Ajuda:Mesclar

This page is a translated version of the page Help:Merge and the translation is 98% complete.
Outdated translations are marked like this.

Uma fusão é realizada quando dois ou mais itens existem no Wikidata sobre o mesmo tópico, conceito ou objeto. Uma mesclagem é um processo de várias etapas, exigindo primeiro que os dados coletivos sobre os itens sejam agrupados em uma página (o item do destinatário) e, finalmente, resultando no redirecionamento da página obsoleta para o item do destinatário.

Uma mesclagem pode ser feita automaticamente ou manualmente movendo sitelinks e declarações para um item e então redirecionando o(s) item(ns) obsoleto(s). As mesclagens automáticas com o gadget de mesclagem são preferidas.

Este guia explica como habilitar mesclagens automáticas ativando o gadget Mesclar em suas preferências e alguns métodos secundários.Special:Preferences#mw-prefsection-gadgets

Se você possui alguma dúvida sobre a mesclagem de itens, sinta-se a vontade para perguntar no Project Chat.

Verifique para ter certeza

Certifique-se de que os itens sejam realmente sobre o mesmo tópico, conceito ou objeto. Pode haver diferenças sutis exigindo a existência de dois ou mais itens.

Exemplos

en:tree ? de:Baum (palavra alemã para árvore)
Mesclar? Template:Marcação
Razão: Estes são quase a mesma coisa (árvore) e, portanto, devem ser mesclados no item (multilíngue), tree (Q10884)
en:tree → de:Eiche (palavra alemã para carvalho)
Mesclar? Template:Cruzar
Razão: São coisas diferentes (carvalho é uma "subclasse de" árvore) e, portanto, devem permanecer separados como dois itens; tree (Q10884) e oak (Q33036816), respectivamente
Miller (nome de família) → Miller (página de desambiguação)
Mesclar? Template:Cruzar
Motivo: Esses são conceitos diferentes, mesmo que alguns artigos da Wikipédia incluam nomes de família em páginas de desambiguação. Eles devem permanecer separados como dois itens; $ Q1605060 e $ Q304896, respectivamente

Se você não tiver certeza (por exemplo, devido à dificuldade em traduzir idiomas diferentes) ou se deparar com itens com links de site que parecem inconsistentes, é melhor trazer o problema para conflitos interwiki.

Mesclagem automática

 
Habilitando o gadget de Merge
 
Usando o gadget de Merge, primeira etapa
 
Usando o gadget de Merge, segunda etapa

Há duas maneiras de executar uma mesclagem automática: o gadget de Merge ou a página Especial "Mesclar dois itens".

Lembre-se de que, embora as mesclagens automáticas sejam encerradas se um conflito interwiki for encontrado, você ainda deve sempre verificar se os itens são os mesmos, pois as ferramentas simplesmente executam a mesclagem que você seleciona para ser feito. Especial:MergeItems pode resolver conflitos que são meramente devidos a redirecionamentos.

Gadget

Merge.js é um gadget de Ebrahim que ajuda a mover sitelinks, rótulos, descrições, aliases e declarações com referências.

Para habilitar esta função, abra Preferências, selecione Gadgets, marque a caixa Mesclar e clique no botão Salvar. Para usá-lo, abra o destinatário ou o item obsoleto, vá até o menu suspenso na barra superior (na capa padrão, está à esquerda de "Pesquisar"), selecione "Mesclar com..." e insira a ID do outro item no assistente de mesclagem. Clique em "Mesclar" quando terminar.

special:MergeItems

Special:MergeItems pode ser usado para acionar uma mesclagem de dois itens onde todos os rótulos, descrições, aliases, sitelinks e declarações são movidos. Digite o Q#### (não o rótulo do item) nos campos especificando qual é o item destinatário ("O ID para mesclar") e qual é o item obsoleto ("O ID para mesclar").

Se precisar de ajuda com a página especial, use Wikidata:Project chat.

Especial:MesclarLexemes

Special:MergeLexemes pode ser usado para acionar uma fusão de dois lexemas se (somente se) o lema, o idioma e a categoria lexical forem idênticos. Se um deles não for idêntico, pode ser que isso possa ser corrigido primeiro.

Insira o L#### nos campos especificando qual é o lexema destinatário ("O ID para mesclar") e qual é o lexema obsoleto ("O id para mesclar").

QuickStatements

A ferramenta QuickStatements 2 (Q29032512) e sua predecessora, QuickStatements (Q20084080), permitem que os usuários mesclem uma série de itens. Veja as instruções.

Marque como duplicado

Se dois itens não puderem ser mesclados por causa de dois artigos diferentes em uma Wikipedia, eles podem ser marcados para mesclagem com markasduplicate.js.

O script também adiciona instance of (P31) = Wikimedia duplicated page (Q17362920) ao item redundante.

Mesclagem manual: passo-a-passo

Itens a serem mesclados com conflitos de sitelink

Se houver um conflito de sitelink, os itens não poderão ser mesclados, pois apenas um link por site é possível.

Até que as duas páginas no site (por exemplo, artigos na Wikipedia em inglês) sejam mescladas, dois itens devem ser mantidos no Wikidata.

  1. Um dos dois itens deve ser marcado com instance of (P31)Wikimedia duplicated page (Q17362920) e qualificador of (P642)the other (main) item. Normalmente, o item mais recente deve ser marcado. Wikidata:Relatórios de banco de dados/duplicatas identificadas lista todos esses itens.
  2. Declarações, outros sitelinks e rótulos/descrições podem ser movidos do item redundante para o item principal.
  3. Uma vez que os artigos no site são mesclados, os dois itens podem ser mesclados e instance of (P31)Wikimedia duplicated page (Q17362920) excluídos.

Observe a ferramenta Marcar como duplicado acima.

Se o conflito de sitelink for devido a um artigo e um redirecionamento apontando para o mesmo artigo, o redirecionamento poderá ser removido e os itens mesclados.

Lidando com itens onde ambos têm um link da Wikipédia para a mesma Wikipédia

Um item do Wikidata pode ter apenas um link da Wikipedia, então não é possível adicionar novamente os dois links após a fusão. Se um link for para um redirecionamento e o outro for para um artigo adequado da Wikipedia, remova o link para o redirecionamento e mescle. Se, no entanto, ambos os links forem para artigos apropriados da Wikipedia, você não deve deixar nenhum desses artigos da Wikipedia sem um item Wikidata vinculado. Às vezes, isso significa mover o link da Wikipédia para um item mais apropriado. Outras vezes, significa pedir na Wikipedia que os artigos sejam mesclados quando forem duplicados. Se a Wikipedia não mesclar seus artigos, não mesclamos os itens aqui no Wikidata.

Encontrando itens para mesclar

Agora que você sabe como mesclar, você pode usar sua nova habilidade em vários lugares no Wikidata onde potenciais duplicatas são encontradas/listadas. Esses lugares incluem:

Ferramenta da Wikimedia que gamificou o processo de fusão, oferecendo páginas candidatas a serem potencialmente mescladas pelo usuário
User:Ivan A. Krestinin/To merge
listas de candidatos a mesclagem com base em strings de título de página semelhantes
Projectmerge
listas de candidatos a mesclagem com base em nomes de sitelink idênticos
Commonsmerge and Uniquemerge
listas de candidatos a mesclagem com base nos valores de uma propriedade sendo iguais em dois itens
[Ferramenta Itens Solitários de //tools.wmflabs.org/bene/lonelyitems/ Bene]
encontra itens contendo apenas um link de site para um site da Wikimedia (que, portanto, pode precisar ser mesclado com outros itens vinculados a diferentes versões de idioma da Wikimedia da mesma página)
Não está no outro idioma
lista itens em uma determinada categoria que estão vinculados a artigos na Wikipédia A, mas não na Wikipédia B
Violações de restrições
resumo das violações de restrição para propriedades; em particular, as violações de "valor único" podem indicar uma duplicação
Wikidata:True duplicates
lista de itens com pelo menos um sitelink devido a um bug usado em outro item
Wikidata:Database reports/identical birth and death dates
baseado em date of birth (P569) e date of death (P570)
Wikidata:Database reports/Identified duplicates
itens com Wikimedia duplicated page (Q17362920) aguardando a fusão da Wikipédia
Wikidata:VIAF/cluster/linking to multiple Wikidata items
itens que, de acordo com o VIAF (consulte VIAF ID (P214)), estão relacionados à mesma pessoa - o VIAF às vezes pode estar errado

Outras páginas e projetos em Category:Merge candidates

Sinta-se à vontade para adicionar mais páginas úteis ou excluir aquelas que não são atualizadas ativamente!

desmergeando

O cancelamento de uma mesclagem incorreta pode ser feito em algumas etapas:

  1. Vá para a página do histórico do item no qual a mesclagem foi feita e restaure a revisão imediatamente antes da mesclagem.
  2. Vá para a página de histórico do item mesclado e restaure a revisão imediatamente antes da mesclagem.

A ordem é importante (especialmente se o item tiver links de site) porque os artigos podem ser vinculados a no máximo um item. Portanto, eles devem primeiro ser excluídos no item que obteve todos os links antes que possam ser restaurados no outro.

Alguns bots (KrBot por exemplo) são conhecidos por substituir os itens redirecionados em declarações com seus redirecionamentos de destino em um determinado período de tempo (24 horas para KrBot) após a mesclagem. A próxima etapa é fazer ping nos proprietários de bot (como Ivan A. Krestinin) para que eles possam executar o código para cancelar o caso esse período de tempo passou e algum bot fez a substituição, para que as declarações possam ser restaurado com o item certo. O KrBot cria edit groups ao corrigir redirecionamentos, que podem ser revertidos em massa usando a ferramenta EditGroups.

Em um tópico intimamente relacionado, a página de ajuda Help:Split an item irá lhe ajudar se o item não tiver sido mesclado, mas se as declarações sobre dois tópicos estiverem misturadas em um único item por algum motivo. Ela contém orientações sobre como dividir as declarações em dois itens sem reinserir as informações manualmente.

Ver também

Para páginas de ajuda relacionadas, consulte:

Para obter informações e orientações adicionais, consulte:

  • Project chat, for discussing all and any aspects of Wikidata
  • Wikidata:Glossary, the glossary of terms used in this and other Help pages
  • Help:FAQ, frequently asked questions asked and answered by the Wikidata community
  • Help:Contents, the Help portal featuring all the documentation available for Wikidata