quê por aqui... Coisa de doido, em Armazém geral, por exemplo, fiquei um tempão sem achar o que procurava - mas foi no do Rio Jacaré que fiquei mais perdido que cego em tiroteio: existem vários com esse nome - e o que eu estava a editar nasce na Barragem Landulfo Alves, onde eu já estava perdidão para fazer a ligações aqui... Fui olhar outros itens similares e acabei mais perdido ainda. Enfim, não tenho muita esperança de acertar em tudo, e devo ter errado um monte!

Luan (talkcontribs)

Reply to "Novo erro da fonte"
André Koehne (talkcontribs)

Onde a gente encontra a rua Duque de Caxias ali no mapa? Acredito que a fonte usada está obsoleta em muitos anos...

Luan (talkcontribs)

André, se está antiga eu não sei, nem conheço fonte caracterizando assim. Como a informação é verificável, não tem grandes problemas deixar os dois endereços.

André Koehne (talkcontribs)

Ok. Talvez tenha havido alguma forma de erro deles, pois aqui no site deles a imagem dessa rua é outra], não passa nem perto da Igreja de Santana... Mas se é para deixar assim...

André Koehne (talkcontribs)

Fui olhar o link deles a ver se é mesmo verificável, lá afirma que está na rua, mas no texto diz que está no "Largo (praça) Duque de Caxias", antigo Largo de Santana... Como o Ipatrimonio parece copiar dos processos ou registros alheios, não sei como dar fiabilidade total ali. Fato é que há imóveis tombados nessa rua, como o link do Iphan acima demonstra, bem distante da Igreja...

Reply to "A fonte está errada..."
Geogast (talkcontribs)
Luan (talkcontribs)

@Geogast, olá! Entendi tua edição e obrigado por vir explicar. Salvo engano, outros elementos sobre estações ferroviárias também estão assim. A propriedade connecting line (P81) não tem contraparte (propriedade inversa), tal como part of (P361). E, salvo engano, novamente, essas propriedades permitem o funcionamento de Template:Metro, inserida nas páginas de discussão dos sistemas metroviários. Saudações.

Geogast (talkcontribs)

Olá Luan! Não sei se é muito comum botar o statement part of (P361) para estações de metrô. Verifiquei rapidamente nos metrôs aqui de São Paulo, Rio, Novo Iorque e Berlim – e muito poucas estações têm esse statement. Sinceramente, nunca ouvi do argumento de preferir uma propriedade que tem uma propriedade inversa. Quando possível, é bom. Mas usar um statement redundante ou errado só porque tem uma inversa, não me convence muito. Agora, o assunto do template não sei pq não conheço ele.

Reply to "Aeroporto (Bahia) (Q54046252)"

Não está sendo possível ligar o rio Mucugezinho aqui

3
André Koehne (talkcontribs)

Luan, o Q22068334 está como um redirecionamento. Tentei ligar, sem sucesso, o recém criado artigo até que liguei através do artigo em cebuano (nem sei o que é) e foi parar no Q115864488 - que trata do Poço do Diabo. Como este faz parte daquele, e não o contrário, não vejo como solucionar. Tem um outro redirect feito aqui, mas simplesmente não sei como solucionar... (e já nem sei mais se esse tanto de código está mesmo certo). ~~~~

Luan (talkcontribs)

André, havia 3 elementos confusos. Um para o Poço do Diabo, outro para o Rio Mucugezinho e um terceiro para os dois. Arrumei e por isso que o elemento que mencionou ficou como redirecionamento. É provável que tenha percebido enquanto eu estava resolvendo a confusão. Espero que esteja tudo acertado no momento. Saudações.

André Koehne (talkcontribs)

Olá, Luan... Vi depois que algo havia acontecido, que bom tenha arrumado... Isto aqui por vezes me deixa bem confuso. Obrigado.

Reply to "Não está sendo possível ligar o rio Mucugezinho aqui"
André Koehne (talkcontribs)

Meu caro, acabei embarcando num erro levado pelas imagens... Lembra que te falei, lá no Commons, de Jacobina ter parte do território na Chapada mas a cidade em si, não? Pois... Acontece que o povoado de Itaitu, lá em Jacobina, fica na Chapada, tem uma Cachoeira Véu de Noiva mas... Não é a Véu de Noiva que está no Parque Nacional - esta é outra, em Ibicoara!

Demorei a descobrir, e desmanchar os equívoco gerado. Mas não consigo colocar no Q115803979 o tal do código do Google Maps, como fez. Onde você encontra aquele número? O link desta outra Véu de Noiva lá é https://www.google.com/maps/place/Cachoeira+V%C3%A9u+de+Noiva/@-13.2906538,-41.2683896,15z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0xc213e33dc0def583!8m2!3d-13.2906538!4d-41.2683896?hl=pt-BR. Abraços, ~~~~

Luan (talkcontribs)

Oi, André! O identificador eu adiciono por meio da extensão de navegação Wikidata for Web, mas também dá para encontrar o código sem ter a extensão. Aqui tem instruções em inglês e tem outras também em inglês na discussão da propriedade (vide Property talk:P3749#Where can we find this ID?). Mas nesse elemento que criou da cachoeira homônima eu já adicionei. Abraço.

Luan (talkcontribs)

Segundo o pessoal do OpenStreetMap (Q936), ainda existem mais duas cachoeiras com tal nome só na Bahia. Uma em Livramento de Nossa Senhora. Outra em Mucugê. 👀

André Koehne (talkcontribs)

Eita, Luan... Essa "véu de noiva" de Livramento eu conheço bem antes de tu nascer. Não tinha nome, era só "cachoeira"... Embora falem ser de Livramento, eu teria que conferir, pra mim já é em território de Rio de Contas, pois só dá para ver ao longe, na estrada entre as duas cidades. Essa coisa de chamá-la "Véu de Noiva" é recente... A imagem dela é inconfundível, pra mim, é bem alta, talvez uma das mais altas quedas d'água da Chapada. Já a de Mucugê... é mesmo pra confundir! kkkk Aquela do Parque Nacional fui no olhar, mesmo... A categ das "waterfalls" tem muita imagem parecida!

Luan (talkcontribs)
André Koehne (talkcontribs)

Fui olhar agora. É a de Livramento!... E aquela foto lá, não está categorizada na Chapada... Então, vamos a colocar um novo desambiguador, já que temos várias com o mesmo nome na Bahia? Quatro, não é? Vixe... E o Chronos, achando que Parque Nacional é o mesmo que Chapada! he, he...

Coisas da Bahia, mesmo... Essa cachoeira não me consta tenha visitação, por exemplo. Bem diferente da "Cachoeira do Fraga" no mesmo rio, só que em Rio de Contas - que é bastante visitada há séculos! he, he... (eu mesmo tomei banho nela no século passado! kkkk) Enfim, não temos fontes na net para as nossas coisas. E quando temos...

Um desabafo: fizeram um artigo pra minha casa, na wiki. Usaram o IPAC como referência. Na última vistoria que fizeram, uma estagiária, colocou que as rachaduras que mostrei eram causadas por "raízes" de árvores. Não tem árvore nenhuma! Mas a pilantra colocou no laudo, mesmo eu mostrando que tinham sido causadas pela obra imbecil que o próprio IPAC fizera no imóvel vizinho... E o histórico da casa, as pessoas que aqui moraram (uma tem até artigo na Wiki), um limbo...

André Koehne (talkcontribs)

Meu Deus... a Wiki joga a gente num labirinto atrás do outro! Resolvi despejar no Commons as fotos que tenho, sem uso. Tem algumas que queria levar, de Lençóis, do parque nacional - e sobretudo das lavadeiras no rio Lençóis - pra criar o artigo "Lavadeira"... Esbarrei no Chronos, na Wiki. Arrebentei-me na categ da Chapada, no Commons. Confundi tudo, com a cachoeira... heee... (e, pior, arrastei o Luan junto! kkk)

Reply to "Eram 2 véus de noiva!"
Clarice Reis (talkcontribs)
Luan (talkcontribs)

Bom dia, Clarice! Creio que a situação já esteja corrigida agora, pois no momento não vi nada de estranho no artigo que apontou. Saudações.

Clarice Reis (talkcontribs)

Boa noite, Luan! Obrigada pela resposta, porém para mim continua o problema. Você não visualiza na infocaixa "Ocupação compositorórgão"? compositor + órgão escritos juntos, sendo que órgão não tem nada a ver com "Ocupação"?. Saudações.

Luan (talkcontribs)

Clarice, agora eu vi. Encontrei que isso está assim por causa de uma edição no início do ano feita por @Dbastro. Espero que ele seja notificado com esta mensagem e possa ajudar a consertar isso. Saudações.

Reply to "Ocupação em Infocaixa"