Wikidata:Política de bloqueio

This page is a translated version of the page Wikidata:Blocking policy and the translation is 73% complete.
Outdated translations are marked like this.

Esta página contém a política de bloqueio do Wikidata. Enquanto está ativo, o bloqueio retira a permissão a uma conta ou endereço de IP de editar no Wikidata. Um utilizador ou endereço de IP sob bloqueio é denominado como utilizador bloqueado.

Administradores podem bloquear contas de utilizadores ou endereços de IP pelas seguintes razões:

Utilizadores ou endereços de IP não devem ser bloqueados simplesmente pelo seu comportamento ou ações noutros projetos. Uma excepção disto, se uma conta com histórico abusivo ou abusos comprovados num único projeto mostra sinais de continuar de forma igual no Wikidata, pode ser bloqueada aqui sem sinais locais de abuso.

The block should not be extended to any authorized bot account operated by a blocked user if and only if the blocked account meets all of the criteria below:

  • The main user account is not indefinitely blocked.
  • The bot account is only conducting authorized tasks.
  • The reasons for the block are not related to the bot tasks.

Enquanto aos editores anima-se-lhes a advertir e educar os usuários problemáticos, um administrador não tem por que fazer nenhuma advertência para realizar um bloqueio. Os administradores podem, mas não têm que, notificar o bloqueio aos utentes com o modelo multi língua {{Block}}.

Se algum bloqueio ou desbloqueio é controverso, o status quo deve ser restaurado, iniciando-se uma discussão no café dos administradores sobre que decisão tomar.

Solicitar um bloqueio

Usuários podem solicitar um bloqueio de uma conta de usuário ou endereço IP por qualquer uma das razões apontadas acima em Wikidata:Administrators' noticeboard.