Wikidata: Criação de propriedades

This page is a translated version of the page Wikidata:Property creation and the translation is 92% complete.
Outdated translations are marked like this.

WD:PPC redirects here. For property creators page, please see Wikidata:Property creators or use the shortcut WD:PTC, for Property creation criteria subsection, use the shortcut WD:PCC.

Esta página documenta o procedimento aprovado para a criação de propriedades.

Critérios para a criação de propriedades

Propriedades só podem ser criadas por um Criador de Propriedades quando todas as condições a seguir forem cumpridas:

  1. Uma proposta formal de propriedade tenha sido criada via WD:PP.
  2. A proposta tenha sido criada por outra pessoa que não seja o Criador de Propriedades.
  3. You should not create a property (or close the proposal as ready) if you are the only person to have voted on the proposal.
  4. A proposta tenha tido consenso favorável a sua criação. É trabalho do Criador de Propriedades mensurar o consenso, mas geralmente:
    • Todos os pontos opostos à criação devem ser resolvidos antes da criação. Se ainda houver desentendimentos, cabe ao Criador de Propriedades ponderar sobre a reflexão e a lógica por trás dos pontos de discussão (por exemplo, um voto contra que não tenha uma reflexão por trás não deve bloquear a criação, mas um único voto oposto razoável contra muitos apoiadores pode fazê-lo).
    • Os próprios criadores devem lembrar sua responsabilidade de participação. Se eles discordam do consenso ou da oposição à criação, devem participar da discussão em vez de realizar um pedido de revisão.
  5. A proposta foi criada há no mínimo uma semana.

Se todas as condições acima forem cumpridas, o status da proposta pode ser atualizado para ready. A atualização pode ser realizada por qualquer usuário e é um sinal para o Criador de Propriedades de que a propriedade está pronta para avaliação e, geralmente, criação.

Crie a propriedade

  1. Crie a propriedade com Special:NewProperty incluindo o rótulo, a descrição e o tipo de dados da proposta. Aprimore-os, se necessário, e adicione quaisquer rótulos e descrições em idiomas adicionais da proposta ou nos quais você seja fluente. Como a versão inicial provavelmente será traduzida em muitos idiomas, seja o mais completo possível.
  2. Acrescente declarações apropriadas à propriedade, incluindo:
  3. Copie o {{Property proposal}} da página de proposta para a página de discussão da nova propriedade, renomeie-o para {{Property documentation}} e limpe-o. Os parâmetros |status=, |description=, |datatype= |formatter URL=, |example=, |allowed values= e |source= (e quaisquer linhas vazias) devem ser removidos do template assim que os valores correspondentes forem adicionados à propriedade e suas instruções e restrições; o template vai puxá-los de lá. Exemplo: Property talk:P409.

As propriedades podem ser completadas copiando de propriedades existentes usando moveClaim (Q110793966) ou wikibase-cli (Q87194660).

Atualize a página da proposta

  1. Na página da proposta, adicione o número da propriedade no campo |status= de {{Property proposal}}. Adicione um comentário de encerramento da discussão, se necessário.
  2. Notifique as pessoas que desejam usar a nova propriedade. Geralmente, seria o usuário que o propôs pela primeira vez e talvez alguns dos outros participantes da discussão. Use o modelo {{Ping}} abaixo da discussão da propriedade.

Atualize itens de exemplo

Adicione a nova propriedade aos itens de exemplo especificados na proposta. Se não houver exemplos na proposta, tente encontrar pelo menos dois, por causa de multi-value constraint (Q21510857).

Atualize os modelo(s) navbox

Veja Category:Property by topic navigation templates e Wikidata:Property navboxes.

Ver também