Wikidata:SPARQL query service/Ajuda do Wikidata Query

This page is a translated version of the page Wikidata:SPARQL query service/Wikidata Query Help and the translation is 77% complete.
Outdated translations are marked like this.

Bem-vindo ao portal de ajuda do Wikidata Query Service

Esse é o local onde suas perguntas sobre o Wikidata Query Service são respondidas. Perguntas para o Wikidata podem ser sobre pedaços de conhecimento deste mundo e seus relacionamentos, podendo ser utilizado para usar o Wikidata como uma base de conhecimento ou para listas para outros projetos Wikimedia, como a Wikipédia.

Também temos documentação para usuários avançados que vão além dos primeiros passos. O Wikidata Query Service provê um endpoint SPARQL incluindo uma poderosa interface gráfica web. SPARQL (pronunciado "isparcle") é uma linguagem de buscas RDF, quer dizer, é linguagem de busca semântica para bases de dados. Com SPARQL é possível extrair qualquer tipo de dados, com uma busca feita de combinações lógicas ou triples.

Primeiros passos
Uma leve introdução ao Wikidata Query Service Essa introdução te apresenta a interface de usuário do Wikidata Query Service. Você não precisa aprender SPARQL para modificar consultas e exibir resultados. Essa leve introdução é um bom começo se você quer começar a brincar.

Consultor de consulta
Como usar o Consultor de consulta para criar ou editar uma consulta.

Visualização de Resultados

Uma exibição de várias possibilidades para exibir resultados de consultas no Wikidata.

Editor SPARQL

Uma página de ajuda para explicar os recursos do editor SPARQL.

Acesso ao serviço de consultas
query.wikidata.org A interface de usuário do Wikidata Query Service.
Solicitar uma consulta
Essa é uma página onde consultas SPARQL Wikidata podem ser solicitadas para membros da comunidade que irão escrevê-las para você como voluntários.

Construindo uma consulta
Exemplos passo a passo.

Tutoriais
Mais experientes
Exemplo de Consultas
Exemplo de consultas em SPARQL, para inspirar e servir de base para suas próprias consultas.
Queries of the week archive
Queries from Wikidata status update weekly summaries
Manual do usuário O manual do usuário contém informação técnica sobre o Wikidata Query Service. Isso inclui instruções sobre como baixar o software por trás do serviço e instalá-lo por conta própria.
Queries

Advanced query concepts further explained, such as optionality and alternatives, working with dates, coordinates, qualifiers, references, etc.

Formato Dump RDF
Documentação técnica sobre o formato de serialização RDF para o Wikidata. Inclui informações sobre como informações no Wikidata são expressas em RDF e pode elas podem ser consultadas.
Query Optimization

Tips on optimizing Queries for faster execution and avoiding time-out.