Esplanada do projeto Wikidata
Local utilizado para discutir quaisquer e todos os aspetos do Wikidata: o projeto propriamente dito, políticas e propostas, itens de dados individuais, problemas técnicos, etc.
Por favor, consulte as perguntas mais frequentes para ver se a sua questão já foi respondida.
Utilize {{Q}} ou {{P}}, a primeira vez que mencionar um item, ou propriedade, respetivamente.
Os pedidos para eliminações podem ser efetuados aqui. As instruções de fusão podem ser encontradas aqui.
Canal IRC: #wikidataconnect
Grupo Telegram da Wikidata

Discussão sobre Processo Estratégico recomeça em janeiro edit

 
Linha do tempo até junho de 2020.

Boa tarde a todos!

Venho à Esplanada apenas para deixar um breve comunicado sobre o Processo Estratégico. Na segunda metade de janeiro, recomeçaremos as discussões sobre o processo, de modo similar ao iniciado em 2019. Desta vez, entretanto, o objetivo não será mais o de criar ideias e elaborar recomendações. Agora que as recomendações já foram criadas, nosso objetivo será o de validar as recomendações, aprovando ou desaprovando e dando nossa contribuição sobre como elas podem ser melhoradas ou como podem ser melhor implementadas. Podemos, por exemplo, expor nossa noção sobre quão urgente ou importante é determinada recomendação ou sinalizar quais recomendações podem ser implementadas posteriormente.

Nas últimas semanas, os Escritores têm trabalhado no resumo das 89 recomendações. Esse material - ainda em formação - será o objeto de análise e validação por parte da comunidade. O início das discussões está previsto para a segunda metade de janeiro de 2020, como pode ser acompanhado em nossa Linha do Tempo.

Por último, gostaria de divulgar esta lista de mensagens criada com o objetivo de informar aos interessados sobre o Processo Estratégico. Nela, serão enviadas mensagens indicando etapas do processo, mensagens importantes do Core Team e qualquer material específico sobre nossas discussões. Caso queiram receber as mensagens, podem entrar em contato comigo ou adicionar o nome na lista. É esperado que o fluxo seja baixo, com uma mensagem por semana.

Fico à disposição para qualquer dúvida ou comentário. Nos vemos em breve! LTeles (WMF) (talk) 19:37, 5 January 2020 (UTC)Reply

Copiado Vladimir Dmitriyevich Blavatsky (talk) 10:44, 2 May 2022 (UTC)Reply

Criação da "instância" "universidade da terceira idade/ universidade para seniores", "university of the third age" edit

Tentei criar a dita instância em [1], mas até ao presente não me parece que tenha havido resposta. Talvez o local onde coloquei o pedido não fosse o adequado, pois destina-se à criação de propriedades.

A justificação para a existência da dita instância é a existência de inúmeras universidades deste tipo, dezenas em Portugal e muitas mais noutros países. Gostava de criar fichas na Wikidata sobre os vários casos documentados de universidades da terceira idade, mas julgo que não os posso caracterizar (instância de) como tal.

Alguém pode fazer seguir o pedido da criação da instância, ou esclarecer-me caso já exista? Agradecido e saudações, GualdimG (talk) 08:53, 9 January 2020 (UTC)Reply

  Done com a intervenção de GoEThe a quem agradeço a atenção dada ao assunto e a resolução do mesmo. A solução passou pela criação do item Q81530726 "universidade sénior". GualdimG (talk) 18:40, 9 January 2020 (UTC)Reply

"Português do Brasil" e "Português" edit

Em primeiro lugar, desculpem-me se não me expresso bem em inglês e prefira escrever em minha língua.

Nas fichas referentes a filmes (por exemplo, Q6033771), logo no topo, aparece uma caixa para "mais idiomas". Para a língua portuguesa, aparecem duas entradas: Português do Brasil e Português.

Ora, há dois problemas aí. O primeiro é que, se existe português do Brasil, então existe o "de Portugal" ou, como dizemos, o português europeu. Nem a variante falada em Portugal por 11 milhões de pessoas nem a variante falada no Brasil por 230 milhões são o padrão da Wikipédia lusófona, por isso não se justifica aparecer apenas como "português".

Dito isso, vamos ao segundo problema, o principal. A diferença em títulos dos filmes não se deve a diferenças linguísticas, mas a mera escolha da distribuidora. Ora, tanto o título-BRA O Vento Será Tua Herança como o título-PRT Herança do Vento (traduções para en:Inherit the Wind (1999 film)) estão na mesma língua, são perfeitamente inteligíveis nos dois lados do Atlântico.

Por isso peço a alguém que altere essas entradas para título no Brasil e título em Portugal, respectivamente, em nome da exatidão dos fatos.

Respeitosamente,

Yanguas (talk) 21:17, 9 January 2020 (UTC)Reply

Yanguas Ali no topo se trata da descrição. Poderíamos adotar uma prática de colocar ambos títulos nas duas variantes, mas não é possível alterar o campo (para título em país) somente para items que sejam filmes. Vou verificar sobre o uso de somente "português" para a variante européia, de fato não é adequado. Chico Venancio (talk) 15:16, 15 January 2020 (UTC)Reply

Pesquisa de interesse sobre primeira Wiki Conferência Brasil edit

Queremos organizar uma conferência nacional no Brasil ao fim de 2020. O primeiro passo é termos dados sobre o interesse e as preferências da comunidade na realização da conferência.

Peço que preencham a seguinte pesquisa.

Estou a disposição para quaisquer dúvidas ou sugestões. Chico Venancio (talk) 15:17, 15 January 2020 (UTC)Reply

Olá, a pesquisa já foi encerrada? Tenho interesse no evento, mas não consegui acessar o forms. TiagoLubiana (talk) 01:46, 18 February 2020 (UTC)Reply
@Chicocvenancio @TiagoLubiana infelizmente muito de nós estão em países distantes... tente entarar em contacto com a central da MediaWiki eles que são responsavéis pelos EVENTOS! Vladimir Dmitriyevich Blavatsky (talk) 10:47, 2 May 2022 (UTC)Reply

Essa pesquisa é feita no Google Forms estejam atentos à política de privacidade e aos termos de uso.

Movement Learning and Leadership Development Project edit

A equipe de desenvolvimento comunitário da Fundação Wikimedia está buscando aprender mais sobre a maneira como os voluntários aprendem e se desenvolvem para os diversos papéis que existem no movimento. Nosso objetivo é construir uma estrutura informada do movimento que forneça clareza compartilhada e descreva caminhos acessíveis sobre como crescer e desenvolver habilidades dentro do movimento. Para esse fim, estamos procurando falar com você, nossa comunidade, para aprender sobre sua jornada como voluntário da Wikimedia. Se você se juntou ontem ou esteve aqui desde o início, queremos ouvir sobre as muitas maneiras como os voluntários se juntam e contribuem para o nosso movimento.

Para saber mais sobre o projeto, visite a página no Meta. Se você estiver interessado em participar do projeto, preencha este formulário simples do Google. Embora possamos não ser capazes de falar com todos que manifestarem interesse, recomendamos que você preencha este breve formulário se estiver interessado em participar!

LMiranda (WMF), 14:03, 22 January 2020 (UTC)Reply

Wikimedia 2030 - Participe da última discussão sobre as recomendações edit

Resumo: A versão mais recente das recomendações está disponível para revisão pela comunidade e todos são convidados a deixar sua opinião sobre elas nesta página ou nas páginas indicadas.

Olá a todos! É com muita felicidade que informo que - finalmente - as 13 recomendações foram publicadas e estão disponíveis para leitura e podemos voltar a discutir sobre o Processo Estratégico. Ao mesmo tempo em que foram publicadas, as discussões da comunidade foram abertas. Esta provavelmente será a última oportunidade para que a comunidade em geral opine sobre as recomendações que pretendem ser implementadas até 2030 e temos até o dia 21 de fevereiro para opinar.

Portanto, estão todos convidados a deixarem suas opiniões sobre as recomendações, seja nesta página (abaixo) ou no Meta. Estou à disposição para responder a qualquer dúvida e fornecer mais esclarecimentos. Boa discussão a todos! LTeles (WMF) (talk) 21:22, 22 January 2020 (UTC)Reply


Recomendações edit

#1: Promover a sustentabilidade e a resiliência edit

Comentários:

#2: Criar mudança cultural para comunidades inclusivas edit

Comentários:

#3: Melhorar a experiência do usuário edit

Comentários:

#4: Oferecer segurança edit

Comentários:

#5: Assegurar a equidade nas tomadas de decisão edit

Comentários:

#6: Promover e desenvolver liderança distribuída edit

Comentários:

#7: Investir no desenvolvimento de habilidades edit

Comentários:

#8: Gerenciar conhecimento interno edit

Comentários:

#9: Coordenar as partes interessadas edit

Comentários:

#10: Priorizar tópicos para impacto edit

Comentários:

#11: Inovar em conhecimento livre edit

Comentários:

#12: Avaliar, iterar e adaptar edit

Comentários:

#13: Planejar a escalabilidade da infraestrutura edit

Comentários:


Comentários gerais edit

Stanisław Lem edit

Olá! Por algum motivo, a ligação entre o artigo Stanisław Lem e a en:wiki leva para a página Wikipedia: IPA for Polish. O mais estranho é que o artigo da pt:wiki é listado no item wikidata correto e tem as ligações corretas para todas as demais wikis, menos para a anglófona.Leon saudanha (talk) 02:16, 27 February 2020 (UTC)Reply

Corrigido pelo Tks4fish [2]. GoEThe (talk) 12:00, 28 February 2020 (UTC)Reply

Comunicado do Wiki Movimento Brasil sobre atividades no primeiro semestre edit

 

O Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil entra em contato com seus integrantes e parceiros, e toda a comunidade, sobre o impacto da pandemia de COVID-19 em nossas atividades. Seguimos a orientação da Fundação Wikimedia, que indica o cancelamento de todos os eventos presenciais, e buscamos quando possível transformar nossos eventos presenciais em atividades on-line. Essas mudanças foram realizadas em acordo com entidades parceiras com as quais as atividades abaixo estavam sendo organizadas.

Atividades que serão on-line

Atividades adiadas

Entendemos que esse tipo de situação, que nos leva a tomar as decisões acima descritas, pode gerar frustração e estresse. Se você estava inscrito em uma dessas atividades, deve receber em breve uma comunicação nossa, se já não lhe chegou.

A prioridade é obviamente o bem-estar de nossa comunidade e da população no geral. Agradeço aos membros do Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil o empenho na organização desses eventos, que realizaremos ou de outro modo ou mais tarde.

Aproveito para lembrar a todas e todos que um importante meio para conter a pandemia é exatamente o que nos une aqui, neste espaço: informação de qualidade. Convidamos os wikimedistas lusófonos a participarem ainda mais ativamente da criação e melhoria de conteúdos sobre o COVID-19. Boas edições. Em nome do Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil, --Joalpe (discussão) 20h11min de 13 de março de 2020 (UTC)

Wikidata Lab XXI: Referências bibliográficas estruturadas edit

 

Dia 4 de abril acontecerá o vigésimo primeiro Wikidata Lab. Desta vez o evento abordará estratégias para a estruturação de referências. O evento é remoto, gratuito e aberto a todas/os.

Esta é a vigésima primeira atividade de uma série de treinamentos para a integração dos projetos Wikidata e Wikipédia em português. As apresentações, fotografias e relatórios de impacto das outras atividades estão disponíveis para consulta em Wikidata Lab I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII e XIX e XX, respectivamente.

O "Wikidata Lab XXI: Referências bibliográficas estruturadas" irá ocorrer remotamente, em 4 de abril (sábado), das 10h às 16h30. As duas primeiras horas são um webinar; depois, há atividades práticas orientadas.

As atividades serão conduzidas pelo wikimedista Ederporto. O evento é oferecido pelo Wiki Movimento Brasil e pelo Museu Paulista da USP, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e realização da Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo e Goethe-Institut.

Mais informações: Visite a página do evento e inscreva-se. --Joalpe (talk) 16:45, 29 March 2020 (UTC)Reply

Link para a atividade, que começa em 35 minutos, é: [3]. Venham! --Joalpe (talk) 12:25, 4 April 2020 (UTC)Reply

Wikidata Lab XXII: Wikiprojeto COVID-19 edit

 

Dia 14 de abril acontecerá o vigésimo segundo Wikidata Lab. Desta vez o evento abordará o wikiprojeto COVID-19 no Wikidata e como pode contribuir com a estruturação de dados na Wikipédia. O evento é remoto, gratuito e aberto a todas/os.

Esta é a vigésima segunda atividade de uma série de treinamentos para a integração dos projetos Wikidata e Wikipédia em português. As apresentações, fotografias e relatórios de impacto das outras atividades estão disponíveis para consulta em Wikidata Lab I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI, respectivamente.

O "Wikidata Lab XXII: Wikiprojeto COVID-19" irá ocorrer remotamente, em 14 de abril (terça), das 10h às 16h30. As duas primeiras horas são um webinar; depois, há uma pausa e, daí, atividades práticas orientadas.

As atividades serão conduzidas pelo wikimedista TiagoLubiana. O evento é oferecido pelo Wiki Movimento Brasil. A palestra será em inglês.

Mais informações: Visite a página do evento e inscreva-se. --Joalpe (talk) 00:59, 8 April 2020 (UTC)Reply

Salve. Aqui o link direto: https://www.youtube.com/watch?v=FX3eLxpEuwc . Começamos em cinco minutos! --Joalpe (talk) 12:23, 14 April 2020 (UTC)Reply

Novo jogo de metadados - Povo Conta edit

 

Olá a todas e todos! Gostaria de apresentar um jogo de metadados criado no contexto do Projeto Novo Museu do Ipiranga: Povo Conta. O objetivo é contribuir com a descrição das obras do acervo do Museu do Ipiranga adicionando a quantidade de cada entidade descrita nas obras; Esta informação é então inserida no Wikidata. A ferramenta está disponível em português e inglês. Por favor, sugestões e apontamentos são muitíssimo bem-vindos! O link para a ferramenta é: https://tools.wmflabs.org/povoconta

Ederporto (talk) 22:20, 21 April 2020 (UTC)Reply

Maratona de edição São Paulo Fotográfica edit

 

Olá, pessoal! Convido todas e todos a participarem diretamente de suas casas da Editatona São Paulo fotográfica - maratona de edição de verbetes voltada à melhoria de conteúdos na Wikipédia em português sobre os pioneiros da fotografia em São Paulo, sua obra e o contexto em que trabalharam. O foco do evento será o acervo do Museu do Ipiranga e da iniciativa GLAM do Museu Paulista, que acontece desde 2017.

O evento será totalmente online. Às 10h, faremos transmissão das instruções sobre como e por que editar a Wikipédia. Haverá também a introdução à contribuição em outros projetos, como o Wikimedia Commons e o Wikidata, que têm afinidade com esta editatona. À tarde, ficaremos à disposição durante a tarde para tirar dúvidas e ajudar no processo de elaboração de verbetes por chat no Group.me. As maratonas anteriores estão disponíveis no canal do Wiki Movimento Brasil no Youtube.

Durante o evento, o participante que produzir mais bytes de conteúdo ganhará uma camiseta do Projeto Museu Paulista com o Wiki Movimento Brasil.

A editatona faz parte de uma série de eventos e atividades conduzidas pelo Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil e pelo Museu Paulista em 2020. Haverá pessoas ligadas ao museu estarão disponíveis para comentar aspectos do acervo, caso haja dúvidas.

Inscreva-se e ajude a divulgar!

  • Quando? 08/05, das 10h às 16h
  • Onde? na sua casa!
  • Mais informações e inscrições aqui.

Lembro aqui também que o Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga acontece até 15/06 - aproveite o momento de isolamento social para editar verbetes vinculados ao museu e concorra a prêmios de até 2.500,00 reais em vale-presentes e camisetas exclusivas do concurso. Boas edições! --Joalpe (talk) 14:42, 2 May 2020 (UTC)Reply

Wikimedia 2030 - Recomendações foram publicadas! edit

Caros colegas, em 2017 usuários do mundo inteiro começaram a discutir sobre a Estratégia do Movimento e como poderíamos mudar, para que, em 2030, os projetos da Wikimedia se tornassem infra-estrutura essencial para o ecossistema do conhecimento livre. É com enorme alegria, como em poucas vezes já tive ao fazer parte dessa comunidade, que comunico que as recomendações foram finalizadas e foram publicadas para serem lidas por todos. A versão anterior publicada em janeiro com 13 recomendações foi aperfeiçoada e resumida em 10 recomendações. Esta página (em inglês) traz as mudanças entre as versões. Há, ainda, outros documentos que trazem formas diferentes de leitura e podem ajudar no entendimento das recomendações:

As recomendações são uma síntese do trabalho de voluntários de funcionários da Wikimedia que trazem os pensamentos, críticas, sugestões de diferentes lugares e culturas sobre como podemos e devemos melhorar o nosso conteúdo em serviço e com equidade. As ideias foram elaboradas de forma que ajudem estrategicamente a comunidade durante esta década e sejam flexíveis o suficiente para que possam ser adaptadas para as diferentes necessidades locais e globais do nosso movimento. Agradeço aos que participaram, comentando nas wikis, nos chats, presencialmente e colaboraram para a criação desse robusto documento.

É tempo de celebrar essa conquista e nos preparar para a fase de implementação dessas ideias, que deve se iniciar no segundo semestre deste ano. Desejo uma boa leitura a todos e - apesar de esta ser a versão final - fiquem à vontade para continuarem com seus comentários sobre o documento. Forte abraço! LTeles (WMF) (talk) 02:25, 13 May 2020 (UTC)Reply

Vandalismo no Wikidata edit

Oi, gente,

Estou vendo um crescimento do vandalismo no Wikidata, em especial por pessoas no Brasil.

Exemplo aqui de IP que adicionou alguns vandalismos: [4]

A parte Wikidata:Community_portal/pt-br também foi vandalizada recentemente (já corrigi).

Queria saber: temos mecanismos aqui no Wikidata para semi-proteger páginas, ou coisas do tipo?


Obrigado!

TiagoLubiana (talk) 12:48, 5 June 2020 (UTC)Reply

Verdade, acabei de reverter um vandalismo. O Wikidata tem a mesma quantia de pessoas para vigiar, assim como na Wikipédia? Ishiai (talk) 10:22, 7 June 2020 (UTC)Reply
@TiagoLubiana, Ishiai: Se não me engano, Stanglavine é administrador neste projeto e pode expor como funcionam os procedimentos de proteção, se estiver disponível. --Joalpe (talk) 02:37, 15 June 2020 (UTC)Reply
Olá @TiagoLubiana, Ishiai, Joalpe:! O Wikidata possui mecanismos de proteção de páginas (itens, propriedades e lexemas também), há inclusive uma política que regulamenta sua utilização. Além disso, também é possível bloquear IP's e contas de usuários que estejam causando problemas. Em suma, as mesmas possibilidades que estão disponíveis em todos os projetos da WMF, como Wikipédia e afins. Sempre que houver necessidade de alguma medida do tipo, isso pode ser solicitado nesta página (é possível escrever em português mesmo, não há problema), que algum administrador rapidamente verificará. Também temos reversores e outros usuários que se dedicam no combate ao vandalismo, agora quanto a quantidade é difícil afirmar, mas pela minha experiência diária não creio que exista grande diferença entre os dois projetos (apenas para exemplo comparativo a pt.wiki tem 173 reversores e o Wikidata 285, o número de administradores não é muito diferente, a questão é quantos estão realmente ativos?). Rafael (stanglavine) msg 05:17, 15 June 2020 (UTC)Reply

Oficinas Wikimedia & Educação edit

Olá, todas e todos! Escrevo para avisá-los que o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil está realizando uma oficina para orientar educadores que queiram realizar programas de educação nas plataformas Wikimedia. O evento acontecerá mensalmente, sempre na terceira quarta-feira do mês, com o título "Oficinas Wikimedia & Educação: A educação livre no Brasil e as plataformas Wikimedia".

A primeira oficina acontecerá no dia 17 de junho, às 14h. Caso queira assistir e se juntar a nós, compartilho o link da sala no Google Meets: meet.google.com/smn-rfkh-kky

Aproveito para divulgar a página do evento, assim como um grupo no Slack para educadores terem um local de contato e uma rede de apoio direto comigo e com o WMB. Caso realize atividades educacionais e queira participar do grupo, entre em contato comigo!

Segue a programação da primeira oficina:

  • 14h às 14h20 - Introdução e apresentação geral
  • 14h20 às 14h45 - Liráucio Girardi e os cursos de Sociologia e Humanidades Digitais na Cásper Líbero e na USCS
  • 14h45 às 15h10 - Flávia Varella e os cursos de História na UFSC
  • 14h10 às 15h30 - Questões e discussão livre

O evento também conta com o apoio do Wikipedia & Education. Ficaremos muito felizes com a presença de todos! Boas edições! --GFontenelle (WMB) (talk) 17:52, 10 June 2020 (UTC)Reply

Feedback on movement names edit

Hello. Apologies if you are not reading this message in your native language. Please help translate to your language if necessary. Thank you!

There are a lot of conversations happening about the future of our movement names. We hope that you are part of these discussions and that your community is represented.

Since 16 June, the Foundation Brand Team has been running a survey in 7 languages about 3 naming options. There are also community members sharing concerns about renaming in a Community Open Letter.

Our goal in this call for feedback is to hear from across the community, so we encourage you to participate in the survey, the open letter, or both. The survey will go through 7 July in all timezones. Input from the survey and discussions will be analyzed and published on Meta-Wiki.

Thanks for thinking about the future of the movement, --The Brand Project team, 20:33, 2 July 2020 (UTC)

Note: The survey is conducted via a third-party service, which may subject it to additional terms. For more information on privacy and data-handling, see the survey privacy statement.

Oficinas Wikimedia & Educação edit

 

Olá, todas e todos! Escrevo para avisá-los que o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil está organizando a segunda edição das Oficinas Wikimedia & Educação: a educação livre no Brasil e as plataformas Wikimedia.

O evento acontecerá mensalmente, sempre na terceira quarta-feira do mês, com o intuito de orientar educadores que desejem realizar projetos educacionais nas plataformas Wikimedia.

A segunda oficina acontecerá no dia 15 de julho, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. Dessa vez, será necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um email para giofontenelle wmnobrasil.org ou wmnobrasil wmnobrasil.org com seu nome, email ou usuário wiki e instituição de ensino (se tiver).

Aproveito para divulgar o novo portal do evento e convido todos a assinarem a página!

Também montamos um grupo no Slack para educadores terem um local de contato e uma rede de apoio direto com outros educadores, wikipedistas e o WMB. Caso realizem atividades educacionais e queiram participar do grupo, entrem em contato por email.

Programação da segunda oficina:

  • 14h00 às 14h20: Introdução e apresentação geral
  • 14h20 às 14h50: Valério Andrade Melo, os cursos da UESC e a comunidade Wikimedia
  • 14h50 às 15h20: Solange Ferraz de Lima, o Museu Paulista e as instituições acadêmicas
  • 15h20 às 16h00: Perguntas e discussão livre

O evento ainda conta com o apoio do Wikipedia & Education. Ficaremos muito felizes com a presença de todos! Boas edições! -- GFontenelle (WMB) (talk) 02:44, 10 July 2020 (UTC)Reply

Nota do Wiki Movimento Brasil sobre o PL 2630/2020 edit

 
Nota do Wiki Movimento Brasil sobre o PL 2630/2020

Olá, todos e todas! Está em tramitação na Câmara dos Deputados o PL 2630/2020, conhecido como "PL das Fake News". Nós do Wiki Movimento Brasil, enquanto grupo de usuários, redigimos a seguinte nota pública. O teor da nota foi produzido com assessoria da Coalizão Direitos na Rede, entidades da sociedade civil parceiras, a Equipe Jurídica da Fundação e Wikimedia e o gabinete de um deputado federal atuante no caso, com quem estamos em contato direto.

A versão em português está disponível no Wikimedia Commons (ao lado) e nesta página. Estamos trabalhando também em uma versão do documento em inglês. A nota será amplamente divulgada nos próximos dias. Pedimos seu apoio nessa divulgação.

À medida que tivermos informações consolidadas, vamos divulgar na Esplanada. Não hesitem em procurar-me em caso de dúvida.

Cordialmente, EAzzellini (WMB) (talk) 22:39, 13 July 2020 (UTC)Reply

3ª Oficina Wikimedia & Educação edit

 

Olá, todas e todos! Escrevo para avisá-los que o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil (WMB) está organizando a terceira edição das Oficinas Wikimedia & Educação: a educação livre no Brasil e as plataformas Wikimedia.

O evento acontecerá mensalmente, sempre na terceira quarta-feira do mês, com o intuito de orientar educadores que queiram realizar projetos educacionais nas plataformas Wikimedia.

A terceira oficina acontecerá no dia 19 de agosto, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. Dessa vez, será necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um email para giofontenelle wmnobrasil.org ou wmnobrasil wmnobrasil.org com seu nome, email ou usuário wiki e instituição de ensino (se tiver).

Aproveito para divulgar o portal do evento e convido todos a assinarem a página de participantes! Ainda é possível encontrar os slides e assistir aos vídeos das oficinas anteriores na página de materiais.

Também montamos um grupo no Slack para educadores terem um local de contato e uma rede de apoio direto com outros educadores, wikipedistas e o WMB. Caso realizem atividades educacionais e queiram participar do grupo, entrem em contato por email.

Programação da terceira oficina:

  • 14h00 às 14h20: Introdução e apresentação geral
  • 14h20 às 14h50: Stela Madruga e Lilian Viana - Bibliotecas universitárias, Wikimedia e educação: diálogos e possibilidades
  • 14h50 às 15h20: Alexandre Montilha - A comunidade Wikimedia e os programas de educação
  • 15h20 às 16h00: Perguntas e discussão livre

O evento ainda conta com o apoio do Wikipedia & Education. Ficaremos muito felizes com a presença de todos. Boas edições! GFontenelle (WMB) (talk) 00:07, 14 August 2020 (UTC)Reply

4ª Oficina Wikimedia & Educação edit

 

Olá, todas e todos! Escrevo para avisar que o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil (WMB) está organizando a quarta edição das Oficinas Wikimedia & Educação: a educação livre no Brasil e as plataformas Wikimedia.

O evento acontece mensalmente, sempre na terceira quarta-feira do mês, com o intuito de orientar educadores que queiram realizar projetos educacionais nas plataformas Wikimedia.

Esta quarta oficina acontecerá no dia 16 de setembro, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. É necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um email para giofontenelle wmnobrasil.org ou wmnobrasil wmnobrasil.org com seu nome, email ou usuário wiki e instituição de ensino (se tiver).

Aproveito para divulgar o portal do evento e convido todos a assinarem a página de participantes! Ainda é possível encontrar os slides e assistir aos vídeos das oficinas anteriores na página de materiais.

Também montamos um grupo no Slack para educadores terem um local de contato e uma rede de apoio direto com outros educadores, wikipedistas e o WMB. Caso realizem atividades educacionais e queiram participar do grupo, entrem em contato por email.

Programação da quarta oficina:

  • 14h00 às 14h20: Introdução e apresentação geral
  • 14h20 às 14h50: Francisco Venancio - Licenças Creative Commons, educação e conhecimento livre
  • 14h50 às 15h10: Renata Carvalho - Os usos educacionais da Wikipédia
  • 15h10 às 16h00: Perguntas e discussão livre

O evento ainda conta com o apoio do Wikipedia & Education e do Creative Commons Open Education Platform. Ficaremos muito felizes com a presença de todos. Boas edições! GFontenelle (WMB) (talk) 14:24, 11 September 2020 (UTC)Reply

Leis brasileiras no Wikidata edit

Olá a todas e todos, eu propus um carregamento de cerca de 28 mil itens sobre leis brasileiras no Wikidata como parte de um projeto do Wikicite que envolve e acredito beneficiar a Wikipédia em Português e o Wikisource em português e, é claro, o Wikidata (podem lê-lo em inglês aqui). A ideia é que essas leis sirvam de referência estruturada para artigos na Wikipédia, e os textos fiquem disponíveis dentro do Wikisource. Se puderem me dar um feedback sobre a ideia do projeto, agradeço! Boas contribuições, Ederporto (talk) 00:37, 30 September 2020 (UTC)Reply

Wiki Ocupa Jundiaí edit

 
Participe da "wikificação" de Jundiaí!

Olá! Convidamos todos e todas a participarem das atividades da iniciativa Wiki Ocupa Jundiaí que ocorre durante o mês de outubro, em especial no dia 17/10!

A proposta da ocupação é "wikificar" o município, ou seja, melhorar as entradas relativas a Jundiaí nos projetos Wikimedia, incluindo Wikipédia, Wikimedia Commons, Wikidata e Wikivoyage. Haverá atividades de produção de texto e mídias, além do mapeamento colaborativo da cidade e o registro e estruturação dos dados e imagens do acervos de instituições culturais municipais que forem eventualmente disponibilizados. A página principal do projeto está disponível aqui.

Existem muitas formas possíveis de contribuição para wikimedistas!

No dia 17/10 (sábado), haverá uma atividade remota de editatona para melhoria e criação de verbetes e saída fotográfica para registrar locais de interesse e bens tombados de Jundiaí, também no contexto do Wiki Loves Monuments Brasil 2020. Para participar da editatona, basta se inscrever na página do evento com o seu login. Você pode submeter suas fotos de Jundiaí e conhecer a lista de locais de interesse a serem fotografados aqui.

A iniciativa é organizada pelo Wiki Movimento Brasil em parceria com foto.wiki.br.

Caso tenha dúvidas sore o projeto, deixe-nos um recado na página de discussão do projeto ou escreva para wmnobrasil@wmnobrasil.org.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 00:55, 15 October 2020 (UTC)Reply

V Oficina Wikimedia & Educação edit

 

Olá, pessoal! Escrevo para avisar que o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil (WMB) está organizando a quinta edição das Oficinas Wikimedia & Educação: a educação livre no Brasil e as plataformas Wikimedia.

O evento acontece mensalmente, sempre na terceira quarta-feira do mês, com o intuito de orientar educadores que queiram realizar projetos educacionais nas plataformas Wikimedia.

Esta quinta oficina acontecerá no dia 21 de outubro, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. É necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um email para giofontenelle wmnobrasil.org ou wmnobrasil wmnobrasil.org com seu nome, email ou usuário wiki e instituição de ensino (se tiver).

Aproveito para divulgar o portal do evento e convido todos a assinarem a página de participantes! Ainda é possível encontrar os slides e assistir aos vídeos das oficinas anteriores na página de materiais.

Também montamos um grupo no Slack para educadores terem um local de contato e uma rede de apoio direto com outros educadores, wikipedistas e o WMB. Caso realizem atividades educacionais e queiram participar do grupo, entrem em contato por email.

Programação da quinta oficina, sobre Outreach dashboard e outras ferramentas nos contextos de educação, pesquisa e difusão de conhecimento:

  • 14h00 às 14h20: Introdução e apresentação geral
  • 14h20 às 14h45: Thais C. Morata - Wikimedista e pesquisadora do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional
  • 14h45 às 15h10: Alexandre Montilha - Wikimedista e doutorando da Universidade de São Paulo
  • 15h10 às 16h00: Perguntas e discussão livre

O evento ainda conta com o apoio do Wikipedia & Education e do Creative Commons Open Education Platform. Ficaremos muito felizes com a presença de todos. Boas edições! -- GFontenelle (WMB) (talk) 22:39, 17 October 2020 (UTC)Reply

Wikidata Lab XXV: Interoperabilidade e acesso aos dados edit

 

Olá, pessoal! Dia 22 de outubro acontecerá o vigésimo quinto Wikidata Lab. Desta vez, o evento abordará a temática da interoperabilidade e acesso aos dados e será ministrado pelo wikimedista Ederporto. O evento é remoto, gratuito e aberto a todas/os! Participe!

Esta é a vigésima quinta atividade de uma série de treinamentos para a integração dos projetos Wikidata e Wikipédia em português. As apresentações, fotografias e relatórios de impacto das outras atividades estão disponíveis para consulta em Wikidata Lab I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI, XXII, XXIII e XXIV respectivamente.

O "Wikidata Lab XXV: Interoperabilidade e acesso aos dados" ocorrerá remotamente, em 22 de outubro (quinta), das 14h às 18h. Haverá um webinar transmitido pelas redes sociais e YouTube do Wiki Movimento Brasil, seguido de atividades práticas orientadas. O treinamento abordará especialmente os desafios para uma possível retroalimentação de metadados dos acervos de instituições culturais. Inscreva-se!

O evento é oferecido pelo Wiki Movimento Brasil, em parceria com o Museu Paulista e Tainacan

Mais informações: visite a página do evento e participe!

Aproveito para anunciar que os vídeos dos Wikidata Labs anteriores estão disponíveis agora no Wikimedia Commons aqui.

Até lá! EAzzellini (WMB) (talk) 14:34, 21 October 2020 (UTC)Reply

Festa do Wikidata (24/10) edit

 
Comemore o 8º aniversário do Wikidata com o WMB!

Olá! Convido todas e todos a se unirem aos membros do Wiki Movimento Brasil nas comemorações de aniversário do Wikidata!

Neste sábado (24/10), ocorrerá a Festa do Wikidata uma atividade mista - presencial e remota, com o propósito de confraternizar os membros da comunidade lusófona e compartilhar conhecimentos sobre o Wikidata. Além disso, haverá uma integração com os participantes do hackathon de dados culturais abertos organizado pelo Goethe-Institut São Paulo, o Abre-te Código. Celebre conosco!

Será possível participar remotamente de atividade de reconciliação de dados no Wikidata, além de interagir com as apresentações propostas.

Abaixo, a programação do evento, que ocorre das 13:30 às 17:30 (BRT)

  • 13:30 - Introdução ao Wikidata e instruções para atividade de reconciliação de dados do Museu Paulista (YouTube)
  • 15:00 - Abre-te Código: Wikidata para instituições culturais e parcerias GLAM-Wiki
  • 16:30 - Presentes de aniversário: como o WMB contribuiu para o Wikidata em 2020 (YouTube)

Para participar, basta se inscrever aqui com seu login Wiki e acompanhar o canal no YouTube e as redes sociais do Wiki Movimento Brasil!

Aproveito para lembrar que nesta quinta-feira às 14h teremos também o XXV Wikidata Lab: Interoperabilidade e acesso aos dados.

Abraços, EAzzellini (WMB) (talk) 14:36, 21 October 2020 (UTC)Reply

(28/10) WikiCite Conference - sessão em português edit

 
Participe no dia 28/10 da sessão em português na WikiCite Conference!

Olá! Este ano, a WikiCite Conference acontece virtualmente entre os dias 26 e 28 de outubro, o que possibilita que várias comunidades organizem sessões temáticas no escopo das citações abertas e dos dados bibliográficos vinculados em diferentes idiomas.

Eu e Sturm estamos organizando duas sessões no dia 28/10 e uma delas é majoritariamente em português! Com o tema de "estruturação de projetos no Wikidata", compartilho abaixo a programação das apresentações:

Essa sessão da conferência será transmitia pelo YouTube no canal do Wiki Movimento Brasil, além do Twitter do WikiCite. Acompanhe e participe das discussões!

Também estamos organizando uma sessão em inglês com o grupo de pesquisadores do projeto OpenVirus. Haverá abordagens de suas interfaces com Scholia, demonstrações técnicas e discussões sobre acesso à publicações acadêmicas e a exclusão das vozes do Sul Global. Essa sessão ocorre algumas horas mais cedo, das 9:00 às 10:30 (BRT) / 12:00 às 13:30 UTC.

Por último, convido-os a olharem as outras sessões planejadas pela comunidade: certamente muitos temas são de seu interesse!

Abraços, EricaAzzellini (talk) 23:04, 22 October 2020 (UTC)Reply

VI Oficina Wikimedia & Educação edit

 

Olá, pessoal! Escrevo para avisar que o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil (WMB) está organizando a sexta edição das Oficinas Wikimedia & Educação: a educação livre no Brasil e as plataformas Wikimedia.

O evento acontece mensalmente, sempre na terceira quarta-feira do mês, com o intuito de orientar educadores que queiram realizar projetos educacionais nas plataformas Wikimedia.

Esta sexta oficina acontecerá no dia 18 de novembro, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. É necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um email para giofontenelle wmnobrasil.org ou wmnobrasil wmnobrasil.org com seu nome, email ou usuário wiki e instituição de ensino (se tiver).

Aproveito para divulgar o portal do evento e convido todos a assinarem a página de participantes! Ainda é possível encontrar os slides e assistir aos vídeos das oficinas anteriores na página de materiais.

Também montamos um grupo no Slack para educadores terem um local de contato e uma rede de apoio direto com outros educadores, wikipedistas e o WMB. Caso realizem atividades educacionais e queiram participar do grupo, entrem em contato por email.

Programação da sexta oficina:

  • 14h00 às 14h20 - Introdução e apresentação geral
  • 14h20 às 14h50 - Luís Filipe Silvério Lima: História Moderna na Wikipédia: editando verbetes no curso de História da Unifesp
  • 14h50 às 15h20 - Rafael Pezzi: Facetas do conhecimento livre na universidade: da Wikipédia aos instrumentos científicos
  • 15h20 às 16h00 - Perguntas e discussão livre

O evento ainda conta com o apoio do Wikipedia & Education e do Creative Commons Open Education Platform. Ficaremos muito felizes com a presença de todos. Boas edições! -- GFontenelle (WMB) (talk) 21:03, 13 November 2020 (UTC)Reply

Qual item Q utilizar para presidente do CNPq? edit

Olá! Estou em dúvida sobre qual item Q utilizar para o presidente do CNPq. Eu entendi que president (Q30461) serve para presidentes de países, como Tancredo Neves. No entanto, existe president (Q1255921) ("leader of an organization...") e chairperson (Q140686) ("leading or presiding officer of an organized group such as a board, committee..."). Não tenho certeza sobre qual dos dois utilizar. Na dúvida, usei Q1255921 para Evaldo Ferreira Vilela, o atual presidente do CNPq, e seus antecessores. Deixei um comentário parecido em Talk:Q140686. Alguém pode me ajudar? Obrigado! Mateussf (talk) 22:48, 20 November 2020 (UTC)Reply

@Mateussf: Em vez disso, você pode usar a chairperson (P488). NMaia (talk) 23:56, 26 November 2020 (UTC)Reply
Essa P488 serve para a página da instituição. Então, por exemplo, "International Astronomical Union (Q6867) has as chairperson (P488) the human Robert Williams (Q17249329)". Mas e o oposto, na página do humano? Neste exemplo está "Robert Williams (Q17249329) has position held (P39) of president (Q1255921) of (P642) International Astronomical Union (Q6867)", igual eu tinha feito. Acho que vou manter o Q1255921 para os presidentes do CNPq mesmo. Mateussf (talk) 12:52, 27 November 2020 (UTC)Reply

WikidataCon 2021: Wiki Movimento Brasil irá coorganizar a conferência com a WMDE edit

É com muita alegria que compartilho com a comunidade lusófona que o Wiki Movimento Brasil irá coorganizar o WikidataCon 2021 com a equipe da Wikimedia Deutschland. Desta vez, por conta da pandemia de COVID-19, a conferência será híbrida, com atividades ocorrendo de forma remota e outras de forma presencial. Será o primeiro evento Wikimedia global realizado no Brasil!

O WMB foi selecionado dentre outras organizações de fora do eixo Europa - América do Norte para apoiar a conferência, em especial por conta de nossa experiência na realização de parcerias GLAM e de eventos focados no Wikidata, assim como outros fatores de ordem prática. Vocês podem conferir o anúncio da parceria nesta página de discussão.

Acreditamos que será uma ótima oportunidade de fortalecer não somente a comunidade brasileira envolvida com o Wikidata, mas toda a comunidade lusófona que todos os dias colabora com a sua melhoria e desenvolvimento. Em breve, traremos mais novidades!

Cordialmente, EAzzellini (WMB) (talk) 19:00, 26 November 2020 (UTC)Reply

Imagens vencedoras do Wiki Loves Monuments Brasil 2020! edit

 

É com grande felicidade que nós do Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil anunciamos as imagens vencedoras da etapa nacional do maior concurso fotográfico do mundo, o Wiki Loves Monuments! Foi uma experiência tão enriquecedora quanto a do ano passado essa de coordenar a etapa nacional do Wiki Loves Monuments. Aproveitando e continuando o trabalho com as listas automatizadas de monumentos e patrimônios históricos brasileiros, hoje contamos com mais de 7,2 mil destes registrados no Wikidata; Nesta edição, conseguimos aumentar de 28.67% para 34.87% a cobertura destes monumentos com imagens livres e por isso, agradecemos a todas e todos que participaram no concurso!

Wikidata Lab XXVI: Módulo de citações estruturadas na Wikipédia edit

 

Olá, pessoal! Dia 8 de dezembro acontecerá o vigésimo sexto Wikidata Lab. Desta vez, o evento abordará o uso de referências bibliográficas estruturadas nos projetos Wikimedia, apresentando os módulos e predefinições desenvolvidas com esse propósito e os desafios envolvidos no processo. O evento será ministrado em inglês pelo wikimedista Mike Peel. O evento é remoto, gratuito e aberto a todas/os! Participe!

Esta é a vigésima sexta atividade de uma série de treinamentos para a integração dos projetos Wikidata e Wikipédia em português. As apresentações, fotografias e relatórios de impacto das outras atividades estão disponíveis para consulta em Wikidata Lab I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI, XXII, XXIII, XXIV e XXV, respectivamente.

O Wikidata Lab XXVI: Módulo de citações estruturadas na Wikipédia ocorrerá remotamente, em 8 de dezembro (terça), das 14h às 18h (BRT). Haverá um webinar transmitido pelas redes sociais e YouTube do Wiki Movimento Brasil, seguido de atividades práticas orientadas. Inscreva-se!

O evento é oferecido pelo Wiki Movimento Brasil, com apoio do WikiCite.

Mais informações: visite a página do evento e participe!

Lembro que os vídeos dos Wikidata Labs anteriores estão disponíveis agora no Wikimedia Commons aqui.

Até lá! EAzzellini (WMB) (talk) 22:05, 30 November 2020 (UTC)Reply


Brazil-related property proposals edit

could probably use some input. I was going to ping a Brazil project, but there isn't. So instead, I leave a message here. Feel free to comment in any language on the property propsal. Sorry for leaving this note in English. --- Jura 09:52, 1 January 2021 (UTC)Reply

Carregamento de 28 mil itens sobre leis e decretos-leis brasileiros edit

 

Olá a todo mundo! Dando continuidade às atividades do WikiProjeto Leis Brasileiras, projeto iniciado no contexto de um grant do WikiCite, planejamos iniciar o upload dos itens dos decretos-leis e leis brasileiras, raspadas dos sites governamentais que as mantêm e wikidatificadas, nesta sexta-feira próxima. Como será um grande volume de entidades criadas (por volta de 28 mil), achei correto fazer este comunicado e também convidar a comunidade para participar desse projeto. Boas contribuições, Ederporto (talk) 22:47, 17 February 2021 (UTC)Reply

Projeto de digitalização de revista científica edit

Olá, estou iniciando um projeto de digitalização junto ao Instituto Biológico, e seria legal ter a opinião de vocês sobre o projeto, já que uma parte do projeto é trazer conteúdo para cá.

meta:Grants:Project/Rodrigo Tetsuo Argenton/Instituto Biológico

Rodrigo Tetsuo Argenton 22:47, 27 February 2021 (UTC)Reply

@Rodrigo Tetsuo Argenton: Manda brasa. NMaia (talk) 12:58, 28 February 2021 (UTC)Reply

Série de Edit-a-thons Art+Feminism com foco na comunidade lusófona e das Américas edit

Olá comunidade Wiki-pt, venho anunciar a série de Edit-a-thons Art+Feminism com foco em artistas da comunidade lusófona e das Américas. Visando pesquisa, produção, edição, revisão e tradução de artigos, as Edit-a-thons ocorrerão online e via aplicativo zoom ao longo de 2021. O início do calendário de atividades se inicia em 27 de março, às 14h (BRT). Dentro de alguns dias divulgaremos o link de inscrição e aguardem mais novidades. Esperamos vocês lá! Saúde, MichaelaBlanc (talk) 21:42, 18 March 2021 (UTC)Reply

Calendário de eventos de abril do GU Wiki Movimento Brasil edit

 
Retomamos no mês de abril os Wikidata Labs e Oficinas Wikimedia & Educaçõ!

Olá! Em abril, retomamos os Wikidata Labs e as Oficinas Wikimedia & Educação. Seguimos com as editatonas com o Museu Paulista, no contexto do Wikiconcurso Casa Brasileira, e com os encontros do WikiConvida. E como novidade, inauguraremos o Wiki Loves Bahia no final do mês!

O primeiro Wikidata Lab do ano é dedicado ao projeto de Leis Brasileiras no Wikidata, com apoio do WikiCite.

Nesta oficina, as professoras Adriane Batata (arquitetura) e Juliana Monteiro (museologia) compartilham suas experiências com as plataformas Wikimedia. Faça parte dessa rede de educadores!

Aproveite a editatona para conhecer mais sobre um dos eixos temáticos do Wikiconcurso Casa Brasileira.

Neste Wikidata Lab, falaremos sobre o desenvolvimento de aplicativos de metadados, como o Quantos tem? e o Com que roupa eu vou?, do Museu Paulista.

Nesta série, o wikimedista Tiago Lubiana recebe cientistas para compartilhar experiências e editar os projetos Wikimedia ao vivo. Participe desta conversa! Sempre pelo YouTube e redes sociais do WMB. Nos dias 3, 17 e 24 às 16h, e no dia 10/04 às 15h.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 21:19, 1 April 2021 (UTC)Reply

Wikidata Lab XXVII: WikiProject Brazilian Laws edit

 

Olá, pessoal!

Na próxima terça-feira às 14h (BRT), o Wiki Movimento Brasil retoma os Wikidata Labs! Este treinamento técnico tratará da modelagem e importação de todo o conjunto de leis brasileiras no Wikidata. O evento mostrará os resultados do WikiProjeto Leis Brasileiras, apoiado pelo WikiCite.

O treinamento será apresentado pelos wikimedistas Ederporto e Myxomatosis0, em inglês, e cobrirá os seguintes tópicos:

  • Organização e modelagem de metadados de leis brasileiras
  • Criação de léxico de termos que categorizam tais leis
  • Inserção de dados sobre leis brasileiras no Wikidata
  • Melhoria de itens já existentes no Wikidata sobre leis brasileiras
  • Desenvolvimento de uma ferramenta no Toolforge para simplificação do processo de importação de futuras leis brasileiras no Wikidata

Após o webinar via YouTube, Facebook e Twitter, haverá uma atividade prática de wikidatificação e carregamento de metadados no Wikidata. Para participar deste segundo momento do Wikidata Lab, basta escrever um e-mail para eventos@wmnobrasil.org para receber o link da chamada do Google Meet.

Esta é a vigésima sétima atividade de uma série de treinamentos para a integração dos projetos Wikidata e Wikipédia em português. As apresentações, fotografias e relatórios de impacto das outras atividades estão disponíveis para consulta em Wikidata Lab I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI, XXII, XXIII, XXIV, XXV e XXV, respectivamente.

  • Quando? 13 de março | Webinar: 14:00 (BRT) | Atividade prática: 15:00 (BRT)
  • Onde? Webinar via YouTube, Facebook e Twitter. Atividade prática via Google Meet, mediante inscrição via eventos@wmnobrasil.org
  • Página do evento: disponível aqui

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 22:56, 7 April 2021 (UTC)Reply

Aplicativos de metadados - Projeto Novo Museu do Ipiranga edit

Olá a todas e todos!

Desde o ano passado, dentro do contexto do Projeto Novo Museu do Ipiranga, o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil vem desenvolvendo alguns aplicativos voltados a complementação e melhoria dos metadados de obras e objetos do acervo do Museu Paulista (Q371803). Até agora, são aplicativos para contar quantos elementos estão retratados nas obras, quais as roupas que as pessoas estão usando, quais as marcas de objetos do acervo e os motivos apresentados em tais objetos. Tudo inserido no Wikidata. Todas e todos podem contribuir; As ferramentas estão disponíveis em português e inglês. Por favor, sugestões e apontamentos são muitíssimo bem-vindos!

Boas contribuições, EPorto (WMB) (talk) 20:00, 16 April 2021 (UTC)Reply

Wikidata Lab XXVIII: Aplicativos de metadados edit

 

Olá, pessoal!

Nesta quinta-feira às 12h (BRT), haverá mais um Wikidata Lab organizado pelo Wiki Movimento Brasil! Este treinamento técnico tratará do processo de desenvolvimento de aplicativos de metadados, considerando suas etapas, processos e boas práticas.

O treinamento será apresentado pelos wikimedistas Ederporto (WMB) e Lucas Werkmeister, em inglês.

Após o webinar via YouTube, Facebook e Twitter, haverá uma atividade prática testes de aplicativos de metadados em busca de bugs, além de buscar sugestões para melhorar a usabilidade e/ou features implementadas. Para participar deste segundo momento do Wikidata Lab, basta escrever um e-mail para eventos@wmnobrasil.org para receber o link da chamada do Google Meet.

Esta é a vigésima oitava atividade de uma série de treinamentos para a integração dos projetos Wikidata e Wikipédia em português. As apresentações, fotografias e relatórios de impacto das outras atividades estão disponíveis para consulta em Wikidata Lab I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI, XXII, XXIII, XXIV, XXV, XXVI e XXVII respectivamente.

  • Quando? 29 de abril | Webinar: 12:00 (BRT) | Atividade prática: 14:00 (BRT)
  • Onde? Webinar via YouTube, Facebook e Twitter. Atividade prática via Google Meet, mediante inscrição via eventos@wmnobrasil.org
  • Página do evento: disponível aqui

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 22:13, 26 April 2021 (UTC)Reply

Recursos educacionais - vídeo tutorial edit

Como criar um item no Wikidata

Olá a todas, todos e todes! O Wiki Movimento Brasil gostaria de compartilhar com a comunidade o carregamento de um vídeo tutorial que produzimos sobre como criar um item no Wikidata. Este é o segundo vídeo dessa série de tutoriais em português que lançamos este ano. Por favor, se tiverem qualquer sugestão ou apontamento, nos deixe saber. Obrigado e boas contribuições, EPorto (WMB) (talk) 21:40, 30 April 2021 (UTC)Reply

Festa da Wiki-Lusofonia celebra os 20 anos da Wikipédia nos dias 8 e 9 de maio edit

 
Participe dessa Festa!
 
Confira a programação do evento

Convidamos todas e todos a se juntarem a nós na Festa da Wiki-Lusofonia neste final de semana, em comemoração aos 20 anos da Wikipédia em português!

A Festa da Wiki-lusofonia ocorrerá online, com uma série de sessões com temas de interesse da comunidade wikimedista. É uma oportunidade de compartilhar experiências e refletir sobre os projetos Wikimedia em português, além de conhecer grupos que atuam neles. Vamos fortalecer os laços de nossa comunidade!

Serão dois dias de programação intensa, começando às 10h BRT / 14h PT, com mesas redondas, discussões, atividades práticas e mais. Confira a programação completa e os links das sessões aqui.

Quer compartilhar durante a Festa alguma iniciativa inesquecível dos projetos Wikimedia em português? Inscreva-se no showcase aqui!

Celebre os projetos Wikimedia conosco! 🎉🎈

⏰ 8 e 9 de maio / 10h BRT / 14h PT
💡 Sobre a Festa da Wiki-Lusofonia
📌 Programação completa

A Festa da Wiki-Lusofonia é o resultado de um processo de integração de grupos brasileiros e portugueses, que contou com uma série de eventos em 2021. O encontro é organizado por Art+Feminism, Creative Commons Brasil, Foto Community User Group, GLAM Bibliotecas da USP, História na Wiki, Wiki Editoras Lx, Wikimedia Portugal (WMPT) e Wiki Movimento Brasil (WMB).

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 18:52, 4 May 2021 (UTC)Reply

Calendário de eventos de maio do GU Wiki Movimento Brasil edit

 
O mês de maio está repleto de celebrações!

O mês de maio está repleto de celebrações e atividades para você participar com o Wiki Movimento Brasil!

Crie e melhore verbetes de livros da lusofonia conosco.

Celebre os 20 anos da Wikipédia em português nessa Festa! A iniciativa é resultado de uma colaboração entre Art+Feminism, Creative Commons Brasil, Foto Community User Group, GLAM Bibliotecas da USP, História na Wiki, Wiki Editoras Lx, Wikimedia Portugal (WMPT) e Wiki Movimento Brasil (WMB). Confira a programação completa aqui.

Treinamento técnico para mulheres lusófonas nos projetos Wikimedia. Saiba como participar na página do evento.

Conecte-se a essa rede de educadores que usam as plataformas Wikimedia em sala de aula.

Conheça e participe do Wiki Loves Bahia, iniciativa para mostrar todo o nosso amor pelo estado da Bahia e melhorar sua cobertura nos projetos Wikimedia ❤️️

Aprenda neste treinamento sobre o processo de retroalimentação de bases de dados usando Wikidat.a

No webinar desta editatona tématica do Museu Paulista, compartilharemos os resultados e os vencedores do Wikiconcurso Casa Brasileira!

E seguimos todos os sábados às 16h com WikiConvida, série apresentada pelo wikimedista @TiagoLubiana:, no YouTube e em nossas redes sociais (@wmnobrasil).

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 22:27, 6 May 2021 (UTC)Reply

Wikidata Lab XXIX: Processo de roundtripping edit

 

Olá, pessoal!

Na próxima quinta-feira às 14h (BRT), haverá mais um Wikidata Lab organizado pelo Wiki Movimento Brasil! Este treinamento técnico tratará do processo de roundtripping - retroalimentação de bases de dados usando o Wikidata, com foco especial em usos para parcerias GLAM-Wiki.

O treinamento será apresentado pelos wikimedistas Ederporto, Pharos e Susannaanas, em inglês.

Após o webinar via YouTube, Facebook e Twitter, haverá uma atividade prática via Google Meet. Para participar deste segundo momento do Wikidata Lab, basta escrever um e-mail para eventos@wmnobrasil.org para receber o link da chamada do Google Meet.

Esta é a vigésima nona atividade de uma série de treinamentos para a integração dos projetos Wikidata e Wikipédia em português. As apresentações, fotografias e relatórios de impacto das outras atividades estão disponíveis para consulta em Wikidata Lab I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI, XXII, XXIII, XXIV, XXV, XXVI, XXVII e XXVIII respectivamente.

  • Quando? 27 de maio | Webinar: 14:00 (BRT) | Atividade prática: 15:00 (BRT)
  • Onde? Webinar via YouTube, Facebook e Twitter. Atividade prática via Google Meet, mediante inscrição via eventos@wmnobrasil.org
  • Página do evento: disponível aqui

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 21:58, 20 May 2021 (UTC)Reply

Calendário de eventos de junho do GU Wiki Movimento Brasil edit

 

O Wiki Movimento Brasil convida todos e todas a participarem dos eventos que organizamos para junho!

  • 05/06 - 19h - Roda de Saberes: Integrar na Wikipédia

Nesta roda de conversa com o Projeto de Educação Comunitária Integrar, vamos apresentar os potenciais da Wikipédia enquanto ferramenta pedagógica a professores de ensino fundamental, ensino médio e cursos pré-vestibular. Via Google Meet.

No décimo encontro de educadores, teremos falas de Fernanda Zucki (UFSC) sobre a experiência do Departamento de Fonoaudiologia na Wikipédia e de Vicente Aguiar (Cooperativa de Tecnologias Livres) sobre o o caso baiano de protagonismo de alunos e professores na Wikipédia.

Neste quinto encontro com o Museu Paulista, a prof.ª Vânia Carneiro de Carvalho falará sobre os Intérpretes da Casa Brasileira. Após o webinar, seguimos para uma atividade prática de edição de verbetes sobre o tema.

  • 19/06 - 14h - Editatona Arte+Feminismos | Maternagens

Maratona de edição com a coletiva curatorial NaPupila sobre maternagens. Mais informações em breve!

Neste Wikidata Lab, falaremos sobre o processo de retroalimentação de bases de dados com o software de gestão de acervos Tainacan.

E seguimos todos os sábados às 16h com WikiConvida, série apresentada pelo wikimedista @TiagoLubiana:, no YouTube e em nossas redes sociais (@wmnobrasil).

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 18:33, 1 June 2021 (UTC)Reply

Fusão (Q107170009) e (Q1673306) edit

é necessário fundir os dois tópicos pois tratam-se da mesma pessoa Dravinia (talk) 19:47, 9 June 2021 (UTC)Reply

  Done. Para saber como proceder pode ver Help:Merge. Boas edições. Joao4669 (talk) 20:38, 9 June 2021 (UTC)Reply

Dúvida - Item preprint edit

Olá! O artigo Modelling the impact of plasma therapy and immunotherapy for recovery of COVID-19 infected individuals foi publicado no periódico São Paulo Journal of Mathematical Sciences em abril de 2021 e gostaria de incluir no Wikidata, mas notei que o preprint já está cadastrado Q95602301. Sendo assim, surgiu a seguinte dúvida: posso alterar o item inserido como preprint ou tenho que cadastrar um novo item para o artigo publicado? Ssstela (talk) 13:37, 10 June 2021 (UTC)Reply

Wikidata Lab XXX: Processo de retroalimentação para o Tainacan edit

 

Olá, pessoal!

Na próxima quinta-feira (24/06) às 14:30 (BRT), haverá mais um Wikidata Lab organizado pelo Wiki Movimento Brasil! Este treinamento técnico tratará novamente do processo de roundtriping - retroalimentação de bases de dados usando o Wikidata. Desta vez, com ênfase na visão para a conexão com o software livre de gestão de acervos shrh, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB).

O treinamento será apresentado por Ederporto (Wiki Movimento Brasil) e Dalton Lopes Martins (Tainacan), em inglês.

Após o webinar via YouTube, Facebook e Twitter, haverá uma atividade prática via Google Meet. Para participar deste segundo momento do Wikidata Lab, basta escrever um e-mail para eventos@wmnobrasil.org para receber o link da chamada do Google Meet.

Esta é a trigésima atividade de uma série de treinamentos para a integração dos projetos Wikidata e Wikipédia em português. As apresentações, fotografias e relatórios de impacto das outras atividades estão disponíveis para consulta nesta categoria. Aproveite para seguir o Wiki Movimento Brasil nas redes sociais (@wmnobrasil) e no YouTube para receber notificações sobre Wikidata Labs e mais.

  • Quando? 24 de junho | Webinar: 14:30 (BRT) | Atividade prática: 15:30 (BRT)
  • Onde? Webinar via YouTube, Facebook e Twitter. Atividade prática via Google Meet, mediante inscrição via eventos@wmnobrasil.org
  • Página do evento: disponível aqui

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 21:37, 17 June 2021 (UTC)Reply

Relatório visual da Iniciativa Wikipédia Novo Museu do Ipiranga 2021 edit

 
Conheça as atividades da Iniciativa Wikipédia Novo Museu do Ipiranga 2021

Olá! É com muito orgulho que compartilhamos com vocês o relatório visual da Iniciativa Wikipédia Novo Museu do Ipiranga 2021!

O Wiki Movimento Brasil organizou uma série de eventos de difusão do acervo do Museu Paulista, disponibilizado sistematicamente nas plataformas Wikimedia a partir de uma parceria GLAM-Wiki.

Tivemos uma série de editatonas e webinários temáticos, treinamentos técnicos, um wikiconcurso e um curso de cultura digital com a equipe do museu. Também desenvolvemos mais aplicativos de metadados e entregamos uma proposta técnica de retroalimentação de bases de dados usando o Wikidata.

Os detalhes da iniciativa deste ano estão disponíveis aqui. Convido a comunidade a checar também o relatório visual de 2020, já que as atividades de 2021 fazem parte de um processo mais amplo, em desenvolvimento desde 2017. O Museu Paulista se consolida a partir destas atividades desenvolvidas como uma das principais parcerias GLAM-Wiki do movimento Wikimedia global. - EAzzellini (WMB) (talk) 18:50, 25 June 2021 (UTC)Reply

Calendário de eventos de julho do GU Wiki Movimento Brasil edit

 

Confira a agenda de eventos do Wiki Movimento Brasil em julho e junte-se a nós!

Participe do último evento da Iniciativa Wikipédia Novo Museu do Ipiranga 2021 neste webinar seguido de maratona de edição sobre louça paulista!

Neste sábado, conheça as regras do Wikiconcurso Wiki Loves Bahia e participe da editatona Independência da Bahia! Pelo YouTube.

  • 12/07: FAU em Prosa: GLAM-Wiki

O Wiki Movimento Brasil compartilhará seus processos GLAM-Wiki às 17h durante o programa FAU em Prosa, organizado com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Pelo YouTube.

Em nosso décimo primeiro encontro de educadores, teremos as falas O projeto Tainacan e o compartilhamento de conteúdos livres de instituições culturais e educacionais, com Luciana Conrado (Percebe/Tainacan), e Por trás do conteúdo livre: o Wikidata enquanto banco de dados livres, com Tiago Lubiana (IME-USP). Participe conosco!

E seguimos todos os sábados às 16h com WikiConvida, série de entrevistas com cientistas e edições ao vivo comandada pelo wikimedista @TiagoLubiana:, no YouTube e em nossas redes sociais (@wmnobrasil).

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 21:24, 5 July 2021 (UTC)Reply

Tutorial do Wikidata Query Service edit

 

Olá a todas e todos!

O Wiki Movimento Brasil gostaría de anunciar à comunidade lusófona do Wikidata que agora existe uma versão em português do tutorial do Wikidata Query Service, desenvolvido pela Wikimedia Israel.

O tutorial, que é um guia interativo para iniciantes na linguagem SPARQL originalmente disponível em hebraico e inglês, foi traduzido para o português pela equipe do Wiki Movimento Brasil e está disponível em: https://wdqs-tutorial.toolforge.org/?lang=pt-br

Boas contribuições, EPorto (WMB) (talk) 17:05, 26 July 2021 (UTC)Reply

Calendário de eventos de agosto do GU Wiki Movimento Brasil edit

 
Todos são bem-vindos a participar das atividades de agosto organizadas pelo WMB!

Participe com o Wiki Movimento Brasil dos eventos de agosto!

Confira a palestra de João Alexandre Peschanski, professor da Faculdade Cásper Líbero e presidente do WMB, pelo YouTube, organizada pelo CiteLab da Univeridade Federal Fluminense (UFF)

Participe da editatona Cidades da Bahia, com transmissão pelo YouTube e redes do WMB (@wmnobrasil). Aproveite para editar conosco no contexto do Wikiconcurso Wiki Loves Bahia.

  • 15 a 17/08: Apresentações do WMB na Wikimania 2021

O Wiki Movimento Brasil participará de mesas sobre GLAMs, Educação e Wikidata no Wikimania 2021! Confira a programação completa da conferência, inscreva-se e participe!

Em nosso décimo segundo encontro de educadores, teremos as falas O projeto Tainacan e o compartilhamento de conteúdos livres de instituições culturais e educacionais, com Luciana Conrado (Percebe/Tainacan), e Educação, pesquisa histórica e plataformas wiki, com José Hermes Martins Pereira (Museu Paulista). Participe conosco!

Neste Wikidata Lab ligado ao projeto Reimaginando o Wikidata pelas margens, discutiremos como trazer mais contribuidores e conteúdos do Sul Global para o Wikidata. Participe!

E seguimos todos os sábados às 16h com WikiConvida, série de entrevistas com cientistas e edições ao vivo comandada pelo wikimedista @TiagoLubiana:, no YouTube e em nossas redes sociais (@wmnobrasil).

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 18:57, 3 August 2021 (UTC)Reply

Calendário de eventos de setembro do GU Wiki Movimento Brasil edit

 
Prepare-se: o mês de setembro está repleto de eventos do WMB!

Confira a agenda de eventos do Wiki Movimento Brasil de setembro e participe conosco!

Maratona de edição com alunos do programa de pós graduação em Comunicação da UFF sobre Humanidades Digitais. Colabore editando verbetes sobre o tema!

Além do webinar e atividade prática de edição sobre terras indígenas e quilombolas, anunciaremos neste evento os resultados e os vencedores do Wikiconcurso Wiki Loves Bahia. Não perca!

Aproveite o espaço da oficina para se conectar com educadores interessados nas plataformas Wikimedia!

Neste editatona em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), trabalharemos com a temática do modernismo no Brasil, com destaque para a Ariel - Revista de Cultura Musical.

Confira a programação do Creative Commons Summit e participe da sessão com o WMB sobre o projeto Reimaginando o Wikidata pelas margens.

  • 24/09 - 19h: Reunião aberta do Wiki Movimento Brasil

Todos são bem-vindos a participar deste encontro aberto do WMB via Google Meet, no qual falaremos sobre o Wikiprojeto Women in Red e o Código Universal de Conduta (UCoC) da Fundação Wikimedia.

Como aquecimento para a WikidataCon 2021, cujo tema é “um futuro sustentável para o Wikidata”, teremos três webinários transmitidos pelo canal do WMB com palestrantes da América Latina tratando de decolonialidade e potenciais do Wikidata para instituições GLAM, universidades e organizações do conhecimento livre. Confira!

E seguimos todos os sábados às 16h com WikiConvida, série de entrevistas com cientistas e edições ao vivo comandada pelo wikimedista @TiagoLubiana:, no YouTube e em nossas redes sociais (@wmnobrasil).

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 22:52, 1 September 2021 (UTC)Reply

Transbordados: pré WikidataCon 2021 - 14, 21 e 28/09 edit

Olá, pessoal! O Wiki Movimento Brasil organiza este ano o WikidataCon em parceria com a Wikimedia Deutschland e, como aquecimento à conferência, haverá Transbordados: um evento com três sessões ao vivo nos dias 14, 21 e 28/09 às 18h BRT em parceria com o Goethe-Institut São Paulo para debater Wikidata e decolonialidade, organização do conhecimento e difusão digital de acervos. Teremos convidados de Brasil, Argentina, México e Uruguai, a fim de tratar de experiências e perspectivas da América Latina.

Confira a programação:

Com Amanda Jurno (Wiki Movimento Brasil), Bianca Santana (jornalista, escritora e ativista) e Silvia Gutiérrez (El Colégio de México).

Com Lilian Viana (GLAM das Bibliotecas da USP) e Maurício Genta (Wikimedia Argentina e Biblioteca Nacional da Argentina)

Com Evelin Heidel (a.k.a. Scann; Wikimedistas do Uruguai) e Karen Worcman (Museu da Pessoa)

O evento será transmitido em português e em espanhol, com tradução simultânea, no canal do YouTube do WMB.

A ideia é que através do Transbordados possamos difundir o Wikidata, principalmente para instituições GLAM, universidades, organizações do conhecimento livre e wikimedistas latino-americanos para que possam acompanhar a programação do WikidataCon, em outubro.

Não hesitem em compartilhar o convite na sua rede de contatos! Temos mais artes de divulgação (em PT-BR e ES) no Wikimedia Commons aqui.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 11:51, 12 September 2021 (UTC)Reply

Editatona Terras Indígenas e Quilombolas da Bahia & Encerramento do Wikiconcurso(17/09) edit

 
Cartaz de divulgação.

Olá! A terceira editatona do Wiki Loves Bahia, a Editatona Terras Indígenas e Quilombolas da Bahia se aproxima.

No mês em que a atenção da sociedade brasileira está voltada para a discussão da demarcação das terras indígenas, o webinar abordará este tema no contexto baiano. Nosso convidado é o historiador e professor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz, Dr. Casé Angatu.

Em seguida, será oferecido um tutorial de como editar a wikipédia e atividade prática.

No mesmo evento haverá o encerramento e a entrega dos prêmios do Wikiconcurso Wiki Loves Bahia.

Participe!

Programação

  • 14:00 - Abertura do evento de Premiação do Wikiconcurso - Adriane Batata (WMB)
  • 14:05 - Apresentação dos números do wikiconcurso - Alberto Leoncio (WMB)
  • 14:25 - Anúncio dos ganhadores do Wikiconcurso - Célio Costa (WMB)
  • 14:45 - Apresentação da Editatona
  • 14:50 - Terras Indígenas e Quilombolas: lacunas nos projetos Wikimedia -  Alberto Leoncio (WMB)
  • 15:00 - Terras Indígenas da Bahia - Historiador e Prof. Dr. Casé Angatu (DFCH/UESC)
  • 15:30 - Tutorial de como editar a Wikipédia
  • 15:40 às 18:00 - Maratona de edição via Google Meet

O webinar poderá ser acompanhado pelo YouTube, além de Facebook e Twitter do Wiki Movimento Brasil.

Para participar da atividade prática do evento, basta escrever um e-mail para wikilovesbahia@wmnobrasil.org para receber o link da chamada no Google Meet.

Novos editores também são bem vindos!

Até lá! ABatata (WMB) (talk) 16:24, 14 September 2021 (UTC)Reply

Novo GLAM: Museu Republicano edit

Novo GLAM: Museu Republicano edit

O Museu Republicano "Convenção de Itu" é o mais novo parceiro do Wiki Movimento Brasil. Em setembro, foi formado o GLAM do Museu Republicano, no contexto do Wiki Ocupa Itu. O Museu Republicano "Convenção de Itu" é uma instituição cultural e educacional fundada em 1923 em Itu, São Paulo, especializada na história do Brasil entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, principalmente no chamado período republicano. Como o Museu Republicano "Convenção de Itu" faz parte do Museu Paulista, o GLAM do Museu Republicano também está vinculado à Iniciativa Wikipédia Novo Museu do Ipiranga. MCarrera (WMB) (talk) 21:44, 17 September 2021 (UTC)Reply

Novo GLAM: Museu do Futebol edit

O Wiki Movimento Brasil e Museu do Futebol lançam o GLAM do Museu do Futebol. Fundado em 2008, o Museu do Futebol está localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, São Paulo, e possui um amplo acervo que remete ao futebol tanto como esporte quanto como importante componente da cultura brasileira. Acompanhe! MCarrera (WMB) (talk) 22:04, 17 September 2021 (UTC)Reply

Calendário de eventos de outubro do GU Wiki Movimento Brasil edit

 
Em outubro, participe das atividades organizadas pelo WMB!

Confira a agenda de eventos do Wiki Movimento Brasil de outubro e participe conosco!

Fotos autorais novas ou antigas de monumentos brasileiros podem concorrer a prêmios. Saiba mais aqui.

  • 01/10 - 14h: Evento de abertura do Wiki Loves Monuments Brasil 2021

Conheça as regras do concurso e saiba como participar. Pelo YouTube, Facebook e Twitter.

  • 09/10: Saída fotográfica Wiki Ocupa Itu

Em outubro, vamos melhorar a cobertura de Itu nos projetos Wikimedia! Saiba mais aqui.

Evento de aquecimento ao WikidataCon, com o GLAM das Bibliotecas da USP.

Confira a fala do WMB sobre os cuidados jurídicos para disponibilização de acervos nas plataformas Wikimedia. Inscrições gratuitas.

Maratona de edição dedicada a melhoria de verbetes sobre a cidade de Itu. Junte-se a nós!

Novidade: agora emitimos certificado de participação nas Oficinas Wikimedia & Educação!

Na quarta maratona de edição do Wiki Loves Bahia, vamos falar sobre os biomas baianos.

Organizado este ano pelo WMB e pela WMDE, o WikidataCon: um futuro sustentável para o Wikidata já está com inscrições abertas! Submeta propostas de apresentações, indique iniciativas especiais para o WikidataCon Community Awards e celebre o 9º aniversário do projeto com presentes aqui.

E seguimos todos os sábados às 16h com WikiConvida, série de conversas e edições ao vivo entre o wikimedista TiagoLubiana e cientistas convidados. Pelo canal do YouTube do WMB e pelas nossas redes sociais (@wmnobrasil).

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 15:24, 1 October 2021 (UTC)Reply

Vote nas eleições diretas para o Comitê de Redação da Carta do Movimento! De 12 a 24 de outubro edit

Encontra-se aberta a votação para a eleição direta de integrantes para o Comitê de Redação da Carta do Movimento. 70 wikimedistas do mundo todo estão concorrendo a 7 cadeiras nestas eleições.

A votação ficará aberta de 12 a 24 de outubro de 2021 (em qualquer lugar da Terra).

O comitê será constituído por um total de 15 integrantes: as comunidades online escolhem 7 pessoas, outras 6 são selecionadas pelos afiliados da Wikimedia através de um processo que ocorrerá em paralelo, e outras 2 são nomeadas pela Fundação Wikimedia. O objetivo é que o comitê esteja consolidado até 1º de novembro de 2021.

Informe-se sobre todas as candidaturas para poder votar! (escolha a língua de preferência)

Saiba mais sobre o Comitê de Redação da Carta do Movimento.

Estamos testando um aplicativo de aconselhamento de voto para esta eleição. Responda algumas perguntas e poderá ver com quais candidaturas você tem mais afinidade. Experimente

VOTE agora aqui (Secure Poll).

Abraços, --TCappelletto (WMF) (talk) 09:57, 14 October 2021 (UTC) e toda a equipe de Estratégia do Movimento e Governança (Movement Strategy and Governance Team) da Fundação WikimediaReply

Subsídios para a implementação da Estratégia do Movimento > saiba mais e envie a sua candidatura edit

Encontra-se aberta uma nova fase do programa de subsídios para o desenvolvimento de iniciativas ligadas à implementação da estratégia do movimento. Esses subsídios visam viabilizar os planos e as metas estratégicas da nossa comunidade. Conheça os critérios de elegibilidade, o foco desta nova chamada e envie a sua candidatura. Caso tenha qualquer pergunta, entre em contato conosco!

Abraços, --TCappelletto (WMF) (talk) 11:10, 21 October 2021 (UTC) e toda a equipe de Estratégia do Movimento e Governança (Movement Strategy and Governance Team) da Fundação WikimediaReply

WikidataCon começa nesta sexta-feira: confira o programa e registre-se para a conferência! edit

 

Olá, pessoal! Estamos felizes de anunciar que o programa do WikidataCon já está disponível! 🎉

O WikidataCon é organizado este ano pela Wikimedia Deutschland e pelo Wiki Movimento Brasil, com “um futuro sustentável para o Wikidata” como o tema principal, e ocorrerá online entre os dias 29 e 31 de outubro.

Para esta sexta-feira (a partir das 9:00 UTC-3), você pode esperar um programa curado pela equipe organizadora do WikidataCon, incluindo discussões sobre descolonização do Wikidata e justiça de conhecimento, Igbo e Wikipédia Abstrata, GLAMs no Brasil, o que aconteceu em torno do Wikidata e Wikibase, e mais. Teremos também espaços sociais, a cerimônia do WikidataCon Community Awards e o encontro dos recipientes do grant para afiliados da América Latina e do Caribe.

E para o final de semana (entre os dias 30 e 31 de outubro, acomodando diferentes fusos), teremos um programa elaborado pela comunidade nas seguintes linhas temáticas:

  • Dicas & Ferramentas
  • Projetos irmãos
  • Futuro sustentável
  • Dados reutilizáveis
  • GLAM
  • Reimaginando o Wikidata pelas margens
  • Ásia-Pacífico
  • Wikibase
  • Educação & Ciência
  • WikiCite

Um agradecimento aos curadores das linhas temáticas que reuniram tantas pessoas de diferentes lugares para apresentar novas perspectivas e compartilhar projetos incríveis com a comunidade! Também teremos vários espaços para celebrar o 9º aniversário do Wikidata.

Você pode conferir a programação completa aqui. Pequenas alterações ainda podem ocorrer, já que são mais de 100 sessões no programa em diferentes fusos horários. Certifique-se de olhar a agenda com antecedência para não perder as suas sessões favoritas.

Importante: WikidataCon ocorrerá em um espaço de conferência virtual - não se esqueça de se registrar aqui para acessar a plataforma da conferência, participar das sessões e interagir com os outros participantes!

Esperamos que estejam tão animados quanto nós para o WikidataCon este ano! Saiba mais sobre o WikidataCon nesta página. Caso tenha perguntas ou sugestões, sinta-se à vontade para nos contatar pelo info wikidatacon.org.

Em nome da equipe de organização, EAzzellini (WMB) (talk) 14:12, 27 October 2021 (UTC)Reply

Fusão (Q570948) e (Q97378551) edit

É necessário fundir os dois tópicos, pois tratam-se da mesma coisa. Ambos, quatrain (inglês) e quarteto (português), podem ser uma estrofe ou um poema completo, de quatro linhas. --Socherbyc (talk) 19:23, 31 October 2021 (UTC)Reply

Resultados do processo eleitoral > conheça o novo Comitê de Redação da Carta do Movimento edit

Os processos de eleição e seleção do Comitê de Redação da Carta do Movimento foram concluídos e os resultados da eleição já foram publicados.

O comitê se reunirá em breve para iniciar seus trabalhos, e poderá indicar até mais três pessoas para preencher as lacunas de diversidade e especialização.

Se você quer participar do processo de redação da Carta do Movimento, siga as novidades no Meta, e junte-se ao grupo no Telegram.

Agradecimentos de toda a equipe de Estratégia do Movimento e Governança. --TCappelletto (WMF) (talk) 16:56, 1 November 2021 (UTC)Reply

Participe da conversa em português (e espanhol) com Maryana Iskander, nova CEO da WMF edit

  • Chegou a vez das comunidades de língua portuguesa e espanhola de conversar com Maryana Iskander, nova CEO da Fundação Wikimedia.
  • A videochamada acontecerá no dia 12 de novembro 2021 @ 18:30 – 20:00 UTC+0. Para receber o link do encontro basta escrever um e-mail para movementcomms@wikimedia.org (ou falar diretamente comigo tila-ctr wikimedia.org).

Maryana Iskander foi nomeada como a nova CEO da Fundação Wikimedia pelo Conselho de Administração da organização, e em sua carta de apresentação ao movimento, Maryana diz "meu primeiro trabalho será escutar e procurar entender".

Como parte deste compromisso, Maryana realizará uma turnê de escuta com todo o movimento Wikimedia; haverá encontros com a comunidade editora voluntária, afiliados, doadores, parceiros e com o time da Fundação. Maryana quer ouvir todas as pessoas que tenham interesse de falar diretamente com ela, mesmo antes do início oficial da sua gestão na Fundação Wikimedia, que ocorre em Janeiro de 2022.

A videochamada exclusiva com as comunidades de língua portuguesa e espanhola acontecerá no dia 12 de novembro 2021 @ 18:30 – 20:00 UTC+0. Para receber o link do encontro basta escrever um e-mail para movementcomms wikimedia.org (ou falar diretamente comigo tila-ctr wikimedia.org).

Será uma grande oportunidade para falarmos sobre a nossa comunidade e também para trocarmos ideias com a comunidade de língua espanhola. Esperamos vocês! Abraços, --TCappelletto (WMF) (talk) 11:52, 4 November 2021 (UTC)Reply

Questionário sobre a estratégia do movimento Wikimedia edit

Oi, pessoal! Tudo certo?

O Wiki Movimento Brasil está conduzindo esta pesquisa sobre a estratégia do movimento e gostaria de ouvir a comunidade falante de português! O que queremos saber é: quais são os desafios e possibilidades para a implementação de uma prática coletiva e equitativa de tomadas de decisão sobre os rumos da comunidade do movimento Wikimedia em português? Como parte das atividades, formulamos este questionário voltado à ampla participação.

65 pessoas já responderam! Convido vocês a responderem e a circularem o formulário para que cheguemos a ainda mais pessoas.

Abraços. ----LPiantá (WMB) (talk) 17:47, 18 November 2021 (UTC)Reply

Segundo encontro para debater a estratégia do movimento na comunidade lusófona - Sábado, 27/11 edit

Salve, pessoal! Tudo certo?

 
O segundo encontro ocorrerá no dia 27/11, às 14h (UTC-3).

No próximo sábado, dia 27/11, acontecerá o segundo encontro do Ciclo de encontros: a estratégia do movimento na comunidade falante de português dos projetos Wikimedia. Nosso objetivo é ouvir a comunidade para conhecer os desafios e possibilidades que estão no nosso horizonte de implementação da estratégia para 2030.

No primeiro encontro, fomos 20 pessoas presentes a debater o processo de formação da estratégia 2030. Partimos da formulação da direção estratégica, passamos pelas recomendações estratégicas e chegamos nas iniciativas prioritárias para a implementação da estratégia 2030 - atual fase do processo.

Para o novo encontro, contaremos com a presença e uma apresentação de Tila Cappelletto (WMF), facilitadora da estratégia do movimento na comunidade lusófona. Também haverá uma apresentação sobre as recomendações da Equidade na Tomada de Decisões e da Coordenação Entre as Partes Interessadas, seguida de um espaço aberto para debate. As inscrições podem ser feitas assinando a lista na página do encontro ou enviando um e-mail para lucas.pianta@wmnobrasil.org.

O evento começará às 14h do Brasil (UTC-3: 17h de Lisboa e 19h de Maputo) e tem previsão de 2 horas de duração.

Nos vemos lá! LPiantá (WMB) (talk) 12:14, 22 November 2021 (UTC)Reply

Consulta sobre o processo eleitoral do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia edit

O Conselho de Administração da Fundação Wikimedia está preparando uma consulta à comunidade, que ficará aberta de 7 de janeiro a 10 de fevereiro de 2022, sobre as próximas eleições do Conselho.

Abaixo encontram-se as duas perguntas que compõem a consulta atualmente. Todos os detalhes serão definidos até a semana anterior à abertura para recepção de comentários.

  • Como garantir a representatividade de comunidades emergentes no Conselho?
  • Como deve ser a participação das pessoas candidatas na eleição?

Ainda poderão ser adicionadas uma ou duas novas perguntas à lista acima, mas a equipe de Estratégia do Movimento e Governança está compartilhando esta informação com antecedência, antes da abertura da consulta, para que as comunidades e afiliados Wikimedia tenham tempo de refletir e preparar seus comentários sobre as perguntas já confirmadas. Pedimos desculpas por não disponibilizar a lista de perguntas completa neste momento, mas decidimos adiantar a divulgação da informação a fim de evitar que posteriormente a comunidade se sinta sobrecarregada com nossos pedidos.

Gostaria de ajudar na organização de conversas locais durante esta consulta? Entre em contato com a equipe de Estratégia do Movimento e Governança via Meta, Telegram, ou e-mail msg wikimedia.org.

Caso haja dúvidas ou questões, entre em contato conosco; pedimos desculpas antecipadamente por qualquer demora na resposta, pois a maior parte da equipe de Estratégia do Movimento e Governança estará em recesso até o dia 03 de janeiro. Do mesmo modo, sabemos que há pessoas da comunidade e afiliados também em recesso durante o mês dezembro, e portanto nos desculpamos novamente, caso esta mensagem tenha sido recebida durante suas férias.

Agradecimentos de toda a equipe de Estratégia do Movimento e Governança. --TCappelletto (WMF) (talk) 16:45, 23 December 2021 (UTC)Reply

Consulta aberta: processo eleitoral do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia. Comente! edit

A consulta sobre o processo eleitoral do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia já está aberta e será finalizada em 7 de fevereiro de 2022. Participe da discussão!

Durante esta consulta a equipe de Estratégia do Movimento e Governança está adotando uma abordagem diferente, desenvolvida a partir dos comentários feitos pela comunidade sobre o processo de 2021. Em vez de apresentar propostas, a consulta gira em torno de perguntas-chave preparadas pelo Conselho de Administração. O objetivo é promover discussões coletivas e o desenvolvimento de propostas colaborativas.

Abaixo encontram-se as duas perguntas que compõem a consulta atualmente:

  • Qual é a melhor forma de garantir a representatividade de comunidades emergentes entre as pessoas eleitas ao Conselho? O Conselho de Administração sinalizou a importância de que o órgão seja composto por pessoas que representem a diversidade do movimento Wikimedia. O processo eleitoral mais recente acabou favorecendo wikimedistas da América do Norte e da Europa.
  • O que se espera das pessoas candidatas durante o processo eleitoral? Normalmente, as pessoas que se candidatam ao Conselho devem preencher formulários e responder perguntas feitas pela comunidade. Como seria possível estabelecer um processo eleitoral que forneça informações suficientes sobre as pessoas candidatas, ao mesmo tempo em que respeita seu papel voluntário na comunidade?

O Conselho de Administração decidiu publicar as duas perguntas já confirmadas (acima), mas existe a possibilidade de que ainda seja acrescentada uma terceira pergunta (atualmente em discussão) a esta consulta sobre o processo eleitoral. Caso isto ocorra, espera-se que seja durante a primeira semana do período de consulta.

Participe da discussão!

Atenciosamente, Equipe de Estratégia do Movimento e Governança --TCappelletto (WMF) (talk) 20:51, 12 January 2022 (UTC)Reply

Atualizações sobre as Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta (UCoC) edit

Olá pessoal,

As Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta (UCoC, em inglês), publicadas em 24 de janeiro de 2022, constituem a proposta de aplicação do Código por todo o movimento. Comentários podem ser feitos na respectiva página de discussão no Meta-wiki.

Haverá conversas no Zoom dia 4 de fevereiro de 2022 às 15h00 UTC, 25 de fevereiro de 2022 às 12h00 UTC e 4 de março de 2022 às 15h00 UTC. Junte-se à equipe do UCoC e ao comitê de redação para discutir as diretrizes e o processo de votação das mesmas.

Confira o cronograma dos trabalhos no Meta-wiki.

O período de votação será de 7 a 21 de março. Visite a página sobre a votação para mais detalhes.

Agradecemos a todas as pessoas que têm participado desse processo.

Atenciosamente,

Equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia --TCappelletto (WMF) (talk) 13:35, 7 February 2022 (UTC)Reply

Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança: queremos ouvir seus comentários edit

A equipe de Desenvolvimento Comunitário (Community Development) da Fundação Wikimedia está promovendo a criação de um grupo de trabalho global, dirigido pela comunidade, para o desenvolvimento de liderança. O objetivo desse grupo de trabalho é oferecer aconselhamento sobre desenvolvimento de liderança.

Queremos ouvir seus comentários sobre quais deveriam ser as responsabilidades do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança. Veja a proposta para esse Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança no Meta e saiba como participar. A consulta à comunidade sobre esta proposta estará aberta de 7 a 25 de fevereiro de 2022.

Um abraço!

--TCappelletto (WMF) (talk) 15:22, 9 February 2022 (UTC) Equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação WikimediaReply

Wikidata Lab XXXII: Consultando o Wikidata edit

 

Olá, pessoal!

Na próxima quinta-feira (17/02) às 14:00 (BRT), teremos um Wikidata Lab que pretende compartilhar recursos e capacidades para a integração do Wikidata com outros projetos Wikimedia, em particular a Wikipédia. O evento contará com uma apresentação e uma série de atividades práticas e discussões sobre o processo de consulta ao banco de dados do Wikidata, utilizando-se SPARQL e Listeria. O treinamento será coordenado pelos wikimedistas Ederporto e ErikaGuetti.

Erika Guetti Suca é doutoranda em ciências da computação pela Universidade de São Paulo (USP) e atua essencialmente nas áreas de representação do conhecimento, privacidade de dados e web semântica.

Após o webinar via YouTube, Facebook e Twitter, haverá um treinamento com os participantes interessados via Google Meet. Para participar deste segundo momento do Wikidata Lab, basta escrever um e-mail para eventos@wmnobrasil.org para receber o link da chamada.

Esta é a trigésima segunda atividade de uma série de treinamentos para a integração dos projetos Wikidata e Wikipédia. As apresentações, fotografias e relatórios de impacto das outras atividades estão disponíveis para consulta nesta página. Aproveite para seguir o Wiki Movimento Brasil nas redes sociais (@wmnobrasil) e no YouTube para receber notificações sobre Wikidata Labs e mais.

  • Quando? 17 de fevereiro | Webinar: 14:00 (BRT) | Atividade de prática: 15:00 (BRT)
  • Onde? Webinar via redes sociais @wmnobrasil e no YouTube. Atividade prática via Google Meet, mediante inscrição via eventos@wmnobrasil.org
  • Página do evento: disponível aqui

Nos vemos lá! LBelo (WMB) (talk) 22:26, 9 February 2022 (UTC)Reply

Participe das conversas sobre o Código Universal de Conduta e da votação de ratificação edit

Olá, Wikimedistas!

O processo de ratificação das diretrizes de aplicação do Código Universal de Conduta (UCoC, em inglês) inclui uma votação que está programada para acontecer no SecurePoll entre 7 e 21 de março de 2022. Wikimedistas elegíveis responderão a uma pergunta no SecurePoll — sobre seu apoio ou oposição às diretrizes de aplicação do UCoC propostas — e poderão fazer comentários. Leia mais sobre a votação e critérios de elegibilidade de voto aqui.

O UCoC estabelece uma base de comportamento aceitável para todo o movimento. As diretrizes de aplicação revisadas, publicadas em 24 de janeiro de 2022, representam a proposta de aplicação da política para todo o movimento. O Conselho da Fundação Wikimedia indicou a necessidade de implementar-se um processo de ratificação para que wikimedistas elegíveis possam votar para apoiar, ou para se opor, à adoção das diretrizes de aplicação do UCoC. Convidamos a comunidade de wikimedistas a traduzir conteúdos e difundir este assunto. Para mais informações sobre o UCoC, consulte a página do projeto e as perguntas frequentes no Meta-wiki.

Eventos programados - participem!

  • O painel para a comunidade em 18 de fevereiro de 2022 às 15:00 UTC trará perspectivas de participantes de pequenas e médias comunidades.
  • A equipe de Estratégia do Movimento e Governança (MSG) está organizando conversas com a comunidade nos dias 25 de fevereiro de 2022 às 12:00 UTC e 4 de março de 2022 às 15:00 UTC.

Por favor, inscreva-se para participar desses encontros sobre as diretrizes de aplicação revisadas e a votação de ratificação junto com a equipe do projeto e o comitê de redação. Veja aqui as notas da reunião de 4 de fevereiro de 2022.

É possível deixar comentários nas páginas de discussão do Meta-wiki em qualquer idioma. Contatos por e-mail podem ser feitos para: msg wikimedia.org ou ucocproject wikimedia.org

Atenciosamente, --TCappelletto (WMF) (talk) 18:09, 17 February 2022 (UTC)Reply

Equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia

Encerramento da consulta: Processo Eleitoral do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia edit

A Consulta à Comunidade sobre o Processo Eleitoral do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia foi encerrada.
Esta consulta esteve aberta entre 10 de janeiro e 16 de fevereiro de 2022, centrou-se em três perguntas-chave e foi amplamente discutida no Meta-wiki, durante reuniões com afiliados, e em várias conversas com a comunidade. A comunidade em geral e afiliados apresentaram muitas propostas e pontos de discussão. Os relatórios produzidos durante a consulta encontram-se no Meta-wiki.

Esta informação será encaminhada ao Conselho de Administração e ao Comitê Eleitoral para que as decisões sobre a próxima eleição do Conselho de Administração possam ser tomadas de modo embasado. O Conselho de Administração fará um comunicado sobre o assunto após revisar e discutir a informação coletada durante esta consulta à comunidade.

Agradecemos a todas as pessoas que participaram desta Consulta à Comunidade e contribuíram para o aperfeiçoamento dos processos eleitorais do Conselho.

Atenciosamente,

Equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia
TCappelletto (WMF) (talk) 18:02, 3 March 2022 (UTC)Reply

Ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta: vote até 21 de março de 2022 edit

Olá, Wikimedistas!

A votação da ratificação das diretrizes de aplicação do Código Universal de Conduta (UCoC) já começou! Wikimedistas com direito ao voto podem fazê-lo no SecurePoll entre 7 e 21 de março de 2022. Saiba mais sobre o processo de votação e o direito ao voto.

O Código Universal de Conduta Universal (UCoC) estabelece uma base de comportamento aceitável para todo o movimento. As diretrizes de aplicação revisadas, publicadas em 24 de janeiro de 2022, representam a proposta de aplicação da política para todo o movimento. Leia mais sobre o projeto UCoC.

É possível deixar comentários nas páginas de discussão do Meta-wiki em qualquer idioma. Contatos por e-mail podem ser feitos para: ucocproject wikimedia.org

Atenciosamente,

Equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia -- TCappelletto (WMF) (talk) 18:52, 7 March 2022 (UTC)Reply

WikiCon Brasil 2022 - Questionário sobre programa da conferência edit

Olá, pessoal!

O Wiki Movimento Brasil irá organizar em julho a WikiCon Brasil 2022 - a primeira conferência para a comunidade wikimedista brasileira. O evento ocorrerá em São Paulo, entre os dia 23 & 24 de julho.

Queremos que, acima de tudo, o programa da conferência seja representativo das necessidades e interesses da comunidade. Por isso, lançamos hoje um questionário para que vocês opinem sobre os temas e formatos de sessões que mais gostariam de ver durante a programação do evento. Podem usar o espaço para sugerir nomes de palestrantes, indicar que tipos de capacitações gostariam que acontecessem no evento e sinalizar os objetivos prioritários para o encontro, por exemplo. Importante destacar que as respostas a esse questionário irão ditar o tom do escopo do programa!

O formulário é anônimo e não há perguntas com respostas obrigatórias.

As questões giram em torno de:

  • Intenção de participação & expectativas
  • Temas & formatos
  • Palestras & apresentações
  • Capacitações & grupos de trabalho
  • Socialização

Por favor, respondam até o dia 01/04 e compartilhem com outros membros da comunidade! O questionário está disponível aqui.

Abraços, EAzzellini (WMB) (talk) 21:46, 11 March 2022 (UTC)Reply

Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança: Inscreva-se até dia 10 de abril de 2022! edit

Olá, Wikimedistas!

Agradecemos a todas as pessoas que participaram da consulta sobre a criação de um Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança. O resumo dos comentários pode ser encontrado no Meta-wiki, e também será compartilhado com o futuro Grupo de Trabalho para que sua atividade avance de modo embasado. O período de inscrição para integrar o Grupo de Trabalho está aberto e terminará em 10 de Abril de 2022. Por favor, leia mais sobre o grupo de trabalho, compartilhe a informação com pessoas da sua comunidade que possam estar interessadas, e inscreva-se, caso queira integrar o Grupo.

Atenciosamente,

Equipe de Desenvolvimento Comunitário da Fundação Wikimedia
Enviado pela facilitadora da equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia -- TCappelletto (WMF) (talk) 18:01, 21 March 2022 (UTC)Reply

A votação da ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta foi encerrada edit

Saudações a toda a comunidade!

A votação da ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta (UCoC) foi encerrada em 21 de março de 2022. Mais de 2300 Wikimedistas de diferentes regiões do movimento votaram. Agradecemos a todas as pessoas que participaram deste processo! Agora o grupo de escrutinadores está analisando a votação para verificar o resultado com exatidão, e poderá levar até duas semanas para terminar seu trabalho.

Os resultados finais da votação serão anunciados aqui, juntamente com estatísticas relevantes e um resumo dos comentários recebidos durante a votação (assim que tudo tiver sido finalizado). Para saber mais sobre os próximos passos, verifique a página de informação para votantes. Comentários sobre o processo podem ser feitos em qualquer idioma na página de discussão do projeto no Meta-wiki. Também é possível entrar em contato com a equipe do projeto UCoC por e-mail: ucocproject wikimedia.org

Atenciosamente,

Equipe de Estratégia do Movimento e Governança -- TCappelletto (WMF) (talk) 21:35, 25 March 2022 (UTC)Reply

Resultados da votação da ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta edit

Confira os resultados da votação da ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta, publicados recentemente pela equipe responsável, Trust and Safety Policy, da Fundação Wikimedia. O processo de votação foi encerrado em 21 de março de 2022. Veja os resultados e mais detalhes sobre este processo no Meta-wiki.

Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Abraços! -- TCappelletto (WMF) (talk) 18:57, 6 April 2022 (UTC)Reply

Boletim Informativo de Estratégia do Movimento e Governança (MSG) - Edição 6 edit

Boletim informativo de Estratégia do Movimento e Governança

Edição 6 - abril de 2022Leia o boletim completo


Damos as boas-vindas à sexta edição do boletim informativo da Estratégia do Movimento e Governança! Este boletim renovado traz notícias e eventos relevantes sobre a Carta do Movimento, o Código Universal de Conduta, subsídios para Implementação da Estratégia do Movimento, eleições do Conselho, entre outros temas relacionados em destaque.

Este boletim informativo será publicado trimestralmente, e atualizações mais frequentes serão entregues semanalmemte. Lembre-se de assinar o boletim aqui se quiser receber as próximas edições.

  • Desenvolvimento de liderança - Um Grupo de Trabalho está sendo formado! - A candidatura para integrar o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança foi encerrada em 10 de abril de 2022. Até 12 pessoas da comunidade serão selecionadas para participar desse grupo de trabalho. (continue lendo)
  • Divulgação dos resultados da Ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta - O processo de decisão global sobre a ratificação das diretrizes de aplicação do UCoC foi realizado de 7 a 21 de março via SecurePoll. Mais de 2.300 pessoas com direito ao voto de pelo menos 128 projetos diferentes (home-wikis) votaram e compartilharam seus comentários. (continue lendo)
  • Conversas sobre Hubs no Movimento - A Conversa Global sobre Hubs Regionais e Temáticos foi realizada no sábado, 12 de março, e contou com a participação de 84 Wikimedistas de todo o movimento (continue lendo)
  • Subsídios para implementação da Estratégia do Movimento continuam disponíveis! - Desde o início do ano foram aprovadas seis propostas com um valor total de cerca de $80.000 USD. Você tem uma idéia para um projeto dentro da estratégia de movimento? Fale com a gente! (continue lendo)
  • O Comitê de Redação da Carta do Movimento está totalmente pronto agora! - O Comitê de quinze integrantes, formado em outubro de 2021, esteve trabalhando na definição dos valores e métodos essenciais para seu trabalho, e começou a rascunhar o esquema geral da Carta do Movimento (continue lendo)
  • Novidades semanais da Estratégia de Movimento - Contribua e inscreva-se! - A equipe de MSG acaba de lançar um portal de atualizações, conectado às diversas páginas da Estratégia do Movimento no Meta-wiki. Assine para receber notícias atualizadas sobre os vários projetos em andamento (continue lendo)
  • Blogs Diff - Confira as últimas publicações sobre a Estratégia do Movimento no blog Wikimedia Diff (continue lendo)

À disposição para falar de qualquer um desses assuntos, é só chamar! -- TCappelletto (WMF) (talk) 14:38, 13 April 2022 (UTC)Reply

WikiCon Brasil 2022: Abertura de inscrições para bolsas (20/04 a 15/05) edit

 

Olá, pessoal!

É com muito orgulho que compartilho com vocês que acabamos de abrir a chamada de bolsas para participar da WikiCon Brasil 2022, a primeira conferência para a comunidade wikimedista brasileira! O evento ocorrerá em São Paulo entre os dias 23 e 24 de julho, no Goethe-Institut, e queremos garantir a vinda e a participação significativa de pessoas de diferentes regiões e contextos desse nosso país gigante e diverso.

As bolsas contemplarão o transporte e a hospedagem dos candidatos selecionados. Além de perguntas qualitativas para conhecer mais os interesses com as plataformas Wikimedia dos candidatos e o seu potencial de liderança regional, a distribuição de bolsas levará em consideração um critério de diversidade para garantir que a conferência seja um espaço o mais equitativo possível.

Inscrevam-se e compartilhem sobre as bolsas com pessoas que vocês acham que deveriam estar conosco em nosso evento!

Abraços, EAzzellini (WMB) (talk) 00:39, 21 April 2022 (UTC)Reply

Quais são os próximos passos após a recente votação das Diretrizes de Aplicação do UCoC? edit

Olá, Wikimedistas,

Queremos agradecer a todas as pessoas que estão participando do processo ao redor do Código Universal de Conduta (UCoC, em inglês), especialmente a quem votou recentemente para decidir sobre a ratificação do texto das Diretrizes de Aplicação deste código.

Após o anúncio dos resultados da votação sobre a ratificação das Diretrizes de Aplicação do UCoC, o Comitê de Assuntos Comunitários do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia emitiu um comunicado oficial sobre os próximos passos neste processo. Vejam todos os detalhes aqui.

Qualquer dúvida estou à disposição. Obrigada e um abraço, TCappelletto (WMF) (talk) 16:23, 26 April 2022 (UTC)Reply

Chamada de candidaturas 2022 para o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia edit

O Conselho de Administração da Fundação Wikimedia está à procura de pessoas que queiram se candidatar nas próximas eleições do Conselho em 2022. Leia mais no Meta-wiki.

As eleições 2022 para o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia já começaram. Considere se candidatar!

O Conselho de Administração da Fundação Wikimedia supervisiona as operações da Fundação Wikimedia. A composição do Conselho inclui pessoas selecionadas por afiliados/comunidade e nomeadas diretamente pelo Conselho. O mandato é de três anos. A comunidade Wikimedia participa diretamente escolhendo pessoas para os assentos selecionados por afiliados/comunidade, através de um processo de votação.

A comunidade Wikimedia irá decidir, através de um processo de votação, quem serão as pessoas que vão preencher dois dos assentos do Conselho de Administração em 2022. Trata-se de uma oportunidade para aumentar a representatividade, diversidade e expertise que conformam o Conselho enquanto órgão.

Quem são as pessoas potenciais candidatas? Você é potencialmente uma pessoa candidata? Saiba mais na página de candidaturas.

Dúvidas? Podem falar comigo, estou à disposição!

Um abraço,
Equipe de Estratégia do Movimento e Governança, em nome do Comitê Eleitoral e do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia -- TCappelletto (WMF) (talk) 16:20, 28 April 2022 (UTC)Reply

Chamada de voluntariado eleitoral - Eleições do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia edit

A equipe de Estratégia do Movimento e Governança está à procura de wikimedistas da comunidade que queiram fazer voluntariado eleitoral durante as eleições do Conselho de Administração em 2022.

A idéia da criação de um Programa de Voluntariado Eleitoral surgiu durante as eleições para o Conselho de Administração da Wikimedia em 2021. Este programa acabou sendo um sucesso. Com a ajuda deste grupo voluntário foi possível aumentar o alcance e a participação da comunidade nas eleições; houve 1.753 eleitores a mais do que em 2017, a participação global foi de 10,13%, ou seja, 1,1 pontos percentuais a mais, e 214 wikis estiveram representadas nessa eleição.

Um total de 74 wikis que não participaram na votação em 2017, tiveram votantes em 2021. Você gostaria de colaborar para aumentar a difusão e a participação das comunidades no processo eleitoral de 2022?

As pessoas voluntárias eleitorais ajudarão nas seguintes áreas:

  • Traduzir mensagens curtas e divulgar o processo eleitoral em canais de comunicação utilizados pelas comunidades
  • Opcional: Monitorar perguntas e comentários nos canais de comunicação da comunidade

As pessoas voluntárias deverão:

  • Seguir a política de espaço amigável durante conversas e eventos
  • Apresentar as diretrizes e informações sobre o processo eleitoral à comunidade de maneira neutra

Você quer fazer voluntariado eleitoral e garantir que sua comunidade esteja representada na votação? Cadastre-se aqui para receber as atualizações. Caso tenha perguntas sobre as traduções, use a página de discussões.

Abraços e estou à disposição! --TCappelletto (WMF) (talk) 23:15, 5 May 2022 (UTC)Reply

Atualização sobre os trabalhos ao redor do Código Universal de Conduta (UCoC) edit

Olá, wikimedistas!

Trago notícias sobre como andam os trabalhos ao redor do Código Universal de Conduta (UCoC), mas antes queremos agradecer novamente a todas as pessoas que participaram da votação de ratificação das Diretrizes de Aplicação do UCoC em março de 2022.

Em maio de 2022 o time do projeto UCoC finalizou o relatório sobre a votação da ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta: 137 comunidades participaram da votação e foram recebidos comentários de 657 pessoas. O relatório encontra-se no Meta Wiki. Veja aqui o comunicado sobre este assunto.

Após essa votação comunitária, e a partir dos comentários recebidos, o Comitê de Assuntos Comunitários (CAC), do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia, solicitou que alguns pontos específicos fossem novamente revistos e aperfeiçoados.

Caso queira colaborar com o Comitê de Revisão nessa tarefa, visite as páginas Meta-wiki sobre as revisões das Diretrizes de Aplicação e/ou da própria política, e comente. Veja aqui o comunicado sobre este assunto.

Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida. É só me chamar, obrigada! Abraços.

-- TCappelletto (WMF) 15:49, 2 June 2022 (UTC), Equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação WikimediaReply

Candidaturas apresentadas em 2022 para o Conselho de Administração da WMF edit


A chamada de candidaturas para as eleições do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia, aberta em abril de 2022, foi encerrada. Doze candidaturas de pessoas da comunidade foram apresentadas. Saiba mais aqui sobre estas candidaturas para o Conselho de Administração.

Agora o Comitê de Análise irá contrastar essas candidaturas com as competências e outras características estabelecidas como prioritárias pelo Conselho para ampliar sua capacidade de Administração. Após a conclusão do trabalho do Comitê de Análise, as classificações de cada candidatura serão publicadas. Estas classificações serão válidas apenas para fins informativos durante o processo de votação.

Para obter mais informações sobre o processo eleitoral completo do Conselho de Administração em 2022, confira o cronograma, dados da votação e outras formas de participar no Meta-wiki.

Agradecemos seu apoio. Um abraço,

Equipe de Estratégia do Movimento e Governança, em nome do Comitê Eleitoral e do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia
-- TCappelletto (WMF) 19:00, 7 June 2022 (UTC)Reply

WikiCon Brasil 2022: Inscrições abertas até 01/07! edit

 
Inscreva-se para a primeira conferência para a comunidade brasileira até 01/07

Olá, pessoal! É com muita alegria que compartilho com vocês que acabamos de abrir as inscrições para a WikiCon Brasil 2022, a primeira conferência realizada pela e para a comunidade wikimedista brasileira!

As inscrições podem ser feitas neste formulário no período de 09 de junho a 01 de julho.

Junte-se a nós e a outros membros da comunidade em um evento que promete uma programação colaborativa repleta de discussões, capacitações, apresentações, atividades culturais e mais! O número de vagas é limitado, por isso, inscreva-se o quanto antes!

O evento ocorrerá em São Paulo entre os dias 23 e 24 de julho, no Goethe-Institut. Em breve, lançaremos a programação parcial do evento. Acompanhe as nossas redes sociais (@wmnobrasil) para saber de tudo em primeira mão.

Não deixe de compartilhar o link das inscrições com pessoas que deveriam estar conosco no evento!

Abraços, FDias (WMB) (discussão) 21h56min de 9 de junho de 2022 (UTC)

Adição dos Quilombos ao Wikidata edit

 
Quilombo dos Palmares

Olá, pessoal!

Acabamos de finalizar a adição dos Quilombos brasileiros certificados pela Fundação Palmares / tombados pelo art. 216, inciso V, parágrafo 5 da Constituição Federal de 1988. Quase 2.500 comunidades reminiscentes espalhadas por todo o Brasil são reconhecidas, mas outras milhares ainda aguardam avaliação. Esses são espaços de resistência territorial, social e cultural do Brasil, e o reconhecimento pela Fundação Palmares envolve também o direito à propriedade de suas terras e à manutenção de sua cultura própria (https://pt.wikipedia.org/wiki/Quilombo).

Essa adição de metadados foi realizada via WikiProjeto do iPatrimônio.

Novos lotes em breve. Aguardem! SSoster (WMB) (discussão)

Adição das Escolas capixabas no Wikidata edit

Olá, pessoal!

No início dessa semana, adicionamos dados das escolas capixabas ao Wikidata. Essa atividade faz parte dos esforços do Wiki Movimento Brasil para melhorar a qualidade da informação de utilidade pública disponível na Internet.

A lista foi coletada junto ao site da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e conta com informações como o endereço e o telefone fixo das instituições.

Para o próximo ano, quem sabe conseguimos informações sobre todas as escolas do Brasil... Seria ótimo, não?

Um abraço! SSoster (WMB) (talk) 17:52, 28 June 2022 (UTC)Reply

Parcerias GLAM-Wiki do WMB edit

Olá, pessoal!

O WMB vem firmando parcerias GLAM com diferentes instituições brasileiras no intuito de aumentar a qualidade e a quantidade de mídias e metadados nas plataformas Wikimedia.

São instituições de grande porte como o Museu Histórico Nacional, o Museu Paulista e algumas das Bibliotecas da USP. E também instituições com acervos bem diferentes em conteúdo, como o Museu de Anatomia Veterinária da USP, o projeto Musica Brasilis, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) e a Fábrica de Pios.

Para conferir a lista completa, clique aqui!

Um abraço,


SSoster (WMB) (talk) 18:16, 28 June 2022 (UTC)Reply

Proponha declarações para a Bússola Eleitoral - Eleições do Conselho de Administração 2022 edit

Olá, Wikimedistas,

A comunidade já pode propor declarações para serem usadas na Bússola Eleitoral das eleições de 2022 do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia.

A Bússola Eleitoral é uma ferramenta que auxilia votantes a escolher as pessoas candidatas mais alinhadas com sua visão. A comunidade irá propor declarações que serão respondidas pelas pessoas candidatas através da escala de Lickert (concordo/neutralidade/discordo). Esses dados serão carregados na ferramenta, onde as pessoas votantes também responderão às declarações (concordo/neutralidade/discordo). A ferramenta então cruzará os dados e mostrará como resultado os nomes das pessoas candidatas mais alinhadas com as respostas da pessoa votante usando a ferramenta.

Este é o cronograma da Bússola Eleitoral:

  • 8 a 20 de julho: a comunidade propõe declarações para serem usadas na Bússola Eleitoral
  • 21 a 22 de julho: o Comitê Eleitoral revisa as declarações para assegurar clareza e elimina tópicos fora do assunto
  • 23 de julho a 1º de agosto: a comunidade vota nas declarações
  • 2 a 4 de agosto: o Comitê Eleitoral seleciona as 15 declarações mais votadas
  • 5 a 12 de agosto: as pessoas candidatas respondem às declarações (usando concordo/neutralidade/discordo)
  • 15 de agosto: A Bússola Eleitoral é lançada para que possa ser usada pela comunidade como ferramenta auxiliar de decisão de voto

Todo este processo de seleção e supervisão de informação para a Bússola Eleitoral será conduzido pelo Comitê Eleitoral com o apoio da equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia.

Atenciosamente,

Equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia

Esta mensagem foi enviada em nome Grupo de Trabalho de Seleção do Conselho e do Comitê Eleitoral

-- Abraços, TCappelletto (WMF) 15:38, 12 July 2022 (UTC)Reply

Lista de pessoas candidatas às eleições 2022 do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia edit

Olá, Wikimedistas,

A fase da votação dos afiliados Wikimedia nas eleições 2022 do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia já terminou. As pessoas candidatas selecionadas durante este processo, para continuarem a concorrer nas eleições do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia, são:

Os afiliados selecionaram pessoas representantes de suas equipes para votar em seu nome. Em meados de junho essas pessoas representantes propuseram perguntas para que as pessoas candidatas respondessem. Essas respostas e as informações fornecidas pelo Comitê de Análise puderam ser utilizadas pelas pessoas representantes dos afiliados na hora de tomar suas decisões de voto.

Saiba mais sobre este Resultado e veja as Estatísticas deste processo eleitoral do Conselho.

Queremos agradecer aos afiliados e também a todas as pessoas da comunidade que apresentaram candidaturas para o Conselho de Administração. Considerar integrar o Conselho de Administração não é uma decisão pequena. O tempo e a dedicação das pessoas candidatas, desde começo deste processo, e até agora, mostra seu compromisso com este movimento. Parabéns às seis pessoas que foram selecionadas para continuar neste processo. Nosso profundo agradecimento e gratidão às pessoas candidatas que não foram selecionadas para seguir no processo eleitoral, e esperamos que elas possam continuar contribuindo para o movimento Wikimedia.

O que as pessoas da comunidade, que irão votar em agosto de 2022, podem fazer agora?

Rever os resultados desta fase do processo eleitoral, liderada pelos Afiliados.

Ler mais sobre os próximos passos deste processo eleitoral 2022 do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia.

Atenciosamente,

Esta mensagem foi enviada em nome Grupo de Trabalho de Seleção do Conselho e do Comitê Eleitoral -- Equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia. TCappelletto (WMF) (talk) 19:42, 20 July 2022 (UTC)Reply

Primeiro lote de Atas da MAG Seguro edit

Olá, pessoal!

 

Nossa equipe técnica realizou o upload do primeiro lote de arquivos da MAG Seguro com mais de 3.600 arquivos, que fazem parte da Coleção "Atas da Montepio Geral de Economia dos Servidores do Estado: O início da Previdência no Brasil", reconhecida como Memória do Mundo pela UNESCO, em 2017, sob o número de inscrição 93 da lista brasileira. O lote disponibilizado no Commons contém as Atas redigidas entre os anos de 1835 e 1922. Alguns dos nomes que aparecem no conjunto total de 43 livros são: Duque de Caxias, Benjamin Constant, Almirante Barroso, Gonçalves Ledo, Marquês de Sapucaí, Marquesa de Santos, alguns dos heróis da Guerra do Paraguai, vários deputados, ministros, senadores e presidentes de províncias (governadores) etc.

Que comece a caça ao tesouro!

SSoster (WMB) (talk) 23:45, 3 August 2022 (UTC)Reply

WikiProjeto N.ELAC / USP e suas primeiras imagens edit

 

O Núcleo de Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) é um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e estuda meios de representação e metodologias de projeto em Arquitetura e Urbanismo, e a mudança de paradigma causada pelas mídias digitais. Durante as pesquisas, estudantes e professores realizam levantamento arquitetônicos e essa parceria GLAM busca compartilhar alguns desses resultados. O primeiro upload é um conjunto de imagens de processos de fotogrametria para a representação 3D de edificações históricas.

SSoster (WMB) (talk) 23:58, 3 August 2022 (UTC)Reply

Boletim Informativo de Estratégia do Movimento e Governança (MSG) - Edição 7 edit

Notícias sobre Estratégia do Movimento e Governança
Edição 7 - julho-setembro de 2022Leia o boletim completo


Damos as boas-vindas à 7ª edição (julho-setembro de 2022) do boletim informativo de Estratégia do Movimento e Governança! Este boletim traz novidades e notícias sobre eventos acerca da implementação das recomendações da Estratégia do Movimento, questões importantes sobre a governança do movimento, e aborda projetos e atividades apoiados pela equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia.

O boletim informativo MSG é publicado trimestralmente. Atualizações mais frequentes são publicadas na entrega Semanal sobre a Estratégia do Movimento. Não se esqueça de assinar este boletim trimestral aqui.

  • Sustentabilidade do Movimento: o relatório anual de sustentabilidade da Fundação Wikimedia foi publicado (continuar lendo)
  • Aperfeiçoamento da experiência de utilização: melhorias recentes na interface para desktop dos projetos Wikimedia. (continuar lendo)
  • Segurança e inclusão: notícias sobre o processo de revisão das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta (continuar lendo)
  • Equidade nas tomadas de decisão: relatórios das conversas sobre Hubs, progresso nos trabalhos do Comitê de Redação da Carta do Movimento, e o novo relatório (white paper) sobre a potencialidade de processos participativos no movimento Wikimedia (continuar lendo)
  • Coordenação entre as partes envolvidas: lançamento de Helpdesk para parcerias de conteúdo (continuar lendo)
  • Desenvolvimento de Liderança: notícias sobre projetos sendo desenvolvidos por wikimedistas no Brasil e em Cabo Verde (continuar lendo)
  • Gestão do conhecimento interno: lançamento de um novo portal com documentação técnica e recursos para a comunidade (continuar lendo)
  • Inovação do âmbito do conhecimento livre: gravação de vídeos de alta qualidade de experimentos científicos e um kit de ferramentas sobre como registrar transcrições orais (continuar lendo)
  • Avaliar, iterar e adaptar: resultados do projeto piloto Equity Landscape (continuar lendo)
  • Outras notícias e novidades sobre: um fórum para o debate sobre a implementação da Estratégia do Movimento, o processo eleitoral do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia, um novo podcast focado na Estratégia do Movimento, e mudanças na equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia (continuar lendo)

TCappelletto (WMF) (talk) 15:41, 12 August 2022 (UTC)Reply

Vote agora nas eleições 2022 do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia edit

Olá, Wikimedistas,

O período de votação da comunidade para as eleições 2022 do Conselho de Administração já está aberto!

Quando quiser votar, basta ir para para a página de votação do SecurePoll. Será possível votar de 23 de agosto 00:00 UTC a 6 de setembro de 2022 23:59 UTC. Para saber se tem direito ao voto, visite a página sobre a elegibilidade de voto (também é possível verificá-lo rapidamente online aqui).

Atenciosamente,

Equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia

Esta mensagem foi enviada em nome do Grupo de Trabalho de Seleção do Conselho e do Comitê Eleitoral

-- Qualquer dúvida, aqui estou. Abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 12:05, 23 August 2022 (UTC)Reply

Ainda não votou nas Eleições do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia? edit

Olá, Wikimedistas!

Conforme comentei aqui no começo da semana passada, o período de votação da comunidade para as eleições 2022 do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia permanecerá aberto entre os dias 23 de agosto e 6 de setembro de 2022 23:59 UTC. (Clique aqui para conhecer o Conselho).

Trata-se de um processo participativo importante para a governança do nosso movimento Wikimedia. Portanto, caso você ainda não tenha votado, visite a página de votação no SecurePoll e vote agora.

Para saber mais sobre os critérios de elegibilidade destas eleições, visite a página sobre os critérios de elegibilidade de voto. Se você precisar de ajuda para tomar sua decisão, seguem alguns links úteis:

Atenciosamente,

Equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia

Dúvidas? Questões? É só me chamar. Abraços e obrigada pela escuta! -- TCappelletto (WMF) (talk) 14:23, 31 August 2022 (UTC)Reply

Novo espaço de colaboração para a comunidade - Fórum da Estratégia do Movimento edit

Oi gente, hoje gostaria de fazer uma pergunta e um convite!

Você vem participando da criação e implementação da estratégia do nosso movimento Wikimedia, processo que começou lá em 2017?

  • Se a resposta for NÃO:
    • Quer saber mais sobre como a estratégia global do movimento Wikimedia está ligada aos desafios da sua própria comunidade?
  • Se a resposta for SIM:
    • Onde você conversa sobre isso com a sua comunidade?

Para ambos os casos, fica aqui um convite1: após uma fase piloto, todas as pessoas das comunidades Wikimedia estão oficialmente convidadas a entrar no MS Forum - Fórum da Estratégia do Movimento. Trata-se de uma plataforma de comunicação e colaboração sobre o futuro do nosso movimento - e sobre como chegar lá, ou seja, sobre a nossa estratégia. Uma das grandes vantagens do Fórum é que Wikimedistas do mundo todo podem escrever na língua que preferirem.

Veja algumas das conversas que estão acontecendo por lá:

[1] todos os links desta mensagem são off-wiki

A gente se vê por lá! Ou qualquer dúvida, é só me chamar. Obrigada e um abraço, -- TCappelletto (WMF) (talk) 16:17, 2 September 2022 (UTC)Reply

Comentários da comunidade? Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta revisadas edit

Não consegue ler tudo? Fique com este resumo: O Código Universal de Conduta (UCoC, em inglês) é uma política que visa definir o padrão de comportamento aceitável dentro do universo Wikimedia. A política UCoC foi aprovada pelo Conselho de Administração da Fundação Wikimedia em 2020. Após votação de ratificação realizada em março de 2022, as Diretrizes de Aplicação do UCoC voltaram para revisão e agora essas melhorias estão sendo discutidas. Entre 8 de setembro e 8 de outubro de 2022 estão sendo recebidos comentários por escrito das comunidades do mundo todo (escreva no idioma que preferir). Além disso, está sendo realizada uma nova rodada de reuniões virtuais para que as comunidades possam conversar ao vivo (com interpretação em português no dia 3 de outubro às 21:00 UTC (your local time). Que participar? Veja os detalhes na mensagem abaixo ou leia mais aqui (link não wiki).

---

Olá, Wikimedistas!

O Comitê de revisão das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta gostaria de receber comentários sobre os Textos Revisados das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta (UCoC, em inglês). O período de revisão ficará aberto de 8 de setembro a 8 de outubro de 2022.

O comitê revisou os textos das diretrizes de modo colaborativo e baseando-se nos comentários reunidos durante o período de conversas com a comunidade que ocorreu de maio a julho, e também durante a votação da comunidade finalizada em março de 2022. As revisões dos textos das diretrizes de aplicação do UCoC estão focadas nas quatro seguintes áreas:

  1. Identificação do tipo, propósito e aplicabilidade do treinamento do UCoC;
  2. Simplificação da linguagem visando traduções mais acessíveis e compreensão por não-especialistas;
  3. Exploração do conceito de confirmação de compromisso, incluindo seus prós e contras;
  4. Revisão do ponto de equilíbrio entre a privacidade da pessoa acusadora e da pessoa acusada

O comitê agradece o envio de comentários e sugestões sobre estas revisões até 8 de outubro de 2022. O objetivo é revisar novamente as diretrizes com base nas sugestões enviadas pelas comunidades.

Veja as Diretrizes de Aplicação Revisadas no Meta e uma página comparativa de modificações em algumas línguas.

É possível compartilhar comentários sobre várias partes do texto. Comentários são bem-vindos em qualquer idioma na página de Discussão da Revisão das Diretrizes de Aplicação ou por e-mail. Comentários também podem ser compartilhados em páginas de discussão de traduções, em discussões locais, ou durante as conversas programadas.

Espera-se que este período de revisão conte com a participação de um grande número de comunidades. Se você não encontrar nenhuma conversa programada em sua comunidade, por favor, considere organizar uma discussão. A equipe de facilitação do UCoC da Fundação Wikimedia pode oferecer apoio à organização dessas conversas. Discussões serão resumidas e apresentadas ao comitê de revisão a cada duas semanas. Os resumos serão publicados aqui. -- Dúvidas? Quer conversar? Abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 12:15, 14 September 2022 (UTC)Reply

Resultados preliminares da votação comunitária - Eleições 2022 do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia edit

Olá, Wikimedistas,

Agradecemos a todas as pessoas que participaram das eleições 2022 do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia. Sua participação garante que pessoas escolhidas pela comunidade passem a integrar o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia.

Estes são os resultados preliminares das eleições 2022 do Conselho de Administração:

Consulte mais informações sobre os Resultados e Estatísticas destas eleições do Conselho.

O Conselho de Administração fará uma verificação das pessoas candidatas mais votadas, incluindo uma revisão de antecedentes. O Conselho prevê anunciar a nomeação das novas pessoas integrantes do órgão durante sua reunião em dezembro de 2022.

Atenciosamente,

Equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia

Esta mensagem foi enviada em nome do Grupo de Trabalho de Seleção do Conselho e do Comitê Eleitoral

Dúvidas, perguntas? É só dizer. Abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 13:15, 22 September 2022 (UTC)Reply

Wikidata Lab XXXV: Modelando Eleições edit

 

Olá, pessoal!

Na próxima terça-feira (25/10) às 14:00 (BRT), teremos o Wikidata Lab XXXV "Modelando Eleições". O evento é mais um da série Wikidata Labs que pretende compartilhar recursos e capacidades para a integração do Wikidata com outros projetos Wikimedia.

Nesta edição, haverá uma apresentação e uma série de atividades práticas e discussões sobre modelagem e reutilização de informações sobre eleições. O treinamento será coordenado por Amadalvarez, em inglês.

Após o webinar via YouTube, Facebook e Twitter, haverá uma atividade prática. Para participar deste segundo momento do Wikidata Lab, basta escrever um e-mail para eventos@wmnobrasil.org para receber o link da chamada do Google Meet.

O evento será online. Para participar, registre-se na página de inscrição do evento disponível aqui

Esta é a trigésima quinta atividade de uma série de treinamentos para a integração dos projetos Wikidata e Wikipédia. As apresentações, fotografias e relatórios de impacto das outras atividades estão disponíveis para consulta nesta página.

  • Quando? 25 de outubro | Webinar: 14:00 (BRT) | Atividade de prática: 15:00 (BRT)
  • Onde? Webinar via redes sociais @wmnobrasil e no YouTube. Atividade prática via Google Meet, mediante inscrição via eventos@wmnobrasil.org
  • Página do evento: disponível aqui

Até lá! FDias (WMB) (talk) 22:53, 19 October 2022 (UTC)Reply

Idioma Tupi edit

Estas três páginas (Q31201567, Q56944 e Q32858887) não seriam sobre o mesmo assunto? Se for o caso, podem fundi-las? Obrigado, Erick Soares3 (talk) 18:56, 24 October 2022 (UTC)Reply

Resolvi parte do problema. O problema agora é unir esses dois: 1 e 2. Erick Soares3 (talk) 22:09, 26 October 2022 (UTC)Reply

Parceria GLAM com o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) edit

 

Na semana passada, assinamos um GLAM precioso com o INMA, que irá disponibilizar nas plataformas Wikimedia os acervos de metadados e mídias da instituição, que encontram-se espalhados nas bases de dados SPLink, GBIF, Jabot, Reflora e SibBR.

O acervo conta com 120.000 espécimes da fauna e 53.000 registros da flora brasileira, sobretudo da Mata Atlântica, que compõem a coleção biológica organizada pelo agrônomo, ecologista e naturalista brasileiro Augusto Ruschi ao longo de sua vida. As contribuições ocorrem em vários projetos. São eles: Wikipédia, Wikimedia Commons, Wikidata e Wikispecies.

Esses dados e mídias vêm em muito boa hora, já que estamos em pleno Wikiconcurso Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Todas/os são bem-vindas/os a conhecer e contribuir para a difusão da fauna e flora capixabas! SSoster (WMB) (talk) 21:49, 24 October 2022 (UTC)Reply

Wiki Ocupa São Carlos e a parceria GLAM com NELAC edit

Olá, pessoal!

Chegou a vez da cidade de São Carlos ser ocupada pela equipe do Wiki Movimento Brasil.

 
Modelo digital da capela da Fazenda do Pinhal, em São Carlos, produzido a partir de fotogrametria.

Como vocês sabem, uma ocupação inclui a assinatura de uma parceria GLAM para upload de parte do seu acervo. E foi isso que fizemos hoje: subimos 799 novas imagens do nosso parceiro GLAM.

O Núcleo de Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos, tem realizado vários trabalhos de fotogrametria, que é um método para criação de modelos digitais de edificações e objetos. O levantamento fotográfico realizado com essa finalidade fornece um conjunto enorme de fotos, que mapeiam toda a edificação. E o novo lote de fotos é parte desse conjunto.

Além disso, O N.ELAC disponibilizou um conjunto pequeno de 95 fotografias que possibilitam a realização de um exercício de fotogrametria, caso você queira se aventurar.

Boas contribuições! SSoster (WMB) (talk) 18:54, 27 October 2022 (UTC)Reply

Solicite o Pack de Engajamento Comunitário e receba financiamento para apoiar sua comunidade na implementação da Estratégia do Movimento Wikimedia edit

A implementação da Estratégia do Movimento Wikimedia é um esforço colaborativo que requer a participação das diversas comunidades de Wikimedistas. Existem Subsídios de Implementação da Estratégia do Movimento destinados a viabilizar projetos para o avanço das Iniciativas da Estratégia do Movimento. E agora há também um Pack de Engajamento Comunitário. Se você está buscando exemplos, ou orientação sobre como fomentar a participação da sua comunidade na Estratégia do Movimento em geral, e especificamente apresentando novos pedidos de Subsídios para financiar projetos de Implementação da Estratégia, não deixe de ler mais sobre o pack de engajamento comunitário.

O objetivo deste pack de engajamento comunitário é facilitar o acesso das pessoas ao financiamento necessário para o desenvolvimento de seus projetos de Implementação da Estratégia do Movimento. Este subsídio oferece recursos à pessoa solicitante para que ela possa apoiar outras pessoas da sua comunidade na apresentação de novas solicitações de subsídio dentro de seus contextos locais, e em benefício de suas próprias comunidades. Este pack visa também diminuir barreiras lingüísticas e garantir que as comunidades Wikimedia tenham acesso a informação sobre a Estratégia do Movimento e oportunidades de conexão entre elas. A Estratégia do Movimento é um intercâmbio de saberes, sempre podemos aprender com as experiências e conhecimentos de Wikimedistas de diferentes lugares. Através deste pack, torna-se possível oferecer capacitação e apoio para a sua comunidade se engajar na implementação da Estratégia do Movimento, ampliando assim quantidade de pessoas familiarizadas com a Estratégia e usufruindo das oportunidades de financiamento associadas.

Caso queira fazer qualquer pergunta ou comentário, por favor não hesite em entrar em contato com a equipe de facilitação regional para conversar mais sobre este assunto. Será um prazer ajudar! Quando quiser solicitar um pack, basta seguir os passos descritos aqui. Ficamos à espera de receber seu pedido de pack de engajamento comunitário!

Atenciosamente,

Equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia -- Abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 21:03, 1 November 2022 (UTC)Reply

Participe do encontro "Pergunte qualquer coisa sobre a Carta do Movimento Wikimedia" edit

TL;DR: Nos vemos no dia 12 de novembro para esclarecer dúvidas e trocar ideias sobre a Carta do Movimento Wikimedia!

Olá, Wikimedistas,

Durante o Wikimedia Summit 2022, o Comitê de redação da Carta do Movimento (MCDC) apresentou um primeiro esquema da Carta, dando uma ideia geral da direção do seu trabalho, e da própria Carta. Os comentários recebidos durante o evento foram então incorporados ao documento. Antes de prosseguir com a elaboração da Carta do Movimento Wikimedia, o MCDC gostaria de conversar com as diversas comunidades Wikimedia e reunir comentários sobre os rascunhos das três primeiras seções: Preâmbulo, Valores e Princípios, e Papéis e Responsabilidades (declaração de intenções). Prevê-se que os rascunhos destas seções estejam disponíveis aqui no Meta dia 14 de novembro de 2022. A consulta comunitária ocorrerá entre 20 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Mais informações aqui.

Mas antes disso, com o objetivo de garantir que qualquer pessoa interessada esteja bem informada e habilitada a participar plenamente das conversas para contribuir com sua visão sobre a Carta do Movimento, três encontros Pergunte Qualquer Coisa sobre a Carta do Movimento estão sendo organizados, com interpretação em diferentes línguas (veja abaixo). Estes encontros dirigem-se a qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre a Carta do Movimento Wikimedia: qual é seu objetivo, propósito, porque é importante, e qual é seu impacto na comunidade. Integrantes do MCDC estarão presentes para responder a quaisquer perguntas sobre a Carta e ouvir a comunidade.

Os encontros online "Pergunte qualquer coisa..." visam atender comunidades de wikimedistas em diferentes fusos horários e que precisem de interpretação em diferentes línguas. Apenas a apresentação do encontro será gravada e compartilhada posteriormente. As conversas não serão gravadas. Segue a lista dos eventos planejados:

  • Ásia-Pacífico: 4 de novembro de 2022 às 9:00 UTC (veja sua hora local). Interpretação linguística: mandarim e japonês
  • Norte da África e Oriente Médio/África Subsaariana/Europa: 12 de novembro de 2022 às 15:00 UTC (veja sua hora local). Interpretação linguística: árabe, francês, e russo
  • América do Norte e América do Sul/Europa Ocidental: 12 de novembro de 2022 às 15:00 UTC (veja sua hora local) (Sim, exatamente no mesmo horário que a reunião anterior). Interpretação linguística: espanhol e português

Veja mais detalhes na página meta; os links do Zoom serão informados 48 horas antes de cada encontro.

Um último tema relacionado: Chamada para pessoas Embaixadoras da Carta do Movimento Wikimedia

Pessoas ou organizações de qualquer comunidade Wikimedia que queiram fomentar o engajamento e conversas sobre a Carta do Movimento em suas comunidades podem se tornar Embaixadoras da Carta do Movimento (MC Ambassadors, em inglês). Seu papel será realizar atividades próprias e em seus próprios idiomas, com financiamento oferecido pela Fundação Wikimedia. Caso haja interesse, inscreva-se aqui. A equipe de facilitação da Estratégia do Movimento e Governança está disponível para apoiar as comunidades a participarem desta chamada. Perguntas específicas podem ser enviadas para a equipe responsável via e-mail: strategy2030@wikimedia.org ou compartilhadas no MS Fórum (Fórum da Estratégia do Movimento).

Nos vemos lá! Abraços,

Em nome do Comitê de Redação da Carta do Movimento Wikimedia, TCappelletto (WMF) (talk) 15:11, 4 November 2022 (UTC)Reply

Seleção Musica Brasilis de Novembro edit

 
thumbl

Olá!

Acaba de ser lançada mais uma seleção musical da nossa parceria GLAM-Wiki com o projeto Musica Brasilis. Os compositores da vez são: Alexandre Levy, Aurélio Cavalcanti, Jerônimo de Sousa, Jesuíno do Monte Carmelo, João de Deus de Castro Lobo, Joaquim Callado, Joaquim Manoel da Câmara, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, José Maria Xavier, José Maurício Nunes Garcia, Luís Álvares Pinto, Manoel Dias de Oliveira, Sant'Anna Gomes e Sinhô.

São 210 músicas de época Clássicas e Populares, incluindo Abertura, Canção, Dramático, Hino, Marcha, Mazurca, Missa, Modinha, Moteto, Música de câmara, Polca, Quadrilha, Responsório, Samba, Schottisch, Suíte, Tango e Valsa.

Cada uma das partituras tem seu próprio item no Wikidata. Boas contribuições! SSoster (WMB) (talk) 17:06, 18 November 2022 (UTC)Reply

Participe da conversa regional sobre a Carta do Movimento Wikimedia no dia 07/12/2022. edit


Olá, Wikimedistas,

O Comitê de Redação da Carta do Movimento (MCDC, em inglês) quer ouvir a comunidade sobre as três primeiras seções da Carta do Movimento Wikimedia, recentemente publicadas: Preâmbulo, Valores e Princípios, e Papéis e Responsabilidades (declaração de propósito).

Como participar e comentar?

O Comitê de Redação da Carta do Movimento gostaria de receber comentários em diversas línguas e provenientes de diferentes comunidades e afiliados de todo o movimento Wikimedia. Até o dia 18 de dezembro de 2022 você pode participar das seguintes formas:

  • Juntando-se às conversas comunitárias que contam com a participação do Comitê de Redação da Carta do Movimento. A conversa das comunidades da América Latina e Caribe será no dia 07/12/2022. Confira os detalhes aqui.
  • Respondendo a seguinte enquete (opcional e anônima)
  • Compartilhando seus comentários e sugestões na seguinte página de discussão do Meta.
  • Compartilhando seus seus comentários e sugestões no Fórum da Estratégia do Movimento:
  • Enviando um e-mail para o Comitê de Redação da Carta do Movimento movementcharter wikimedia org, caso tenha outro tipo de comentários.

A conversa da consulta comunitária dirigida à América Latina e Caribe, no dia 07 de dezembro de 2022, será no Zoom e facilitada em inglês, com interpretação em português e espanhol. As pessoas participantes poderão se comunicar livremente em uma dessas três línguas. As conversas não serão gravadas, exceto o momento de compartilhamento do grupo geral, que acontecerá após as discussões realizadas nas diferentes salas de apoio (subgrupos). Serão tomadas notas para produzir-se um relatório resumido posteriormente.

Se você quiser saber mais sobre a Carta do Movimento, seus objetivos, por que é importante e como afeta sua comunidade, por favor, assista a gravação dos encontros "Pergunte Qualquer Coisa sobre a Carta do Movimento" que aconteceram no início de novembro de 2022.

Agradecemos sua participação!

Em nome do Comitê de Redação da Carta do Movimento -- Abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 12:47, 29 November 2022 (UTC)Reply


Carta do Movimento Wikimedia: comente até dia 02/01/2023. Encerramento do primeiro ciclo de consultas comunitárias edit

Olá, Wikimedistas,

Em nome do Comitê de Redação da Carta do Movimento (MCDC, em inglês), gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que participaram deste primeiro ciclo de consultas comunitárias sobre a Carta do Movimento.

Pessoas de todo o Movimento Wikimedia compartilharam seus comentários sobre os primeiros conteúdos publicados da Carta do Movimento. Se você ainda não teve a oportunidade de compartilhar sua opinião, ainda pode fazê-lo lendo os textos preliminares e preenchendo a enquete anônima, disponível em mais de 12 línguas. A enquete permanecerá aberta até dia 2 de janeiro de 2023. O e-mail do Comitê da Carta também pode ser usado para o mesmo fim: movementcharter@wikimedia.org.

Quais são os próximos passos deste processo?

A equipe da Estratégia do Movimento e Governança prevê a publicação de um relatório com o resumo dos comentários recebidos no final de janeiro de 2023. Este documento será compartilhado com o MCDC e as comunidades através de diferentes canais de distribuição.

Após receber esse relatório, o MCDC revisará as sugestões e comunicará mudanças, explicando como e por que as sugestões serão ou não adotadas nas próximas versões dos textos. Em 2023 haverá novas oportunidades de participação no processo de redação da Carta do Movimento, incluindo uma consulta prévia sobre uma proposta de processo de ratificação e a publicação de novos textos preliminares de diferentes capítulos no segundo trimestre de 2023.

Assine o boletim informativo mensal do MCDC para recebê-lo na sua página de discussão. Atualizações mensais também são publicadas no Meta para que a comunidade possa se manter atualizada sobre o progresso do MCDC.

As pessoas interessadas em apoiar a participação das suas comunidades neste processo poderão demonstrar interesse e se inscrever novamente no Programa de Pessoas Embaixadoras antes do próximo ciclo de consultas, que acontecerá no segundo trimestre de 2023.

Agradecemos sua participação, tempo e dedicação para que coletivamente construamos a Carta do nosso Movimento Wikimedia!

Em nome do Comitê de Redação da Carta do Movimento, TCappelletto (WMF) (talk) 16:02, 16 December 2022 (UTC)Reply

Pelé edit

Alguém sabe informar o motivo do artigo Pelé da Wiki.pt não mostrar os indicadores da predefinição {{Controle de autoridade}}??. ----Manope2011 (talk) 18:26, 31 December 2022 (UTC)Reply

Nova votação das Diretrizes de Aplicação revisadas do Código Universal de Conduta edit


Olá, Wikimedistas,

Agora no meio de janeiro de 2023, as Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta (UCoC, em inglês) passarão por uma segunda votação da comunidade. Isto ocorre após a votação de março de 2022, que indicou a aprovação das Diretrizes de Aplicação por parte da maioria das pessoas que votaram, mas também revelou preocupações importantes. Para que essas preocupações fossem abordadas, o Comitê de Assuntos Comunitários solicitou que os textos em questão fossem revisados.

Liderado por um grupo de pessoas voluntárias, o Comitê de Revisões trabalhou duro revisando os comentários da comunidade e fazendo mudanças no texto. As áreas de preocupação foram atualizadas, tais como requisitos de treinamento, confirmação de compromisso, privacidade e transparência no processo e a legibilidade e traduzibilidade do próprio documento.

As Diretrizes de Aplicação revisadas podem ser vistas aqui, e uma comparação das versões pode ser encontrada aqui.

Como votar?

Será possível votar a partir de 17 de janeiro de 2023 . Esta página no Meta-wiki contém informações sobre como votar usando o SecurePoll.

Quem pode votar?

Os requisitos de elegibilidade para esta votação serão os mesmos utilizados nas eleições do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia. Veja mais detalhes na página de informação para votantes. Se você é elegível para votar, basta usar sua conta Wikimedia para acessar o servidor da votação diretamente.

O que acontecerá após esta votação?

Os votos serão escrutinados por um grupo independente de pessoas voluntárias, e os resultados serão publicados na Wikimedia-l, no Fórum da Estratégia de Movimento, no Diff e no Meta-wiki. O Conselho de Administração avaliará o nível de apoio desses resultados, e questões que venham a ser levantadas durante esta nova votação, para tomar uma decisão sobre a ratificação ou revisões adicionais das Diretrizes de Aplicação.

Em nome da Equipe do Projeto UCoC, -- TCappelletto (WMF) (talk) 14:58, 11 January 2023 (UTC)Reply

Está aberta a votação das Diretrizes de Aplicação revisadas do Código Universal de Conduta edit

Olá, Wikimedistas,

O período de votação das Diretrizes de Aplicação revisadas do Código Universal de Conduta está aberto! A votação ficará aberta por duas semanas e fechará às 23:59 UTC de 31 de janeiro de 2023.

Vote aqui.

Por que votar? O Código Universal de Conduta (UCoC, em inglês) estabelece umas normas mínimas de conduta para garantir que os ambientes Wikimedia sejam positivos, seguros e saudáveis. As Diretrizes de Aplicação que estão sendo votadas garantirão a execução do UCoC.

Para verificar critérios de elegibilidade e detalhes sobre como votar, visite a página de informações para votantes no Meta-wiki. Para mais detalhes sobre as Diretrizes de Aplicação e o processo de votação, veja nossa mensagem anterior.

Em nome da equipe do Projeto UCoC, -- Abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 18:58, 17 January 2023 (UTC)Reply


Último dia para votar nas Diretrizes de Aplicação revisadas do Código Universal de Conduta edit

 

Olá, Wikimedistas,

O período de votação das Diretrizes de Aplicação revisadas do Código Universal de Conduta termina amanhã, 31 de janeiro de 2023, às 23:59 UTC (20:59 de Brasília/23:59 de Lisboa)

> Vote aqui.

Por que votar? O Código Universal de Conduta (UCoC, em inglês) estabelece umas normas mínimas de conduta para garantir que os ambientes Wikimedia sejam positivos, seguros e saudáveis. As Diretrizes de Aplicação que estão sendo votadas garantirão a execução do UCoC.

Em nome da equipe do Projeto UCoC, -- Abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 16:56, 30 January 2023 (UTC)Reply


Primeiro ano de Maryana Iskander à frente da Fundação Wikimedia edit

Olá Wikimedistas,

A CEO da Fundação Wikimedia, Maryana Iskander, acaba de publicar uma carta com um balanço sobre seu primeiro ano à frente da organização, incluindo seu olhar para o futuro.

Leia a carta na íntegra aqui. Comentários são bem-vindos na língua de sua preferência aqui ou por e-mail em miskander wikimedia.org.

-- Abraços e obrigada, TCappelletto (WMF) (talk) 22:38, 4 February 2023 (UTC)Reply

Pesquisa sobre a experiência de mulheres editoras e aliados/es edit

 


A pesquisa "A experiência do movimento de mulheres lusófonas na wikimedia" convida pessoas editoras a contribuir respondendo a um questionário.

  • Se você é mulher e...

  > edita de forma independente, acesse ao Mini-questionário para mulheres editoras independentes
  > organiza-se coletivamente, acesse ao Questionário para mulheres wikimedistas e aliadas


Sua participação é importante para para entendermos melhor as dimensões da lacuna de gênero na wikimedia! > Conheça mais sobre a pesquisa lendo a apresentação, as diretrizes ou o projeto completo.
> Se desejar, escreva-nos em nossa página de discussão na Wikiversidade.

Há-braços,
CalliandraDysantha (talk) 22:18, 6 February 2023 (UTC)Reply

Resultado da votação das diretrizes de aplicação revisadas do Código Universal de Conduta edit

 

A recente votação das diretrizes de aplicação revisadas do Código Universal de Conduta pela comunidade foi computada e escrutinada. Agradecemos a todas as pessoas que participaram!

Votaram 3097 wikimedistas de 146 comunidades. Os resultados são: 76% apoiam as Diretrizes de Aplicação e 24% são contra. Estatísticas da votação estão disponíveis. Um resumo mais detalhado dos comentários enviados durante a votação será publicado em breve.

Os resultados e comentários coletados durante esta votação serão enviados ao Conselho de Administração para sua revisão. A expectativa é que o processo de revisão do Conselho de Administração esteja finalizado em março de 2023. Quando o processo de revisão estiver completo, voltaremos a informar.

Equipe do Projeto UCoC.

--- Nota sobre a participação da comunidade da Wikipédia em português: em comparação com a votação realizada em 2022, houve um aumento de mais de 50% no número total de votos e o projeto "saiu da lista" dos 10 mais sub-representados (o eleitorado do projeto é grande, porém tradicionalmente a participação é baixa em comparação com outros projetos).

Abraços e obrigada, -- TCappelletto (WMF) 17:02, 15 February 2023 (UTC)Reply


Novas partituras do Musica Brasilis edit

 
A compositora Cacilda Borges Barbosa em 1932

Olá, pessoal!

Acaba de ser lançada mais uma seleção musical da nossa parceria GLAM-Wiki com o projeto Musica Brasilis. Os compositores da vez são: w:pt:Alceo Bocchino, Alexandre Schubert, w:pt:Aloysio de Alencar Pinto, Bruno Ruviaro, Caio Senna, w:pt:Didier Guigue, w:pt:Dimitri Cervo, w:pt:Edmundo Russomanno, Flávio Régis Cunha, Gilmar Iria de Souza, w:pt:Hermeto Pascoal, w:pt:José Orlando Alves, José Siqueira, Julio Medaglia, Norberto Macedo, Randolf Miguel, Rubens Russomanno Ricciardi, Sam Cavalcanti e Wellington Gomes.

São 165 músicas de época Clássicas e Populares, compostas no período do Modernismo e também músicas contemporâneas. E temos algumas mulheres em meio ao grupo: a carioca w:pt:Cacilda Borges Barbosa, a gaúcha w:pt:Esther Scliar e a curitibana w:pt:Jocy de Oliveira.

Boas contribuições! SSoster (WMB) (talk) 22:05, 17 February 2023 (UTC)Reply

Início do ciclo de feedback e conversas sobre a atualização dos Termos e Condições de Uso da Wikimedia edit

Olá, Wikimedistas!

O departamento jurídico da Fundação Wikimedia está organizando um ciclo de feedback com as comunidades para discutir atualizações a serem feitas nos Termos e Condições de Uso da Wikimedia.

Os Termos e Condições de Uso (ToU, em inglês) são os termos legais que regem o uso de sites hospedados pela Fundação Wikimedia. Entre fevereiro e abril estaremos recebendo comentários das comunidades sobre as propostas de alteração ao texto. O documento com as propostas foi traduzido para várias línguas, e comentários poderão ser feitos em qualquer idioma.

Esta atualização ocorre para dar resposta a várias coisas:

  • Implementação do Código Universal de Conduta
  • Atualização para a licença Creative Commons BY-SA 4.0
  • Abordar melhor casos de edições pagas não reveladas
  • Alinhar nossos ToU com a legislação atual e leis recentes que afetam a Fundação, incluindo a Lei de Serviços Digitais da União Europeia

Como parte deste ciclo de feedback, duas conversas online estão programadas. A primeira em 2 de março e a segunda no dia 4 de abril.

Para mais informações, consulte:

Em nome da equipe do departamento jurídico da Fundação Wikimedia -- Abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 18:10, 21 February 2023 (UTC)Reply

Primeiro upload de imagens do WikiProjeto LabAm edit

Olá, pessoal!

Nossa parceria com o grupo de pesquisa Laboratório do Ambiente (LabAm) da Universidade Federal de Goiás (UFG) rendeu frutos: agora temos mais de 1.400 imagens que representam as edificações do conjunto urbano da cidade de Goiás-GO (também conhecida como Goiás Velha) tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em setembro de 1978. O conjunto de fotos é único!

Muitas dessas edificações, possivelmente, também se encontram dentro do conjunto de Goiás-GO tombado pela UNESCO na Lista do Patrimônio da Humanidade em 2001 (nominação n° 993).

O levantamento foi realizado em 2016, então fica o convite para quem mora em Goiás: subir fotos atuais para vermos como as edificações estão hoje em dia.

Boas contribuições!

SSoster (WMB) (talk) 18:46, 27 February 2023 (UTC)Reply

Primeiro upload do GLAM com o INMA edit

Olá, pessoal!

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, subimos muitos metadados do REFLORA, indicados por nossa parceria com o Instituto Nacional da Mata Atlântica. Foram 478 identificadores famílias e 37.631 identificadores de espécies.

Continue acompanhando nossos parceiros GLAM para mais novidades.

Boas contribuições! SSoster (WMB) (talk) 20:59, 27 February 2023 (UTC)Reply

Lembrete: amanhã acontece conversa sobre a atualização dos Termos e Condições de Uso da Wikimedia edit


Olá, wikimedistas,

Recordamos que o departamento jurídico da Fundação Wikimedia realizará conversas sobre a atualização dos Termos e Condições de Uso da Wikimedia.

A primeira conversa será realizada amanhã, dia 2 de março de 2023 das 17:00 às 18:30 UTC. Veja detalhes no Meta.

Haverá outra conversa sobre o tema no dia 4 de abril de 2023.

Convidamos você a participar da discussão. Note que esta reunião será realizada em inglês pela equipe do departamento jurídico da Fundação Wikimedia, que receberá e responderá as perguntas. A equipe de facilitação da Estratégia do Movimento e Governança apoiará a organização das reuniões.

Em nome da equipe do departamento legal da Fundação Wikimedia -- Abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 14:43, 1 March 2023 (UTC)Reply

Criação de itens para bens tombados pelo Conpresp edit

Olá, pessoal!

Hoje atualizamos dados de 5 edificações históricas da cidade de São Paulo e criamos entradas para outras 98, que fazem parte do conjunto histórico da Vila Mariana. Todas foram reconhecidas pela Resolução nº 06, de 2018, do órgão municipal de patrimônio: o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP).

Agora que tal uma caminhada fotográfica pelo bairro para subir fotos no Commons? Fica a dica. SSoster (WMB) (talk) 17:28, 1 March 2023 (UTC)Reply

Calendário de eventos de março do Wiki Movimento Brasil edit

 
O mês de março está repleto de eventos!

O Wiki Movimento Brasil convida todos e todas a participarem dos eventos que organizamos para março! Confira abaixo o nosso calendário de eventos do mês, com horários em UTC-3. Aproveite para nos seguir nas redes sociais (@wmnobrasil) e acompanhar todas as atividades!

Ao longo do mês de março, contribua com a edição de verbetes de centenas de mulheres notáveis listadas pela BBC. Inscreva-se com o seu usuário e confira a lista aqui.

Contribua com imagens que registram as manifestações culturais populares brasileiras e concorra a prêmios até dia 31/03. Mais sobre o concurso fotográfico aqui.

  • 02, 03 e 04/03: Reunião anual da Coalizão Direitos na Rede

O WMB faz parte da Coalizão Direitos na Rede: uma rede de entidades que reúne mais de 50 organizações acadêmicas e da sociedade civil em defesa dos direitos digitais. Estaremos presentes na reunião anual da CDR.

  • 08/03 10h - Editatona Dia Internacional das Mulheres: Aliança Francesa

O WMB organiza com a Aliança Francesa uma editatona híbrida sobre mulheres na ciência. Em breve, mais informações sobre como participar!

O nosso primeiro treinamento técnico de 2023 (em inglês) será sobre o ORES, que fornece aprendizado de máquina para automatizar trabalhos na wiki, como detecção e remoção de vandalismos.

  • 14/03 14h - Lançamento da Estratégia Wiki Movimento Brasil 2023-2025

Após um ano de processo coletivo de elaboração, compartilhamos com a comunidade a nossa Estratégia 2023-2025. Participe do evento de lançamento pelo YouTube e saiba o que esperar do WMB nos próximos anos!

Durante o encontro em Santa Catarina, haverá uma discussão sobre a wiki-difusão e treinamento da Wikipédia, no contexto da campanha Wiki4WorldHearingDay2023.

Atenção: novo horário para as nossas oficinas! Agora reuniremos educadores interessados nos usos das plataformas Wikimedia em sala de aula mensalmente às quintas-feiras.

  • 25/03 - Encontro Art+Feminism | Ação Coletiva na Wikipédia

Em breve, mais informações! O encontro é organizado pelo WMB, Art+Feminism e WikiMulheres+.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (talk) 21:49, 1 March 2023 (UTC)Reply

Melhoria de metadados dos povos indígenas edit

Olá, pessoal!

Neste primeiro semestre de 2023, a equipe WMB realizou melhoria em alguns dos metadados sobre povos indígenas no Wikidata. Foram 20 QIDs criados e outros 244 melhorados, com dados como idioma, ID na plataforma do Instituto SocioAmbiental (ISA), população e país de origem.

Esperamos poder melhorar muitos outros dados deste mesmo contexto no futuro.

Boas contribuições! SSoster (WMB) (talk) 21:11, 7 March 2023 (UTC)Reply

Ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta pelo Conselho de Administração da Fundação Wikimedia edit

Olá wikimedistas, segue abaixo uma atualização importante acerca das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta:

A votação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta, realizada em janeiro de 2023, mostrou uma aprovação majoritária por parte da comunidade, além disso, foram recebidos 369 comentários. Um resumo detalhado desses comentários será publicado em breve. Foram 3097 votantes e 76% de apoio às Diretrizes de Aplicação. Veja as estatísticas de votação no Meta-wiki.

Em comparação com a votação comunitária anterior, realizada em 2022, houve um aumento significativo de pessoas que apoiam o texto revisado das Diretrizes de Aplicação. Neste sentido, o Conselho de Administração entende que a versão atual das Diretrizes foi capaz de integrar algumas das questões levantadas durante a primeira votação, e portanto decidiu pela sua ratificação. A ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta foi decidida pelo Conselho através de uma votação interna que recebeu apoio unânime.

A resolução do Conselho pode ser encontrada na wiki da Fundação e é possível ler mais sobre este processo no Diff.

Agora, há passos a serem seguidos de acordo com as recomendações das próprias Diretrizes de Aplicação. Em breve serão publicados mais detalhes sobre esses passos, incluindo um cronograma. Agradecemos seu interesse e participação neste longo e importante processo!

Em nome da Equipe do Projeto UCoC. Abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 12:57, 23 March 2023 (UTC)Reply

Lembrete: conversas sobre a atualização dos Termos e Condições de Uso da Wikimedia edit

Olá, wikimedistas,

Recordamos que o departamento jurídico da Fundação Wikimedia está realizando conversas sobre a atualização dos Termos e Condições de Uso da Wikimedia.

A próxima conversa será no dia 4 de abril das 17:00 às 18:30 UTC. Veja os detalhes no Meta.

Convidamos você a participar da discussão. Note que esta reunião será realizada em inglês pela equipe do departamento jurídico da Fundação Wikimedia, que receberá e responderá as perguntas. A equipe de facilitação da Estratégia do Movimento e Governança apoiará a organização das reuniões.

Em nome da equipe do departamento legal da Fundação Wikimedia. -- Abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 15:18, 30 March 2023 (UTC)Reply

Relatório sobre os comentários feitos pelas pessoas votantes durante a votação das Diretrizes de Aplicação revisadas do Código Universal de Conduta edit


Olá, Wikimedistas,

A equipe do projeto do Código Universal de Conduta terminou de analisar os comentários feitos pelas pessoas que participaram da votação de ratificação das Diretrizes de Aplicação revisadas do Código Universal de Conduta, realizada em janeiro de 2023.

Todas as pessoas que participaram da votação tiveram a oportunidade de fazer comentários sobre os conteúdos das Diretrizes de Aplicação revisadas. Um total de 369 participantes deixou comentários em 18 línguas; já na primeira votação, realizada em 2022, 657 pessoas fizeram comentários em 27 línguas. A equipe de Trust and Safety da Fundação Wikimedia analisou os comentários, categorizando-os de modo a identificar temas principais e áreas focais. O relatório está disponível em versões traduzidas no Meta-wiki aqui. Por favor, ajude a traduzi-lo.

Queremos agradecer novamente a todas as pessoas que participaram da votação e das discussões. Mais informações sobre o Código Universal de Conduta e suas Diretrizes de Aplicação podem ser encontradas no Meta-wiki.

Em nome da equipe do projeto do Código Universal de Conduta, -- abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 17:39, 10 April 2023 (UTC)Reply

Chamada para que as comunidades comentem a proposta de metodologia de ratificação da Carta do Movimento Wikimedia edit

Olá, Wikimedistas,

O Comitê de Redação da Carta do Movimento (MCDC) gostaria de ouvir as comunidades sobre a proposta de metodologia de ratificação da Carta do Movimento Wikimedia entre 10 e 28 de abril de 2023. A ratificação da Carta do Movimento está prevista para ocorrer no início de 2024, de acordo com o cronograma estabelecido.

Para isso, o MCDC preparou seis perguntas concretas que podem ser respondidas pelas comunidades. Compartilhe suas respostas:

Conversas online com as comunidades

Seguem as conversas online com as comunidades; participe:

As conversas serão realizadas em inglês. Caso você precise de suporte linguístico, por favor indique. Note que o serviço de interpretação poderá ser disponibilizado para línguas que sejam solicitadas por pelo menos 3 pessoas com interesse em participar, e dentro da seguinte lista: árabe, chinês mandarim, francês, alemão, indonésio, japonês, polonês, português (Brasil), russo e espanhol.

Em nome do Comitê de Redação da Carta do Movimento, TCappelletto (WMF) (talk) 20:02, 12 April 2023 (UTC)Reply

Mudanças organizacionais dentro da Fundação Wikimedia e minha atuação no futuro edit

Olá, Wikimedistas,

Há algumas mudanças acontecendo nos últimos meses dentro da Fundação Wikimedia, e eu gostaria de comentá-las com vocês.

Em janeiro deste ano, a CEO da Fundação Wikimedia, Maryana Iskander, publicou uma carta aberta sobre seu primeiro ano de trabalho e sobre o futuro da organização. Nela, a executiva informava que o crescimento da Fundação tinha se estabilizado e que a tendência era rever e diminuir despesas para manter um orçamento reduzido e um crescimento mais lento no próximo ano.

Nesse sentido, a Fundação vem reduzindo despesas priorizando gastos gerais e postos de trabalho não ocupados, mas também, no último mês, anunciou a redução de sua equipe em cerca de 5%. Mais detalhes sobre essas mudanças serão disponibilizados em breve na versão preliminar do Plano Anual de Trabalho da Fundação. Como é habitual, será possível participar das discussões ao redor do Plano de maneira síncrona, em reuniões com as comunidades, e também na página de discussão correspondente no Meta.

Além da redução de recursos humanos na Fundação Wikimedia, também está havendo reorganizações internas, como é o caso do time da Estratégia do Movimento e Governança, do qual faço parte desde outubro de 2021. O grupo de facilitação da Estratégia do Movimento passa a atuar sob o guarda-chuva de Comunicação, mais especificamente, Movement Communications, e outras pessoas do time passam a colaborar a partir de diferentes equipes dentro da organização. Vale reforçar que a Estratégia 2030 continuará norteando os passos da organização de maneira transversal e inter-equipes. No meu caso em particular, a partir de 1º de maio de 2023 passarei a integrar a equipe de Programas Comunitários da Fundação Wikimedia, e estarei focada em campanhas globais de gênero.

Portanto, esta longa mensagem é também para agradecer pelo tempo em que pude trocar figurinhas com vocês especificamente sobre o desenvolvimento da Estratégia do Movimento e seus projetos, e para compartilhar minha novidade profissional, que vai me permitir desenvolver um trabalho muito alinhado com minha trajetória voluntária dentro do movimento Wikimedia. De qualquer modo, meus contatos não mudam e eu continuo disponível também para fazer pontes dentro da Fundação sobre outros assuntos que sejam importantes para a comunidade.

Um abraço e como sempre obrigada pela escuta! -- TCappelletto (WMF) (talk) 15:52, 17 April 2023 (UTC)Reply

Plano de trabalho anual da Fundação Wikimedia 2023-2024 edit

 

Olá, Wikimedistas,

Anualmente a Fundação Wikimedia divulga seu plano de trabalho, que inclui as prioridades e atividades da organização para o próximo ano fiscal, neste caso entre julho de 2023 e junho de 2024.

Desde o ano passado, a organização vem tratando de realizar este processo de planejamento de modo mais participativo, compartilhando o texto do seu plano de trabalho com as comunidades antes de sua revisão pelo Conselho de Administração. Portanto, as pessoas já podem deixar seus comentários sobre o plano 2023-2024 na página de discussão no Meta (na língua de sua preferência), e também participar de modo síncrono durante conversas online com as comunidades. No próximo dia 26 de abril, às 17.30 UTC (veja sua hora local), haverá uma chamada com interpretação em 4 línguas (incluindo português), com a presença de Selena Deckelmann (CPTO da Fundação Wikimedia). Vale destacar que na ocasião também haverá apresentações breves de alguns projetos do ecossistema da Wikimedia na região da América Latina e Caribe (incluindo Brasil), seguidas de uma conversa aberta.

Caso queira participar da conversa, envie um e-mail para tila-ctr@wikimedia.org para que eu possa lhe enviar o convite diretamente através do calendário.

Abraços e obrigada, TCappelletto (WMF) (talk) 15:44, 21 April 2023 (UTC)Reply

Oficina de programação em Python edit

Olá! Você já ouviu falar da linguagem de programação Python?

Python é uma das linguagens de programação mais populares e poderosas atualmente em uso. É uma linguagem fácil de aprender e usar, e é por isso que ela é uma escolha popular para iniciantes em programação. Em 2023, o Wiki Movimento Brasil/pt-br irá organizar uma oficina de programação em Python. Ela terá como objetivo introduzir wikimedistas à programação nesta linguagem para que possam criar habilidades para desenvolver e interagir com ferramentas e soluções de software para atuação dentro dos projetos Wikimedia. É um espaço formativo direcionado ao fortalecimento de uma cultura de documentação e compartilhamento de processos e aprendizados.

As inscrições abriram hoje e vão somente até o final desta quarta-feira (26).

Você pode saber mais sobre essa oficina e programação completa aqui.

Corra, as vagas são limitadas!

Abraços, EPorto (WMB) (talk) 21:21, 24 April 2023 (UTC)Reply

Lançamento da Lista de desejos tecnológicos da lusofonia edit

 

Olá, pessoal!

Está sendo lançada hoje a Lista de desejos tecnológicos da lusofonia, uma consulta que busca entender quais são as inovações tecnológicas e quais são as ferramentas e plataformas que poderiam ser modificadas para melhorar a experiência de quem lê, edita e pesquisa os projetos Wikimedia em português. A lista é o primeiro passo em um processo a médio e longo prazo de inovação nos projetos Wikimedia e melhoria da experiência dos(as) usuários(as). A ideia é que problemas técnicos do cotidiano e inovações tecnológicas, independente do tamanho ou complexidade, sejam enviados e discutidos entre 5 e 25 de junho para depois serem votados e priorizados. Todas as sugestões e propostas são bem-vindas! A lista é um projeto colaborativo organizado pelo Wiki Movimento Brasil e pela Wikimedia Portugal, com apoio de outros grupos da lusofonia.

Teremos uma transmissão às 18h (horário de Brasília) para explicar melhor o projeto, clique aqui para assistir.


Participe!


Abraços, EPorto (WMB) (talk) 19:36, 5 June 2023 (UTC)Reply

Carta do Movimento: novos rascunhos para revisão edit

É com muito prazer que compartilho com vocês que o Comitê de Redação da Carta do Movimento (MCDC) lançará em breve um novo conjunto de rascunhos de capítulos para revisão da comunidade. Queremos ouvir de você! Junte-se à jornada da Carta do Movimento e compartilhe o seu feedback sobre o Conselho Global a partir desta semana, e sobre Hubs no final de julho.

Este é o momento de participar da elaboração de estruturas globais que respondem às necessidades do nosso Movimento e tentam representar as comunidades de forma equitativa. Os novos rascunhos serão compartilhados em vários idiomas e haverá diferentes formas de compartilhar seu feedback: no Meta-Wiki, nos próximos eventos virtuais e presenciais da comunidade em todo o mundo e durante as conversas da comunidade, em particular nas reuniões do SWAN e em uma conversa dedicada em 30 de julho (detalhes em breve).

O feedback on wiki estará disponível até o dia 1 de setembro. Esperamos ouvir de você! Se tiver dúvidas sobre como participar deste processo ou outras sugestões, fale comigo! EricaAzzellini (talk) 16:12, 10 July 2023 (UTC)Reply

Resultados da Lista de desejos tecnológicos da Lusofonia edit

 
  Confira os resultados!

Olá, pessoal!

Passando aqui para divulgar para todas e todos os resultados da votação nas propostas tecnológicas submetidas à Lista de desejos tecnológicos da lusofonia. Esta pesquisa buscou entender quais são as inovações tecnológicas e quais são as ferramentas e plataformas que deveriam ser modificadas para melhorar a experiência de quem lê, edita e pesquisa os projetos Wikimedia em português.

Agora o próximo passo é resolver as questões e inovações apontadas nas propostas. Convidamos a todas as pessoas que gostariam de contribuir com tecnologia no movimento wikimedia lusófono a ler as propostas e identificar quais as que mais podem contribuir. Entre em contato, caso tenha alguma dúvida ou precise de algum apoio para atuar na Lista.


Veja a lista de propostas! --EPorto (WMB) (talk) 18:31, 31 July 2023 (UTC)Reply

Suelly edit

Como usar wikidata.esplanada? 190.123.70.51 14:12, 2 August 2023 (UTC)Reply

Abertura das inscrições para o programa de capacitação Calibra edit

 
Confira o programa em detalhes

Olá, pessoal!

O Wiki Movimento Brasil (WMB) abriu as inscrições para o programa de capacitação Calibra, voltado a wikimedistas brasileiros apaixonados por compartilhar conhecimento livre.

É a sua chance de participar de um programa de que tem como objetivo fortalecer nossa comunidade.

Ao participar do Calibra, você terá a chance de se capacitar para planejar e implementar atividades que apoiam a atuação de professores(as) e instituições GLAM (Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus) no Brasil, promovendo a disseminação de conhecimento livre por todo o país.

Quer saber mais detalhes e se inscrever? Acesse a página do programa para mais informações e o formulário para realizar sua inscrição.

Se ainda não é o momento para você, compartilhe essa oportunidade com seus amigos e colegas wikimedistas. Vamos fortalecer nossa comunidade? Contamos com vocês! LPiantá (WMB) (talk) 13:56, 11 August 2023 (UTC)Reply

Pedido de CentralNotice para a WikiCon Portugal edit

Bom ano a todos! A Wikimedia Portugal irá realizar uma conferência para Wikimedistas em Abril na cidade de Évora, e vai abrir bolsas de participação para os interessados. Para divulgar essa possibilidade, gostaríamos de usar o CentralNotice com um banner, e para tal abrimos a discussão em meta:CentralNotice/Request/WikiCon Portugal 2024 que ficaria visível para usuários registados de 15 a 28 de janeiro. Podem dar a vossa opinião no link acima. Aproveito para convidar para participarem na WikiCon Portugal! GoEThe (talk) 13:31, 4 January 2024 (UTC)Reply

Proposta de reinicialização para eliminar a propriedade Latindex e criar um novo Latindex_2022_ID edit

(peço desculpa, esta é uma tradução automática em português por DeepL)

Em setembro de 2022, descrevi um problema muito grande com os identificadores utilizados pelo identificador Latindex (P3127), que o Latindex modificou em 2022 sem redireccionamento nem mecanismo de validação. Ver Wikidata:Property_proposal/Latindex_2022_ID

O problema persiste e, tanto quanto sei, o meu diagnóstico de uma grande quantidade de maus identificadores continua presente, dando origem a uma grande quantidade de ligações falsas, mas aparentemente válidas.

Por isso, talvez possa ler a minha proposta e partilhar a sua opinião sobre uma nova propriedade Latindex 2022 ID? GAllegre (talk) 09:29, 14 January 2024 (UTC)Reply