About this board

Previous discussion was archived at User talk:DarwIn/Archive 1 on 2019-05-05.

Rodrigo Padula (talkcontribs)

Estao confundindo interesses da empresa com rótulos colocados pela imprensa. Interesse da empresa é ligado ao escopo de atuação, não opiniões externas. Raciocine meu caro!

DarwIn (talkcontribs)

Não, não é isso que a propriedade diz. É obvio que o BP tem interesse especial em negacionismo histórico, o próprio artigo da Piaui q usou como fonte nos outros valores diz isso.

Rodrigo Padula (talkcontribs)

Darwin, estamos no limite de sermos processados por este comprotamento. Veja o que diz a propriedade interesse Property:P2650. Não podemos confundir as areas de atuação da empresa com o que a imprensa diz que ela é. A empresa refuta acontecimentos históricos e é criticada por isso, mas o seu ramo de atuação não é NEGACIONISMO. Interesse são áreas naquilo que ela produz para obter renda. As fontes confirmam o que a imprensa rotula, mas isso não é assunto para wikidata, e sim para criticas e polemicas no verbete. Estão confundindo as coisas e gerando guerra de edição desnecessária. Varios editores já foram notificados e contatados pela empresa, não acho isso nada positivo. ~~~~

DarwIn (talkcontribs)

Errado, eles já processaram pelo menos um wikipedista, e estão processando a Wikipédia agora mesmo. Mas isso não pode ser justificação para você ir no item e apresentar conteúdos que estão bem referenciados por fonte fiável como sendo propaganda e negacionismo histórico como simplesmente "história" e "política". Isso, para mim, é passar o pano.

Rodrigo Padula (talkcontribs)

Não há como processar a Wikipédia, não somos uma instituição e sim um coletivo. Como falei, o negacionismo é critica, não é area de atuação. Estão confundindo as coisas. Diante desta situação, ficar colocando rotulos desnecessários e incorretos do ponto de vista técnico do wikidata só piora o problema, não contribui com o conteúdo nem com a situação de conflito. ~~~~

DarwIn (talkcontribs)

Não há, mas foi o que eles fizeram. E o tribunal mandou a coisa para a WMF, q é onde, creio, está agora. É espantoso que você esteja investindo tanto do seu tempo em ajudar uma empresa tão engajada e determinada em atacar a Wikimedia, os Wikimedistas, e todo o conhecimento livre, para nos forçar a apresentar a versão deles mesmos dos factos como se fosse a única, ou sequer a consensual.

Rodrigo Padula (talkcontribs)

A WMF recebeu apenas email de notificação extrajudicial. A WMF não tem representação legal no país, porém os editores que moram no Brasil podem sofrer processos diretamente no momento. Boa parte dos editores envolvidos ali nas edições e aqui no wikidata possuem informações públicas, portanto não há anonimato para proteger essas edições feitas. A empresa possui muitos recursos, eu acho que precisamos agir com cautela e moderação. Minha proposta na wikipedia não foi ocultar nem remover referencias nem criticas, mas fazer as cosias de forma mais condensada e imparcial, pelo menos até a poeira abaixar.

DarwIn (talkcontribs)

Não entendo o seu medo dos "muitos recursos" que a empresa tem, ao mesmo tempo que se mete aqui a trocar informação bem referenciada por fonte fiável por outra proveniente de comunicados da própria empresa. Se não me engano, você já anda aqui há 16 anos, e é até administrador na Wikipédia em português, já deveria saber que esse tipo de fonte não é fiável. Realmente não entendo porque se está prestando a esse papel.

Rodrigo Padula (talkcontribs)

Aquilo ali não sao areas de interesse/atuação da empresa. As fontes apontam crítica ao conteúdo produzido por ela, não confirma as areas de atuação interesse. O proprio direito de resposta da empresa ganho na justiça contra o Jornal o Globo refuta isso.

DarwIn (talkcontribs)

Não sei como é aí, mas aqui a obrigação de publicar o direito de resposta sempre independe da validade do conteúdo dessa resposta.

Rodrigo Padula (talkcontribs)

Propaganda não é area de interesse da empresa, ela não faz propagandas como meio de obter recursos, ela usa propaganda como estrategia de marketing, principalmente em redes sociais. Assim como em todas as empresas, investem em marketing.... realmente não estou entendendo essas edições....

DarwIn (talkcontribs)

O artigo da Piauí que você mesmo citou diz que a empresa investe milhões de reais na divulgação de propaganda política. Eu q n percebo essa sua vontade de tapar o sol com a peneira, ali.

Rodrigo Padula (talkcontribs)

Propaganda não é ramo de atuação da empresa, ela é uma produtora audiovisual de documentários,os investimentos citados pela piaui é campanha de promoção das proprias produções. Estou tentando fugir de rótulos aqui, na wkipedia eu sequer entrei no mérito das criticas e citações por isso, não quero me envolver diretamente em conteúdo qualquer que me dê problemas judiciais de qualquer espécie. ~~~~

DarwIn (talkcontribs)

A fonte diz que eles atuam no ramo da produção de propaganda, que depois é divulgada em várias plataformas pagas. Qual é a sua dúvida, mesmo?

Rodrigo Padula (talkcontribs)

Fiz uma pesquisa aqui mais aprofundada e realmente, promoção de vendas é uma de suas áreas de atuação. Coloquei novamente no item. O foco não é propaganda em geral, mas sim, "promoção de vendas".

Rodrigo Padula (talkcontribs)

Não é isso que estou fazendo, estou apenas tentando apagar esse incendio. Eu tb fui contatado pela imprensa por este caso à epoca e tentei evitar maiores transtornos. Ja tive que explicar essa história para varias pessoas e jornalistas. Precisamos ser cautelosos aqui para não ampliarmos o problema. Vc sabe que eu não sou um cara de direita nem corroboro com erros politicos. ~~~~

Reply to "Brasil Paralelo"
Prburley (talkcontribs)

I have a term in several architectural surveys of churches in Brazil: "consistório". It's not the same as the Papal Consistory, this is a meeting room in a parish church--but it's not a "sala da mesa" for an irmandade/Brotherhood.

The term is rarely used in English, but I see "consistory room" and "hall of consistory"--but no reference in the Oxford English Dictionary or the Art & Architecture Thesaurus.

Should I establish a new item with English = consistory room, Portuguese = consistório? The only option right now is "conference room", which is so out of scope. Do you have any reference materials that could help? Thanks always

DarwIn (talkcontribs)

Hello! I would avoid using the (Getty?) Art & Architecture Thesaurus.for anything related to churches, since they often use terms not in line with the religious usage of the objects, which is what primarly defines them (and not the art). There is an Ecclesiastic Thesaurus around, I think from Universidade de Évora. Have you seen it? If you do not find it, tell me and I would send the link.

(sorry for the delay, I've only seen the message now)

Reply to ""Consistório""
Joao4669 (talkcontribs)
DarwIn (talkcontribs)

Perece-me que na verdade, para ficar direito, todas as freguesias com história anterior a 1916 deveriam ser desmembradas numa 2ª entidade, a freguesia histórica, que em alguns casos daria também origem a paróquia actual

DarwIn (talkcontribs)

Olá João! Ainda não estudei a fundo essa situação, mas pelo material com que me tenho cruzado as freguesias deixaram de corresponder à paróquia depois da República, o que também corresponde ao que está na Wikipédia sobre o assunto: "Com a reforma administrativa de 18 de Julho de 1835, surge a estrutura civil da Junta de Paróquia, autonomizada da estrutura eclesiástica; os seus limites territoriais, no entanto, eram geralmente coincidentes com os das paróquias eclesiásticas que vinham desde a Idade Média. Com a Lei n.º 621, de 23 de Junho de 1916, as paróquias civis passam a designar-se freguesias (e a Junta de Paróquia passa a designar-se Junta de Freguesia), fixando-se assim a diferença entre a estrutura civil (freguesia) e a estrutura eclesiástica (paróquia)" Pelo que está aí, a data de corte parece ser 23 de junho de 1916 (a reforma de 1835 parece ter mantido a unidade igual, embora separando as administrações)

Joao4669 (talkcontribs)

OK DarwIn. Vou então usar a data de 23 de junho de 1916 e assim usar o novo item para definir as freguesias existentes em 1886-1895. Obrigado.

Reply to "Antigas freguesias"

Commons compatible image available at URL (P4765)

7
Multichill (talkcontribs)
DarwIn (talkcontribs)

Hello. The link points to a source where a free image is available that can be (manually) uploaded to Commons, if someone wants to. All documental-like photos such as that one taken in Brazil up to June 1998 are specifically stated as Public Domain, so there is not the least doubt that that one (those ones) are public domain as well (only the photo, not the text).

I thought that property was for any photo source and for any purpose, if it is specific for bots maybe it should be clearly stated in the description. Is there any that can be used for the purpose I would like to?

Multichill (talkcontribs)

If it's free, I would just crop out the image and upload it to Commons. You can use described at URL (P973) to point to locations with more information.

DarwIn (talkcontribs)

Also, these newspaper photos are not of great quality, but someone interested in using them illustrate an article, or another purpose, can go to an archive and photograph a much better quality photo from an original newspaper and upload to Commons, so I think it is useful to store that info somewhere when I occasionally find it. P973 seems to be a good place for that.


I think I've fixed most of them, how can I check the ones still remaining?

DarwIn (talkcontribs)

I know, but it takes time and it's a different kind of task, and I just wanted to place somewhere that a free image is available just in case someone would like to do taht in the future.

I think P973 would do the job, thanks!

Multichill (talkcontribs)
DarwIn (talkcontribs)

Not for those ones, but I think it's a possibility in the near future, as there is a growing group of Wikimedians in Manaus (not me, I'm Portuguese). But by coincidence I've talked yesterday precisely about that with a person from our local newspaper (Diário de Notícias), one of the oldest operating in Portugal, and there may be something coming in the near /mid future, with non HD res. proofs from their historical collection, which would be really great. Crossing fingers.

Reply to "Commons compatible image available at URL (P4765)"
VIGNERON (talkcontribs)

Hi,

About Piódão (Q3233), does the database really say Q3233 P131 Q3233? (which is de facto a self-reference, and the only one right now in Wikidata, I removed and/or corrected all the other mistakes)

I'm guessing you need two items there, one for the village (which is also a monument) and one for the freguesia.

DarwIn (talkcontribs)

Hi!

Yes, you are absolutely right. I actually had that in my mind to review, as I'm not sure the limits of the parish match the ones of the monument (and strongly suspect they do not), so I'll have to look into the legislation. With all probability 2 items will be needed there, as you say. Sorry for the revert, I thought it was because of some misunderstanding with the origin of that database (it was produced from scrapping back in 2011, from the DGPC and SIPA sites, not by direct input, which would probably generate the issue of self-referencing). I removed the parish from P131 for now, until I fix it. Thanks for noticing that!

Reply to "Self-reference"
Joao4669 (talkcontribs)

Olá DarwIn, enviou-me um mail pedindo ajuda no projeto, o que precisa que eu faça?

DarwIn (talkcontribs)

Olá João! Estou finalizando as listas iniciais de monumentos a partir aqui do Wikidata, assim que elas estiverem seria fantástico se pudesse ajudar a corrigir/actualizar a informação, assim como a colocar algum que eventualmente ainda não esteja

Joao4669 (talkcontribs)

Entretanto, para treinar, criei o item Casa-Estúdio Carlos Relvas (Q66741789).

E descobri o Wachturm (Q1431556) e a Öland Bridge (Q296799) onde deve ter havido uma troca qualquer.

e o Metro Colegio Militar (Q3356873).


Dado que o DarwIn deve ter mais que fazer, eu resolvi investigar.

Os itens Wachturm (Q1431556), Öland Bridge (Q296799) e Metro Colegio Militar (Q3356873) estão no estrangeiro mas o DarwIn identificou-os como portugueses e com Wiki Loves Monuments ID (P2186).

Na lista do Wiki Loves Monuments o ID do Wachturm (Q1431556) corresponde a uma Torre de Vigia de Portalegre que tem a página na DGPC desactivada, provavelmente é a Atalaião tower (Q10383759), que já tem outro ID.

O ID da Öland Bridge (Q296799) corresponde à Ponte da Ola em Vila Pouca de Aguiar que ainda não está no Wikidata.

O ID do Metro Colegio Militar (Q3356873) corresponde ao Colégio Militar (Q5150411) de Lisboa.

Sendo assim, no Wachturm (Q1431556) vou desfazer as suas acções, vou criar um item para a Ponte da Ola e transferir para lá o ID e vou transferir o ID do Colégio Militar.

DarwIn (talkcontribs)

Olá João! Desculpa a demora a responder, mas estava completamente embrenhado a criar as listas de monumentos para virem a tempo do concurso. mas já vi que já resolveste o problema  :D Muito obrigado!

DarwIn (talkcontribs)

É possível que existam mais casos desses, mas agora com as listas criadas é muito mais fácil caça-los

Joao4669 (talkcontribs)

Sim, já apanhei mais alguns.

DarwIn (talkcontribs)

Obrigado!


Se vires que as listas podem ser melhoradas, e que daria jeito mais alguns tipos de listas, por favor avisa. :)

Reply to "Wiki Loves Monuments"
Matricatria (talkcontribs)
DarwIn (talkcontribs)

Hello! Sorry, but currently I don't have the time for that. :\

Matricatria (talkcontribs)

I understand. Thank you for your reply. Matricatria (talk) 19:00, 14 June 2019 (UTC)

DarwIn (talkcontribs)

Maybe you could request the translations at our Village Pump?

Matricatria (talkcontribs)

I don't know what that is. Can you guide me? Matricatria (talk) 19:08, 14 June 2019 (UTC)

DarwIn (talkcontribs)
Reply to "Translation request"
There are no older topics