Help:Perguntas frequentes

This page is a translated version of the page Help:FAQ and the translation is 87% complete.
Outdated translations are marked like this.

Geral

  1. Onde posso encontrar a página Perguntas Frequentes (FAQ) no meu idioma?
    Veja a caixa "Outros idiomas" no alto desta página e selecione o seu idioma. Se o seu idioma não aparecer, significa que a página ainda não foi traduzida para sua língua. Para configurar uma cadeia de idiomas secundários para que o Wikidata automaticamente mostre conteúdo em um alternativo quando o seu idioma principal não estiver disponível, veja Help:Navigating Wikidata/User Options.
  2. Como posso mudar minhas configurações de idioma? É possível editar dados em mais de uma língua?
    Existem algumas opções para configurar suas preferências de idioma no Wikidata, mas a extensão Babel é a melhor opção para usuários multilíngues que vão contribuir no Wikidata. A extensão permite aos usuários visualizar e adicionar facilmente informações aos campos da página de um item (especificamente rótulos, descrições e nomes alternativos) em múltiplos idiomas. Você pode ativar a extensão Babel adicionando a predefinição #babel à sua página de usuário — por favor veja Help:Navigating Wikidata/User Options para mais detalhes.

Terminologia

  1. Qual é a diferença entre declarações, propriedades e qualificadores? Onde posso encontrar mais informações sobre a terminologia do Wikidata?
    O glossário é um bom lugar para começar. As páginas de ajuda também fornecem um conteúdo introdutório sobre os conceitos mais importantes do Wikidata.
  2. O que são tipos de dados? Quais são suportados no Wikidata atualmente?
    Tipos de dados referem-se aos tipos de valores de dados que podem ser adicionados a uma propriedade em uma declaração. O tipo de dado de uma determinada propriedade restringe, portanto, o que pode ser usado como valor. Por exemplo, apenas texto pode ser adicionado como valor para a propriedade "cor", apenas números podem ser adicionados para a propriedade "população" e apenas formatos de arquivo podem ser adicionados para a propriedade "mídia do Commons". Para uma lista de tipos de dados atualmente suportados pelo Wikidata, veja Special:ListDatatypes. Outros tipos também estão em desenvolvimento e estarão disponíveis em breve. Para mais informações, veja Help:Properties.
  3. O que é um "conflito interwiki"? O que posso fazer a respeito?
    Um conflito interwiki ocorre quando dois ou mais itens existem para o mesmo conceito ou correspondem à mesma página em um site da Wikimedia, por exemplo, um artigo da Wikipédia. Por favor relate conflitos em Wikidata:Interwiki conflicts. Veja também Help:Merge.

Contribuição

  1. Sou novo aqui. O que há para fazer e como posso ajudar?
    Bem vindo(a)! Estamos muito felizes por ter você aqui! Há muitas oportunidades de contribuir para o Wikidata, desde melhorar e traduzir documentação até planejar e propor novas propriedades para suporte de dados. Se você está procurando maneiras de participar, recomendamos que consulte Wikidata:Contribute para ter uma visão geral dos diferentes papéis e atividades disponíveis para usuários (além da edição de dados).
  2. O que devo editar?
    Se você sabe editar e quer uma tarefa pequena para começar, clique aqui para melhorar um item aleatório (esse link também está sempre disponível no menu da esquerda como "Página aleatória"). User:Magnus Manske desenvolveu também o jogo do Wikidata, uma interface dinâmica que permite que os usuários melhorem o Wikidata, uma declaração por vez. Você também pode trabalhar em um item específico para elevá-lo ao status de "item de exibição". Itens de exibição são itens que representam plenamente a capacidade do Wikidata ao mostrar em detalhes os dados que podem ser armazenados no Wikidata. Um item de exibição deve ter pelo menos 10 declarações, bem como outros atributos. Para mais informações, veja Wikidata:Showcase items.
  3. Onde posso conseguir ajuda?
    Sua primeira parada deve ser o portal de ajuda, onde você encontrará toda a documentação relacionada ao uso e edição no Wikidata. Se ainda estiver encalhado, poste uma mensagem na Esplanada.
  4. O que é uma força-tarefa?
    Wikiprojetos no Wikidata são grupos de usuários que trabalham juntos para melhorar o conteúdo e cobertura em uma área de tópicos específica. Este trabalho varia e pode incluir discussão e propostas de novas propriedades para suportar esta área de tópicos, desenvolvimento de diretrizes para o uso apropriado de propriedades, aproximação com projetos relacionados e bancos de dados vinculados a serem incluídos no Wikidata, criação de materiais para suportar editores de dados (por exemplo, fontes fiáveis de informação para o tópico) e mais. Qualquer usuário pode juntar-se a um Wikiprojeto ou criar sua própria. Para uma lista atualizada de Wikiprojetos, por favor clique aqui.

Edição

  1. Não consigo ver um botão principal para "editar" a página de um item ou de uma propriedade. Onde ele está? Por que eu não posso ver o código-fonte em sintaxe wiki para todas as páginas?
    Enquanto o Wikidata é construído com o pacote wiki do MediaWiki, ele também usa o software Wikibase que permite um tipo especial de edição apenas para dados estruturados. No Wikidata, o domínio principal e o domínio de propriedade são reservados para edição de dados. Para páginas nesses domínios você pode somente editar as respectivas partes de um item ou uma propriedade usando os vários links de edição. Também não é possível ver a sintaxe wiki destas páginas. Para mais informações sobre edição de itens e propriedades, leia Help:Items e Help:Properties.
  2. Como crio uma nova página? E um novo item?
    Páginas fora do domínio principal e de propriedade são criadas da mesma forma que nos outros sites da Wikimedia. Para criar um novo item, use a página de novo item (você também pode acessá-la clicando em "Create a new Item" no menu da esquerda). Para instruções mais detalhadas sobre como criar itens, veja Help:Items.
    Propriedades só podem ser criadas por criadores de propriedades e administradores. Para propor uma nova propriedade, veja Wikidata:Propostas de propriedade.
  3. Eu prefiro um sumário de edição a uma página de discussão para explicar edições menores. Vocês poderiam por favor ativar os sumários de edição?
    Desculpe, sumários de edição não estão disponíveis para edições feitas em páginas de itens e de propriedades. No entanto, você pode adicionar um sumário de edição quando reverter ou desfizer uma edição (quer seja um trabalho seu ou de outra pessoa). Para desfazer uma edição clique na aba "Ver histórico", selecione a revisão que gostaria de alterar e clique em desfazer.
  4. Criei um item acidentalmente e gostaria que ele fosse apagado. Onde posso pedir ajuda?
    Tente Pedidos de eliminação. Há também um gadget que você pode ativar em suas preferências, chamado "RequestDeletion", que pode ajudar neste processo. Se outro item existir para aquele que você criou e agora quer apagar, veja também Ajuda:Fusão.
  5. Como posso fundir dois itens?
    Veja Ajuda:Fusão para instruções detalhadas. Há também um gadget que você pode ativar em suas preferências chamado "Merge" que pode ajudar neste processo.
  6. Como apago links de site incorretos de um item?
    Para deletar um link de site (sitelink) de um item, clique no botão [editar], à direita do sitelink e selecione "remover". Depois que isso for feito, por favor adicione o link de site apagado ao item correto ou crie um novo item para ele, se um ainda não existir. Há também um gadget que você pode ativar em suas preferências chamado "Move", que pode ajudar neste procedimento. Nos casos em que suas alterações não são óbvias ou diretas, você pode deixar um aviso na página de discussão dos itens. Para mais informações, veja Ajuda:Fusão e Ajuda:Links de site.
  7. O que são fontes? Como devo utilizá-las?
    No Wikidata, referências são usadas para apontar fontes específicas (ou seja, fontes de informação) que dão credibilidade aos dados fornecidos em uma declaração. Exemplos de fontes incluem livros, publicações científicas e artigos de jornais. Para aprender a adicionar referências a uma declaração, veja Ajuda:Fontes.
  8. Há um item que já tem um link de site na Wikipédia em idioma X. Quero adicionar um segundo link de site ao item, para outro artigo na Wikipédia em idioma X que também se encaixa, mas não é possível. O que devo fazer?
    O Wikidata permite apenas um link de site por item para cada idioma. Você verá uma mensagem de erro quando tentar adicionar um novo link de site a uma página de item se esse link já foi adicionado a outra página de item. Para mais informações, veja Ajuda:links de site.
  9. Tentei adicionar um link de site a um item, mas quando tentei salvar recebi uma mensagem de erro. O que devo fazer?
    O Wikidata permite apenas um link de site por item para cada idioma. Se você recebeu uma mensagem de erro mas acredita que o item que está editando é o mais adequado para este link de site, você poderá precisar fundir dois itens. Por favor, consulte Ajuda:Fusão ou visite Conflitos interwiki para relatar um conflito.
  10. Como adiciono um link de site para um item em uma seção de uma página maior, por exemplo en:Han Dynasty#Eastern Han na Wikipédia?
    Links de site do Wikidata não suportam âncoras (links para uma seção específica de uma página). É, no entanto, possível manter links de site para âncoras fora do Wikidata e localmente nos sites da Wikimedia usando inline links. Para informações, consulte Ajuda:Links de site. Se houver um redirecionamento apontando para a âncora em questão, você usa ligações internas para apontar para a página de redirecionamento em vez da âncora na página alvo. Se não houver nem mesmo redirecionamento, se o item em questão é comum o bastante para justificar um redirecionamento, você deve considerar a criação de um para esse propósito.
  11. Como faço para vincular duas páginas no idioma A a uma página no idioma B, por exemplo en:Cirth e en:Tengwar a de:Tengwar und Certar?
    O Wikidata pode vincular somente em uma base de um para um, então estas situações devem ser resolvidas da mesma maneira que links de âncora (veja a pergunta anterior). Se um idioma A permite ligações em linha, você pode adicionar uma ligação em linha direta para as páginas da tradução para o idioma A. Ou melhor, se o idioma A permitir ligações locais, você pode usar redirecionamentos no idioma B para indiretamente apontar para a página alvo desejada. Entretanto, alguns idiomas estão com interlinks desativados; nestes casos, não será possível adicionar ligações para traduções.
  12. Como posso encontrar propriedades disponíveis para usar no Wikidata? Como saberei qual propriedade usar quando fizer edições no Wikidata?
    Por favor, consulte Wikidata:List of properties/all para ver uma lista de propriedades, mantida pela comunidade. Há também uma página sobre propriedades comumente usadas, com recomendações e exemplos, em propriedades frequentemente usadas. Quando pesquisar propriedades usando a barra de busca principal do site, por favor use "P:" como prefixo nos seus termos de busca, para garantir que a pesquisa seja feita no domínio de propriedades. Se você está incerto de que a propriedade que está usando é a mais apropriada para uma declaração, consulte a página de discussão da propriedade ou pergunte na Esplanada. Se você é relativamente novo na edição de dados, talvez você queira ver alguns itens em exibição. Itens em exibição são itens que representam plenamente a capacidade do Wikidata ao mostrar em detalhes os dados que podem ser armazenados no Wikidata. Eles podem servir como exemplos valiosos de quais propriedades usar em diferentes tipos de itens. Por favor veja Itens em exibição para mais informações e exemplos.
  13. De acordo com o histórico de um item que modifiquei, o número de bytes aumentou ou diminuiu significativamente, apesar de eu ter feito apenas uma pequena alteração. Por que isso aconteceu?
    O histórico mostra o número de bytes modificados na estrutura interna de dados do item no banco de dados. phab:T41189 foi registrado sobre isso.
  14. Eu quero adicionar um rótulo/descrição/alias para um novo idioma mas quando eu clico em "editar" ele não mostra o idioma. Como eu posso adicionar?
    Por enquanto isso não é possível por padrão, veja phab:T126510. Os idiomas mostrados por padrão podem ser customizados, veja Help:Navigating Wikidata/User Options. Usuários registrados podem ativar o gadget labelLister. Ou você pode usar Special:SetLabelDescriptionAliases.

Navegação no site

  1. Não entendo os nomes de URL. QXXX. Q142?P1082? O que as letras e números significam?
    Todas as páginas no domínio principal e de propriedade terminam com um identificador único, no formato Q### ou P###. Esses identificadores representam itens e propriedades do Wikidata, respectivamente — por exemplo, Q142 é para o item sobre a França e 1082 é para a propriedade de população. Os números em identificadores são designados na ordem em que os itens e propriedades foram criados no Wikidata. Ao usar códigos identificadores, o Wikidata pode suportar entradas de dados multilíngues sem favorecer nenhuma língua em particular.
  2. Como funciona a pesquisa?
    As duas opções principais de busca são a pesquisa e item por título. A primeira é a busca mais abrangente possível, englobando idiomas e domínios. A segunda opção efetua a busca no domínio principal apenas por um item do Wikidata no idioma selecionado, que tenha o título idêntico ao valor fornecido. Por favor, tente ambas as opções para garantir que você encontre um item existente. Para mais informações, veja navegando no Wikidata.
  3. Para o que destina-se o domínio principal do Wikidata?
    O domínio principal do Wikidata é reservado apenas para itens. Páginas nesse domínio são conhecidas como páginas de item e são intituladas de acordo com seu identificador único (Q###). Para mais informações sobre domínios do Wikidata, veja Help:Namespaces.

Outros sites da Wikimedia

  1. Como posso utilizar os dados do Wikidata no meu projeto da Wikimedia?
    Se o Wikidata foi integrado à sua wiki, você pode acessar esses dados usando uma função parser ou um módulo em Lua. Predefinições podem ser feitas para facilitar o acesso aos dados pelos contribuidores. Veja Como usar os dados em projetos Wikimedia.
  2. Quando o Wikidata será integrado com o Incubator e a Wikiversidade Beta?
    Atualmente isso não é suportado pelo software da Wikibase. Wikibase assume que uma wiki só tem uma página sobre um determinado tópico, e para mudar isso seria necessário mexer no código. Para mais informações, veja phab:T54971.
  3. Os artigos destacados da Wikipédia, artigos bons e outras páginas de qualidade serão destacados de alguma forma no Wikidata?
    Diversos emblemas estão disponíveis, veja Special:SetSiteLink. Se você quiser adicionar um novo emblema que não esteja na lista, você pode contatar a equipe de desenvolvimento.
  4. Como eu posso criar um link para o Wikidata a partir das Wikipédias ou outros sites da Wikimedia?
    Conforme o Meta-Wiki, adicione [[d:Q39715]] ou [[d:Special:ItemByTitle/enwiki/Lighthouse]] ao wikitexto da página de site da Wikimedia.
  5. Acabei de adicionar um link de site a um item para uma nova página em outro site da Wikimedia. Quanto tempo vai levar até que os links de site apareçam lá?
    Normalmente não mais que alguns minutos. Você pode visualizar links de site imediatamente limpando o respectivo cache da página do site da Wikimedia (você pode fazer isso adicionando ?purge no final da URL). Para mais informações sobre como adicionar links de site, veja links de site.
  6. Eu posso editar o Wikidata diretamente nos artigos de outros projetos da Wikimedia?
    Atualmente isso não é possível. Mas, no futuro, editores de outros projetos Wikimedia não necessariamente precisarão ir ao Wikidata para editar os dados que eles usam do Wikidata. Isso está sendo pensado em phab:T136599. Fora isso, há alguns gadgets de terceiros para isso: WE-Framework é um exemplo.
  7. Como faço pra associar uma categoria do Commons ao Wikidata?
    Uma categoria do Commons deve ser ligada com um item de categoria do Wikidata sempre que possível, na seção de "outros sites", por exemplo, como em Category:London (Q7149656). Uma declaração Commons category (P373) também é adicionada no item principal correspondente, London (Q84), uma vez que alguns softwares não irão pesquisar itens de categorias para encontrar a categoria do Commons. Caso não haja um item de categoria, a categoria do Commons pode ser adicionada na seção de "outros sites" de um item principal, por exemplo, como em Old War Office Building (Q58454576). Há um bot que adiciona declarações Commons category (P373), então não é necessário fazer manualmente.

Wikipédia e Wikidata

How Wikidata integrates with Wikipedia, as the most high-profile project in the Wikimedia movement, brings up some common questions and concerns. For more information see Wikidata:Wikidata in Wikimedia projects.

  1. Como Wikidata é usado pela Wikipédia?
    Wikidata já é usado para um número de funções na Wikipédia. Algumas destas são de certa forma opacas ao usuário, e algumas são mais facilmente vistas. Uma análise mais completa pode ser encontrada em Wikidata:Wikidata in Wikimedia projects.
    Since 2013, all interlanguage links have been handled by Wikidata. The identifiers in the "Authority Control" box at the bottom of many articles in Wikipedia editions are also drawn from Wikidata. A number of Wikipedia language editions also now make extensive use of Wikidata-driven infoboxes.
    In 2017, Interlingua Wikipedia had 100% of its articles using infoboxes and none contained any local data, and Catalan Wikipedia reported that more than 300,000 of its 600,000 articles (or about 58%) used infoboxes derived from Wikidata. French Wikipedia also has tens of thousands of infoboxes created from Wikidata. However, interestingly, English Wikipedia has not adopted Wikidata-driven infoboxes in any large scale as the community debates how much to use them.
  2. How does Wikidata handle vandalism?
    Wikidata makes use of recent changes patrolling, as well as ORES, an AI tool which helps to find possible bad-faith edits. There are also some external tools which allow users to review changes in a certain scope (eg. their language). Still, Wikidata tends to have a much lower level of vandalism than Wikipedia, largely because it is relatively new and lower profile. However, since it is being used more in information boxes and authority control records, it may face more challenges.
  3. Does Wikidata have a Biography of Living Persons (BLP) policy?
    In 2018, Wikidata:Living people is adopted as an official policy.

Outro

  1. Como posso fazer uma lista dos artigos?
    Procure o item e anote o número Q, em seguida, substitua 42 com ele neste URL https://www.wikidata.org/w/api.php?action=wbgetentities&format=xml&props=sitelinks&ids=Q42
  2. How do I directly link to a specific Wikipedia resource using the Wikidata item identifier number?
    Use the Special:GoToLinkedPage form. In the first field (Site), enter the language and site code (e.g. "enwiki"). In the second field (Item id), enter the item id, including the Q prefix (e.g. "Q2063748"). Alternatively, you may specify the parameters directly in the link (e.g. Special:GoToLinkedPage/enwiki/Q2063748).

Veja também