Wikidata em projetos Wikimedia

This page is a translated version of the page Wikidata:Wikidata in Wikimedia projects and the translation is 89% complete.
Outdated translations are marked like this.

Esta página foi criada para medir em valores os benefícios e desafios de utilizar factos da Wikidata em outros projetos Wikimedia que incluem como evitar, melhorar ou corrigir diversos assuntos e dirigir mal entendidos comuns ou preocupações. Ela também vai fornecer uma visão geral do que é e não é actualmente possível quando reutilizando dados da Wikidata em outros projetos Wikimedia e as melhorias planeados no futuro. Se és novo ao Wikidata as ligações seguintes podem ser úteis a você:

Centralizando factos entre muitos projetos Wikimedia

Uma centralização de factos para os projetos na Wikimedia vai permitir às pessoas dentro de muitos projetos e línguas diferentes da Wikimedia, poderem trabalhar juntos juntando as informações que se apresentam com muitos benefícios:

  • Reduz esforço duplicado: A Wikidata é multilíngue, significando que se você contribui informação para a Wikidata para ser utilizada no vosso projecto é disponibilizado para ser utilizado em todos os outros projectos. Isto é um bem mais eficaz que todos os projetos Wikimedia compilarem factos em separado e.g actualizando manualmente os números de habitantes de cada país no mundo em cada língua diferente na Wikipédia.
  • Reduz obstáculos linguísticos: A Wikidata permite-nos juntar factos de fontes em diferentes línguas e de as amostrar acessíveis a qualquer um, pouco importa a língua que fala. Este conceito aplica-se igualmente aos obstáculos causados pela falta de conhecimentos especialistas e locais sobre o assunto.
  • Junte dados de muitas fontes: Wikidata permite-nos importar sistematicamente grandes volumes de factos a partir de bases de dados externos utilizando os robots e outras utilitários.
  • Mais pessoas a trabalhar corrigindo os erros : Ao centralizar os factos, nós podemos centralizar os nossos esforços e recursos para encontrar e corrigir os erros ou com vandalismo mas também com erros de boa vontade. Tendo um base de dados centralizada de factos significa que os erros só devem ser corrigidos uma vez, é muito mais difícil encontrar e corrigir factos com erros em muitos artigos espalhados na Wikipédia.

Qualidade dos dados na Wikidata

A Wikidata é um projeto jovem que está a crescer rapidamente e a receber contribuições de usuários que é essencial para melhorar a qualidades dos dados. Existem várias maneiras que dados são adicionados a e melhorados na Wikidata:

Individuais

Usuários individuais que adicionam factos é a maneira mais comum dos usuários adicionarem dados no Wikidata. A Wikidata reutiliza os dados que já foram adicionados em outros projetos Wikimedia, mesmo assim estes dados estão por vezes desatualizados, incompletos ou incorrectos.

Importando conjuntos de dados

Também são adicionados dados através da importação de grandes conjuntos de dados externos. Qualquer pessoa pode requerer que sejam importados dados de fontes externas através de Wikidata:Data import hub.

Associações

Existem algumas associações com organizações externas para melhorar a qualidade dos dados, incluindo:

Perguntas (Queries)

O Serviço Wikidata Query é uma maneira dos dados poderem ser verificados e se estão completos e correctos, você pode pedir um query em Wikidata:Request a query.

Desenvolvimentos futuros

No futuro a Wikidata vai introduzir novas funcionalidades incluindo:

  • Alterações mais específicas no rastreamento de páginas itens Wikidata que são utilizadas em outros projetos Wikimedia
  • Restrições de propriedades estão a ser desenvolvidas como regras em propriedades que definem como as propriedades devem ser utilizadas.
  • Signed statements: para melhorar e manter a qualidade dos dados.
  • ORES: para automaticamente pontuar a qualidade de um iten.

Fazendo alterações no Wikidata

Embora a Wikidata possa ser complexo quando se adiciona grandes quantidades de dados, adicionar um único facto e um processo bastante simples, com um tempo de aprendizagem bastante mais curto que a maioria dos outros projetos Wikimedia. O trabalho mais comum na Wikidata é adicionar declarações e referências. Adicionar declarações e referências na Wikidata não requer conhecimento de codificação ou markup. Se você deseja adicionar uma quantidade maior de dados pode fazer um pedido em Wikidata:Data import Hub.

Declarações

O processo de adicionar declarações é bastante simples e não precisa ter conhecimentos de codificação, um resumo pode ser encontrado em Help:Statements#Adding statements.

Referências no Wikidata

Muitos factos no Wikidata ainda possuiem uma referência ou tem uma referência de serem importados de outro projeto Wikimedia. As referências são adicionados a toda a hora através de contribuições individuais e importações planeadas e estruturadas de bases de dados externas que adicionam milhares ou dezenas de milhares de factos de uma só vez. Adicionar referências é um processo simples.

  1. Escolha a declaração para a qual quer adicionar a referência e clique no botão +Adicione referência
  2. Na primeira caixa escreva a URL da referência se a informação vem de uma fonte online
  3. Cole a URL da referência na caixa do lado direito
  4. Clique no botão salvar

Para mais instruções detalhadas sobre como adicionar referências a declarações por favor veja Help:Sources.

Fazendo o monitoramento de alterações a uma página da Wikidata de outros projetos Wikimedia

É importante para os colaboradores do projeto Wikimedia que utilizam dados no Wikidata nas suas páginas saberem se uma alteração foi feita no Wikidata e se isso afecta as suas páginas. É possível manter um lista de mudanças feitas em páginas no Wikidata de elementos que se estão a utilizar para mostrar factos em exibição em outro projeto Wikimedia. No vosso projeto Wikimedia (quando está credenciado nele):

  1. Vai à página Especial:Preferências (ligação no canto superior direito do ecrã)
  2. Clique na tabulação 'Páginas vigiadas'
  3. Marque a caixa junto a 'Mostrar edições Wikidata na sua página de vigiados'
NOTE: There is also a 'Watchlist' tab to the right of the 'Special:Preferences' tab. That's different. Going there will NOT allow you to 'Show Wikidata edits in your watchlist'.

Agora quando uma mudança é feita a um elemento Wikidata que está a ser utilizado em outro projeto Wikimedia seja mostrado na sua lista de páginas vigiadas. Atualmente, as páginas vigiadas não mostrará que mudança tem sido feitas na página do Wikidata ou se a declaração aparece no artigo, apesar de que estes são melhorias previstas. Singelamente podes utilizar a tabulação de História no Wikidata para encontrar esta informação como qualquer outro projeto Wikimedia. Isto é um processo bastante mais claro e mais singelo que transclusão de imagens do Commons onde não é possível de manter um lista de mudanças de uma imagem no Commons de dentro de outro projeto Wikimedia.

Exemplo de reutilização de dados

Existem muitas maneiras como o Wikidata está a ser utilizada em outros projetos Wikimedia.

  • Wikidata fed infoboxes on Wikipedia
  • Maps and graphs
  • Mapping work on a subject
  • Visualisations

Infocaixas preenchidas pelo Wikidata na Wikipédia

É possível ter as infocaixas na Wikipédia utilizando dados directamente do Wikidata.

Controle no modo wiki

As predefinições que mostram os dados do Wikidata fornecem controles adicionais para a wiki na medida que se possa adicionar funcionalidades conforme as necessidades, isto inclui:

  • Habilidade de sobrepor campos na wiki
  • Filtrar apenas para mostrar dados na Wikidata que possuiem referências
  • Alterar os parâmetros da infocaixa obtidos no Wikidata
  • Seleccionar formatos (e.g., formatos de datas podem ser mostrados como mda ou dma)

Exemplos

Existem vários exemplos na Wikipédia de infocaixas preenchidas com dados do Wikidata, esta incluem:

Guias

Estão disponíveis na Wikipédia guias para ajudar a configurar infocaixas preenchidas com dados do Wikidata

Mapas e gráficos

Você pode mostrar conteúdos Wikidata como mapas e gráficos nos projetos Wikimedia.


Lakes with name "Long lake" in Sweden.
[ source data ]

País com regiões e capitais


Population of London.
[ source data ]

World land area.
[ source data ]

Fazendo trabalhos de cartografia sobre um assunto

É possível usando a Wikidata criar listas de artigos em falta sobre qualquer assunto. Isto é feito ao criar um conjunto de itens no Wikidata e utilizando uma ferramenta para ver qual dos artigos existe e não existe em um ou outro projeto da Wikimedia.

Visualizações

Existem muitas ferramentas, não só nos projetos Wikimedia mas também projetos externos que reutilizam e combinam projetos Wikidata, Wikipédia e Wikimedia Commons e outros projetos. Estas ferramentas permitem que as pessoas possam explorar os conteúdos de novas maneiras e também as poderem utilizá-las para visualizar conteúdos para dar novos meios de sensibilizar assuntos e possíveis melhorias.

  • Histropedia: utiliza dados da Wikipédia e Wikidata para automaticamente gerar linha de cronologias interactivas com ligações de eventos para os artigos da Wikipédia. Exemplo: As missões Apollo
  • Monumental: uma ferramenta que permite explorar património edificado e aprender mais sobre monumentos juntando informação no Wikidata, Wikipédia e Wikimedia Commons. Exemplo: Paris
  • Scholia: é uma ferramenta que cria páginas de perfil escolásticos construidos de queries ao Serviço Wikidata Query. Exemplo: Prémio Turing


Setting up use of Wikidata data on Wikimedia projects

Wikidata:How to use data on Wikimedia projects provides technical instructions on how to use Wikidata data on another Wikimedia project. You can also find help on the Wikidata:Project chat.