This page is a translated version of the page Help:Items and the translation is 100% complete.

Wikidata é a base de conhecimento livre que qualquer um pode editar. Assim como a Wikipédia, o Wikidata é construído no pacote wiki MediaWiki, o que significa que o conteúdo das páginas (assim como esse aqui!) pode ser acrescentado, modificado ou excluído em colaboração com outros. Diferente da Wikipédia, o Wikidata também usa o software Wikibase que permite edições colaborativas de dados estruturados.

Entendendo itens

 
Itens e seus dados são interligados.

Na Wikidata, items são usados para representar todas as "coisas" do conhecimento humano, incluindo tópicos, conceitos e objetos. Por exemplo, as "Olimpíadas de Verão de 1988", "amor", "Elvis Presley" e "gorila" são todos itens na Wikidata.

Para aqueles que estão familiarizados com a Wikipédia, pode ser inicialmente tentador pensar nos itens como a versão Wikidata dos artigos da Wikipédia. Embora tanto os itens como os artigos sejam páginas que armazenam informação sobre diferentes conceitos ou temas do conhecimento humano, é importante ter em mente que o Wikidata não é só um banco de dados de conteúdo da Wikipédia. Na verdade, o Wikidata é mais semelhante ao Wikimedia Commons, o repositório de arquivos de mídia, do que à Wikipédia-mas em vez de arquivos de mídia, o Wikidata oferece armazenamento centralizado para acesso aos dados estruturados por todos os projetos Wikimedia, também para uso em sites externos.

Existem algumas características importantes sobre os itens que contribuem para o sucesso do Wikidata:

Itens notáveis

Os itens do Wikidata são considerados notáveis. Isso significa pelo menos uma das três coisas:

  • uma página correspondente em um site Wikimedia como a Wikipedia, Wikivoyage, Wikisource, Wikiquote, Wikiversity, ou Wikimedia Commons,
  • uma entidade conceitual ou material claramente identificável que pode ser descrita utilizando referências sérias e publicamente disponíveis ou
  • o item atende a uma necessidade estrutural. Para mais informações consulte o nosso política de notabilidade.

Itens únicos

Os itens também são únicos. Cada item deve representar um conceito ​​ou objeto claramente identificável, ou uma instância de um conceito ou objeto claramente identificável. Por exemplo, no Wikidata podemos ter itens tanto para o conceito de planet (Q634) e uma instância de um planeta, Earth (Q2).

Vinculando itens

Os itens também podem e devem ser vinculados uns aos outros. Cada item tem um identificador único (começando com um prefixo Q) e sua própria página no namespace principal do Wikidata. Por exemplo, para os itens indicados acima, as respectivas páginas de objeto são 1988 Summer Olympics (Q8470), love (Q316), Elvis Presley (Q303) e Gorilla (Q36611). É nessas páginas onde todos os dados para cada item são adicionados, editados e mantidos, principalmente na forma de declarações.

As páginas também permitem que os itens sejam vinculados para que todos os dados do Wikidata possam ser interligados. Um link para outra página geralmente é adicionado como "propriedade" clicando em "editar" na seção "declarações". Se nenhuma propriedade apropriada estiver listada ainda, ela pode ser adicionada clicando em "+ adicionar" na parte inferior da seção 'declarações'. Consulte: #Adicionando a uma página de item existente.

Propriedades típicas para vincular um item a outro:

Exemplo:

  1. Albert Einstein's brain (Q2464312) é part of (P361): Albert Einstein (Q937).
  2. Albert Einstein (Q937) é uma instance of (P31): human (Q5).
  3. human (Q5) é uma subclass of (P279): mammal (Q7377).
  4. mammal (Q7377) has part(s) (P527): mammary gland (Q189961).

Fora das páginas de itens, links para itens geralmente podem ser colocados adicionando o prefixo "Q|" para o número do item e colocando-o entre colchetes, ex.: {{Q|8470}}1988 Summer Olympics (Q8470)

Criando um novo item

 
Criar um novo item escolhendo "Criar um objeto novo" no menu à esquerda
 
Insira o rótulo e a descrição do novo item
 
Edite o item "Marie Curie"
 
Adicione um link de site

Guias passo-a-passo para noções básicas de edição de itens do Wikidata: Wikidata:Tours

Antes de criar uma página para um item, é uma boa ideia se certificar que a Wikidata ainda não tenha uma página para esse item. A melhor maneira de ver se o Wikidata já tem uma página sobre o item que você deseja adicionar é usar a pesquisa item por título

A página de pesquisa de item por título tem dois campos de entrada que são designados para pesquisar itens que já tem uma página no site da Wikimedia e pode estar no sistema da Wikidata. O campo esquerdo, que diz "Site:" é onde você coloca o idioma da página do site da Wikimedia que corresponde ao item que deseja adicionar. A maioria dos sites Wikimedia tem edições equivalentes para diferentes idiomas que são representados por um código. Por exemplo, o código para Inglês é en e o código para o Francês é fr. Este código pode ser encontrado na URL; assim en.wiktionary.org é o Wikcionário em Inglês e en.wikipedia.org é a Wikipédia em Inglês, enquanto fr.wiktionary.org é o Wikcionário em Francês e fr.wikipedia é a Wikipédia em Francês. Uma captura de tela que mostra onde localizar um código de idioma para um site da Wikimedia está disponível aqui.

Para o segundo campo, "Page:", você deve colocar o título exato da página como aparece no topo da página em seu site Wikimedia. Isso é importante para recuperar o item correto porque pode haver vários itens com o mesmo rótulo no Wikidata. Por exemplo, se você quiser saber se já existe uma página de item para capital (o conceito referente à ativos não financeiros) no Wikidata, você deve pesquisar "capital (economia)"—o título da página na Wikipédia-e não "capital" que, em vez disso, daria a você a página do item para a Página de desambiguação da Wikipedia sobre capital.

Quando o Wikidata já tiver uma página sobre esse item, a pesquisa te levará a essa página.

Se algum item estiver faltando, você mesmo pode criar. Você pode fazer isso clicando no link fornecido na parte inferior da página de pesquisa de item por título quando uma pesquisa não for bem-sucedida ou clicando em 'Create a new Item' no menu à esquerda. De qualquer um dos links, você será levado a uma página que solicita que você dê ao novo item um rótulo e uma descrição. Se você usou a pesquisa de item por título, a interface também incluirá os dois campos que você preencheu durante a pesquisa. Se você usou o Create a new Item link, não se preocupe sobre não ter aqueles- você pode preenchê-los posteriormente. Quando você acabar, clique em "Create".

Adicionando a uma página de item existente

Além de um rótulo e uma descrição os dois outros elementos de uma página de item que devem ser preenchidos são o apelidos e o links de sites. Esses quatro elementos de uma página de item são multilíngues, o que significa que eles são mostrados e inseridos por colaboradores para um idioma específico. Também é possível adicionar e ver esses elementos em vários idiomas (o que você pode querer fazer se for fluente em mais de um idioma); para obter informações sobre como configurar suas preferências de idioma no Wikidata, consulte Help:Multilingual.

Um rótulo é o nome mais comum pelo qual um item seria conhecido. Rótulos são adicionados aos campos de texto na parte superior da página de um item na coluna 'Label'. Clique em "edit", digite o rótulo, e clique em "publish". Uma descrição é uma frase curta designada para desambiguar a página em questão de outras páginas com rótulos iguais ou semelhantes. As descrições são adicionadas da mesma forma que os rótulos, para a coluna "Description". Consulte Help:Label e Help:Description para saber mais sobre como usar rótulos e descrições.

Você pode adicionar apelidos clicando no botão "edit" na parte superior da página de um item na coluna "Also known as". Você poderá inserir o primeiro apelido no campo, momento em que um segundo campo aparecerá. Continue preenchendo em apelidos até que você não tenha mais nomes alternativos para adicionar, depois clique em "publish". Consulte Help:Aliases para saber mais sobre o uso de apelidos.

Para adicionar um link de site para o Wikidata, vá para a seção(ões) abaixo do(s) título(s) apropriado(s), por exemplo "Wikipedia" ou "Wikiquote" e clique em "edit" ao lado do título. No botão do grupo de site de links você receberá dois campos em branco: um campo à esquerda que diz "wiki" e (mostrado após o preenchimento correto de um primeiro campo) um campo à direita que diz "page". O campo esquerdo é onde você coloca o idioma da página do site Wikimedia ao qual o item corresponde. O campo da direita é onde você coloca o título da página conforme aparece no site da Wikimedia. Ambos os campos contêm menus suspensos que o ajudarão a preencher as informações assim que começar a digitar. Depois de preencher os dois campos, clique em "publish". Veja Help:Sitelinks para mais informação.

Observe: Quando clicar em qualquer "edit" ou "+ add" antes que a página esteja totalmente carregada, você pode ser levado a uma página separada com uma interface especial. Isso também permitirá que você faça as mudanças pretendidas, mas é mais difícil de usar. Se a página não aparecer, conforme mostrado nas imagens à direita após clicar em "edit" ou "+ add", você pode querer voltar, espere o navegador terminar de carregar a página (geralmente há uma indicação no topo da aba do navegador) e clique em "edit" ou "+ add" novamente.

Exemplos dos quatro campos preenchidos para o item Marie Curie (Q7186)

Language Item Label Description Aliases Link para a página da Wikipédia
inglês (en) Q7186 Marie Curie Polish and French physicist and chemist (1867–1934) Maria Salomea Skłodowska; Marie Skłodowska-Curie Marie Curie
francês (fr) Q7186 Marie Curie physicienne et chimiste polonaise et française Maria Salomea Skłodowska herb Dołęga; Maria Skłodowska-Curie; Marie Sklodowska-Curie; Maria Skłodowska Marie Curie
polonês (pl) Q7186 Maria Skłodowska-Curie polsko-francuska uczona, noblistka z fizyki i chemii Maria Curie-Skłodowska; Marie Curie; Maria Skłodowska Maria Skłodowska-Curie


Editando uma página de item

 
Como uma página de item é criada

Todos os quatro campos, o rótulo, a descrição, apelidos, e site de links, são editáveis. Para editar um elemento existente, clique no botão "edit" e em seguida, insira as informações novas ou atualizadas. Depois, clique em "publish". Se um apelido ou site de link está incorreto, você pode remove-lô. Para fazer isso, primeiro clique no botão "edit" e, em seguida, exclua o apelido que deseja remover ou clique no ícone de lixeira do site de link que deseja remover. Depois clique em "publish". O elemento desaparecerá imediatamente e será removido do banco de dados.

Documentação para itens

O template {{Item documentation}} fornece documentação para itens. Pode ser adicionado na página de discussão de um item. Consulte Talk:Q56061 para um exemplo de administrative territorial entity (Q56061).

Eliminando uma página de item

Somente administradores podem excluir itens. Exclusões são feitas via Wikidata:Requests for deletes. Por favor, dê um breve motivo.

Ver também

Wikidata:Sandbox -- Esta é uma sandbox para testar mudanças nos itens.

Para páginas de ajuda relacionadas, consulte:

  • Ajuda:Rótulo, que explica o que são os rótulos e quais as regras que eles seguem
  • Ajuda:Descrição, que explica o que são descrições e quais as regras que estas seguem
  • Help:Apelidos, que explica o que são apelidos e quais regras eles seguem
  • Help:Statements, que explica o que são declarações e quais regras elas seguem
  • Help:Sitelinks, que explica o que são site de links e quais regras eles seguem
  • Help:Merge, que explica como mesclar itens (no caso links de interwiki para artigos da Wikipedia em idiomas diferentes, mas sobre o mesmo assunto, existem em mais de uma página do Wikidata)

Para informações e orientações adicionais, consulte:

  • Project chat, for discussing all and any aspects of Wikidata
  • Wikidata:Glossary, the glossary of terms used in this and other Help pages
  • Help:FAQ, frequently asked questions asked and answered by the Wikidata community
  • Help:Contents, the Help portal featuring all the documentation available for Wikidata