Wikidata:Vandalismo

This page is a translated version of the page Wikidata:Vandalism and the translation is 76% complete.
Outdated translations are marked like this.

Vandalismo é uma tentativa deliberada de causar dano ou comprometer a integridade do Wikidata. Felizmente, vandalismos são muito fáceis de detectar e reverter. Vandalismo é estritamente proibido e pode causar o bloqueio do editor, se repetido.

O que é vandalismo?

Existem diversos tipos de vandalismo:

Branqueamento
A remoção completa ou da maior parte de uma informação legítima. Cuidados devem ser tomados quando se estiver respondendo a branqueamentos, porque o editor pode está agindo em boa-fé eliminando pedaços de informação ilegítima. Branqueamento é um problema mais grave em espaços de nome sem item, uma vez que é difícil branquear itens.
Grafite
A inserção de declarações como "Olá", declarações sem sentido, obscenidades, insultos ou similares em uma página.
Informação falsa
Conscientemente inserir dados incorretos em itens ou falsificar dados existentes com intuito de perturbar.
Vandalismo de movimentação de página
A renomeação de uma página para um nome ofensivo ou sem sentido. Apenas usuários auto-confirmados podem renomear páginas. Isso é menos preocupante no Wikidata do que em outros projetos, porque não é possível mover páginas no domínio principal, isto é, itens.
Vandalismo sorrateiro
Qualquer vandalismo que não é imediatamente óbvio, como uma mudança sutil de ligações ou declarações.
Vandalismo de predefinições
Vandalismo de uma predefinição é qualquer das maneiras descritas acima. Predefinições podem aparecer em milhares de páginas, então esse tipo de vandalismo é gravíssimo. Entretanto, muitas predefinições são protegidas por esse motivo.
E mais...
Existe uma miríade de outras maneiras que vandalismos podem comprometer esse projeto.

O que não é vandalismo?

Em termos gerais, qualquer tentativa em boa-fé de melhorar o Wikidata não é vandalismo. Edições-teste, por exemplo, demonstram um editor tentando aprender como contribuir com o projeto, e deve-se lidar com elas direcionando o editor a um local mais adequado para fazer testes, como um item de teste, por exemplo. Enquanto editores mais experientes estão tentando contribuir positivamente com o projeto, aqueles podem inserir dados incorretos sob a crença equivocada de que estão corretos, ou talvez simplesmente tenham realizado um erro de tradução ao longo do caminho. Esses usuários devem ser envolvidos em conversas para tentar resolver o problema, ou você pode simplesmente corrigir os dados, quando possível. Isto não é um vandalismo, mas um erro humano. Algumas pessoas simplesmente podem ainda não ter competência para contribuir com um projeto como este; Esta é uma situação um pouco mais complicada de resolver, mas não é um vandalismo.

Usualmente tudo se resume a intenção - a intenção foi prejudicar ou melhorar o projeto? Editores e administradores devem usar o senso comum para determinar o que é ou não vandalismo

Lidando com vandalismos

Este é o processo básico pelo qual cada vandalismo é trabalhado:

  1. O primeiro passo é encontrá-lo. Patrulhar mudanças recentes, o registro de novas páginas, e monitorando sua lista de páginas vigiadas em busca de edições suspeitas são três passos básicos que qualquer editor pode tomar para identificar vandalismos.
  2. Uma vez que um vandalismo foi descoberto, editores podem usar os botões "desfazer" ou "restaurar" para mudar a página para a última versão não vandalizada. A mudança deve ser marcada como Patrulhada.
  3. Usando o botão "reverter", que tem o mesmo efeito que o botão "desfazer", mas reove as edições revertidas das recent unpatrolled changes. Reverter somente é atribuído a administradores, reversores, stewards, sysops globais e reversores globais. Direitos de reversão podem ser requisitados em Wikidata:Requests for permissions/Other rights#Requests for the rollbacker right.
  4. Depois que o vandalismo tenha sido removido, avisos podem ser deixados na página de discussão do vândalo para comunicar-lhe que seu comportamento não é desejável e para apelar que contribuam de forma mais positiva.
  5. Se o vândalo continuar a comprometer o projeto, um administrador pode bloquear o vândalo. Não administradores podem denunciar um vandalismo persistente para Wikidata:Administrators' noticeboard. O bloqueio é feito para proteger o projeto de uma nova perturbação. Os vândalos de longa data e os vândalos que causam perturbações em altas taxas de edição podem ser bloqueados sem aviso prévio.
  6. Se uma página é alvo de vários vândalos persistentes, pode ser semi-protegida (o que impede a edição por qualquer editor não autoconfirmado) ou protegida por completo (o que impede a edição por qualquer editor, exceto administradores). A proteção de páginas é feita por um administrador de acordo com a política de proteção de páginas.

O que não fazer

Geralmente, um item não deve ser proposto a eliminação simplesmente porque está sendo vandalizado. O vandalismo pode ser facilmente removido, restaurando o item em seu estado anterior e não danificado. (Claro que, se o item foi criado do zero por um vândalo, a eliminação geralmente é o melhor caminho. Sempre verifique o histórico do item).

Não alimente os trolls. A maioria dos vândalos praticam vandalismo porque acham que é divertido. Eles terão ainda mais diversão se os colaboradores irritados do Wikidata lotar sua página de discussão de palestras sobre o erro de suas edições. Mantenha a cabeça fria e, se um vândalo não parecer interessado em contribuir construtivamente, notifique um administrador para que o editor possa ser bloqueado.

Ver também