Wikidata:Reimaginando o Wikidata pelas margens

This page is a translated version of the page Wikidata:Reimagining Wikidata from the margins and the translation is 100% complete.
"Reimagining Wikidata"
Reimaginando o Wikidata pelas margens

⚙️ Visão geral

📗 Como participar?

💠 Questões para reflexão

⌛ Cronograma

📆 WikidataCon 2021


O ecossistema do Wikidata tem crescido rapidamente ao longo dos últimos nove anos, com mais dados, mais editores e mais reuso de dados por várias partes interessadas. Embora o projeto almeje estruturar a soma de todo o conhecimento humano para servir outros projetos Wikimedia e projetos terceiros, ainda faltam o Sul Global e outras comunidades marginalizadas do Norte - tanto em dados quanto em contribuidores.

O atual foco do Wikidata na Europa e na América do Norte pode enviesar como tópicos relacionados às comunidades das margens são representados no projeto, quais fontes são usadas para isso, ou até mesmo se existem ou se tornam visíveis. Isso é um problema, especialmente considerando que hoje somente o Sul Global representa cerca de 80% da população mundial com acesso à internet,[1] mas não vemos a mesma proporção no Wikidata, por enquanto.

A infra-estrutura, o conteúdo e a comunidade do Wikidata podem ser usados para apoiar uma melhor compreensão e representação da diversidade do conhecimento humano! Precisamos refletir e entender juntos como mudar esse cenário e descentralizar o Wikidata.

Reimaginando o Wikidata pelas margens é um processo que antecede o WikidataCon 2021 e que potencialmente continuará após a conferência em outubro. Trata-se de um convite para comunidades e indivíduos de grupos sub-representados (além de bons aliados!), de forma que possamos melhor compreender e vislumbrar caminhos possíveis para a nossa atuação significativa e empoderada no ecossistema do Wikidata!

Objetivos

  • Despertar o debate entre uma diversa gama de comunidades do Sul Global e de outras comunidades marginalizadas
  • Fomentar laços entre comunidades em contextos similares
  • Identificar problemas, desafios, necessidades e expectativas gerais e específicas dessas comunidades com relação ao Wikidata
  • Elaborar colaborativamente uma estratégia para descentralizar o Wikidata de seu atual foco em América do Norte e Europa
  • Consolidar um documento/manifesto
  • Integrar ao programa da conferência perspectivas de descentralização e vozes do Sul Global

Como irá funcionar?

Quando o Wiki Movimento Brasil foi convidado para co-organizar o WikidataCon 2021 com a Wikimedia Deutschland, decidimos que queríamos chamar atenção da comunidade global para as experiências, possibilidades, desafios e expectativas de voluntários que vêm de um contexto marginalizado. O tema deste ano, “um futuro sustentável para o Wikidata”, caminha no mesmo sentido.

Com isso, conduziremos um processo que precede a própria conferência e que será baseado principalmente em conectar e discutir com pessoas desses contextos marginalizados. De junho a agosto, haverá uma série de conversas. Primeiro, vamos conectar com grupos locais espalhados pelo mundo para entender e colaborar em suas questões sobre o Wikidata. A equipe de organização da WikidataCon também projetará atividades antes da própria conferência para alavancar a construção de capacidades e discussões analíticas em algumas comunidades sub-representadas. Alguns dos tópicos que se espera que sejam cobertos neste processo podem ser tão amplos quanto:

  • Dados e acesso à internet: implicações regionais para contribuir no Wikidata (acesso móvel)
  • Diversidade linguística pelas lentes da modelagem de dados
  • Comunicação e engajamento com a comunidade ampla
  • Citações, trabalhos acadêmicos e bibliotecas
  • Parcerias e processos GLAM
  • Projetos de educação com o Wikidata

Após as atividades, resumiremos as discussões em um documento a ser apresentado à comunidade após o WikidataCon 2021, imaginando possíveis maneiras de integrar ainda mais dados e voluntários de comunidades marginalizadas no Wikidata.

Não há caminho fechado para solucionar diversidade e equidade de conhecimento no Wikidata. Por isso que Reimagining Wikidata from the margins é experimental, flexível em sua abordagem e aberto à colaboração!

Confira a seção Como participar? para entender melhor o processo.

Agradecimentos

Você pode encontrar mais ideias centrais para esse processo inspiradas em discussões anteriores conduzidas pela Whose Knowledge? aqui e aqui. Um agradecimento especial à elas, especialmente por colaborarem com a concepção do nome do projeto.

Organização

  1. "Internet World Stats".